O Manchester United tem um novo dono! Ou melhor, tem mais um novo dono. A compra de 25% das ações do clube por Sir Jim Ratcliffe foi finalmente anunciada na tarde deste domingo (24). O presente de Natal tão esperado por boa parte dos Red Devils chegou.
A família Glazer continua ativa na instituição, mas, apesar de Ratcliffe se tornar sócio minoritário, ele será o comandante do futebol, a pasta mais importante do clube. Passará por ele e pela INEOS, sua empresa, a obrigação de agir para mudar a triste realidade que o maior campeão inglês se encontra.
Quem é Sir Jim Ratcliffe, o novo dono do Manchester United?
Aos 71 anos, James Arthur Ratcliffe nasceu em Failsworth, uma cidade na região metropolitana da Grande Manchester e é torcedor do Manchester United desde a infância. Estudou engenharia química na Universidade de Birmingham e seguiu carreira na área. Se tornou um dos empresários de maior sucesso no ramo e, depois de passar por grandes empresas, fundou a INEOS, em 1998.
INEOS: da indústria petroquímica à expansão para outras áreas
A INEOS é uma multinacional britânica sediada em Londres. Trata-se da quarta maior empresa química do mundo, mas que tem ações paralelas em outras áreas: esportes, têxtil, farmacêutico, automotivo, construção civil, combustíveis e alimentício. Cada braço do grupo atua de forma independente, com conselhos próprios. Mesmo assim, Ratcliffe tem participação ativa em todos eles.
O carro-chefe, claro, é a área química. A empresa oferece produtos para outros mercados. O grupo contém 36 firmas com 194 locais em 29 países pelo mundo.
Sir Jim Ratcliffe, Chairman and CEO of INEOS:
“Innovative collaboration between industry, academia and government is now crucial to fight against AMR.” pic.twitter.com/RvgZYeVlJ8
— INEOS (@INEOS) January 19, 2021
Do futebol à vela: experiência em diferentes esportes
Jim Ratcliffe também se tornou um gigante no mundo dos esportes. Além de empreendedor da área, o novo dono do Manchester United é um apaixonado pela prática esportiva. Em 2013, completou uma maratona de corrida no Deserto do Saara e posteriormente fundou um instituto de caridade na área.
A INEOS tem uma atuação poliesportiva, do ciclismo à Fórmula 1. O ativo mais conhecido do grupo na área esportiva é o Nice, comprado em 2019. No clube francês, o projeto da empresa se baseia na contratação e desenvolvimento de jovens jogadores, aposta por um jogo moderno, vistoso e ofensivo e um pensamento que coloca o planejamento à frente do dinheiro.
Os grupos esportivos que a INEOS tem participação em ações
- OGC Nice (França/Futebol)
- FC Lausanne (Suíça/Futebol)
- Mercedes (Fórmula 1/Inglaterra)
- Grenadiers (Ciclismo/Inglaterra)
- Britannia (Vela/Inglaterra)
- All Blacks (Rugby/Nova Zelândia)
This year, our teams faced up to every single challenge.
See you in 2024. #INEOSTogether pic.twitter.com/4QcJxTS4VC
— INEOS (@INEOS) December 22, 2023
No ano passado, a INEOS se colocou na briga para comprar o Chelsea durante a venda de Roman Abramovich e realizou uma oferta de 4,25 milhões de libras, mas perdeu a concorrência para a Capital Clearlake.
O segundo homem mais rico do Reino Unido
De acordo com levantamento da “Sunday Times”, em 2023, Jim Ratcliffe foi cotado como a segunda pessoa mais rica do Reino Unido, atrás apenas de Gopi Hinduja. A fortuna do novo mandatário do Manchester United foi avaliada em 29,6 bilhões de libras (R$ 182,3 bilhões).
Ele chegou a ocupar o topo da lista em 2018 e também figura entre as 100 pessoas mais ricas do mundo segundo listas da revista “Forbes”. A título de comparação, Ratcliffe é cerca de sete vezes mais ricos que a Família Glazer, dona do Manchester United desde 2005 e que possuem uma fortuna estimada em 4,7 bilhões de dólares (R$ 24,45 milhões), segundo levantamento de 2022.