O Tottenham tem um novo goleiro para a Premier League 2023/24. O clube inglês acertou a chegada do italiano Guglielmo Vicario, de 26 anos, para competir na posição com Hugo Lloris.
Os Spurs anunciaram o acordo nesta terça-feira (27) com o Empoli por 19 milhões de euros com o arqueiro, que assinou contrato até 2028 e vestirá a camisa 13.
A princípio, Vicario chega para ser o reserva e futuro substituto de Hugo Lloris. O francês de 36 anos está entrando no seu último ano de contrato e é cotado para sair já na atual janela de transferência, voltando para a França ou indo para a Arábia Saudita.
— Eu comecei a minha carreira lá embaixo. Foi tão difícil alcançar meu sonho de estar no topo, tive que passar por todos os níveis. E chegar no Tottenham é um sonho. Foi minha primeira escolha porque eu queria ir para um clube grande da Premier League — afirmou o goleiro ao site oficial do clube.
Quem é Vicario, novo goleiro do Tottenham
Vicario de fato passou por todos os níveis do futebol profissional antes de ser contratado pelo clube londrino. O goleiro foi revelado pelas categorias de base da Udinese, mas fez sua estreia profissional pelo Fontanafredda, emprestado, durante a temporada 2014/15.
No ano seguinte, assinou com o Venezia, da mesma divisão, e começou a galgar divisões — embora nem sempre como protagonista. Foi o titular da campanha do acesso em 2015/16, mas reserva do time que jogou a terceira divisão em 2016/17 e a segunda em 2017/18. Voltou a ser titular em 2018/19 e, apesar da fraca campanha do Venezia (terminou em 15º), foi contratado pelo Cagliari na elite italiana.
Mas ainda não foi dessa vez que Vicario teve uma chance na primeira divisão. Ele foi emprestado para o Perugia, da Serie B, e foi o titular do time que acabou rebaixado para a terceira divisão. A carreira parecia que não iria decolar, mas o jovem goleiro foi aproveitado pelo Cagliari como reserva na sequência e, em 2021, foi emprestado para o Empoli, desta vez na Serie A.
Sua carreira ganhou um novo rumo na cidade da zona metropolitana de Florença. Um bom primeiro ano, no qual o Empoli cumpriu a meta de escapar do rebaixamento, fez com que o clube pagasse 8,5 milhões de euros ao Cagliari para ficar em definitivo com o goleiro. E 2022/23 foi a melhor temporada de Vicario.
He’s here! 👋 pic.twitter.com/iXB5XyyVpk
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) June 27, 2023
Ótima temporada pelo Empoli chama atenção da Europa
Novamente, o Empoli jogou a elite italiana com o objetivo de não ser rebaixado, e cumpriu as expectativas — muito graças a Vicario.
De acordo com dados da plataforma de estatísticas Fotmob, o time italiano foi o quinto que mais concedeu gols esperados na liga. O chamado “xG contra” foi de 59,4 gols, abaixo apenas do trio de rebaixados (Sampdoria, Cremonese e Spezia) e Salernitana (15º).
No entanto, o Empoli só tomou 49 gols — a oitava pior defesa. Significa que, ao menos na teoria, o time levou 10 gols a menos do que deveria. Muito porque tinha um bom goleiro.
O fraco desempenho do Empoli, que manteve apenas 47,2% de posse de bola em média por partida, ainda colocou Vicario à prova e o consagrou como um dos arqueiros que mais faz defesas.
Vicario na Serie A 2022/23
- 31 jogos
- 39 gols sofridos
- 2,1 gols evitados – 3º da liga
- 71,3% dos chutes defendidos – 5º da liga
- 3,1 defesas por jogo – 8º da liga
A boa temporada rendeu ao italiano sua primeira convocação para a seleção do país em setembro. Ele foi relacionado para os jogos contra Inglaterra e Hungria, pela Uefa Nations League, mas não entrou em campo.
Além disso, seu bom desempenho também fez o promissor goleiro entrar na pauta de grandes equipes da Europa. Antes de acertar com o Tottenham, ele foi ventilado na Inter de Milão, que busca um goleiro para o lugar de André Onana.
No fim, os Spurs desembolsaram mais que o dobro do que o Empoli pagou há um ano. A provável temporada de adaptação, ainda com a ajuda de Lloris, e os potenciais anos de auge ainda pela frente transformam Vicario numa aposta interessante que tem tudo para se firmar na Premier League.