Quem é Arne Slot, novo técnico do Liverpool?

8 minutos de leitura

O sucessor de Jürgen Klopp já foi definido. O Liverpool escolheu Arne Slot, atual técnico do Feyenoord, para comandar a equipe a partir da próxima temporada. O clube deve oficializar o novo treinador em breve. Slot confirmou o acerto nesta sexta-feira (17).

O holandês de 45 anos é um dos treinadores mais promissores dos últimos anos surgidos em seu país natal. Em cinco anos de carreira como treinador, já foi campeão de liga e copa nacional. Cobiçado pela Premier League anteriormente, se mostrou animado para comandar o Liverpool. Mas o que os Reds podem esperar do seu trabalho?

Arne Slot: de jogador sem brilho a técnico de sucesso

Um meio-campista sem grande destaque enquanto atleta, Arne Slot se aposentou em 2013 no Zwolle, da Holanda, onde foi revelado. Rapidamente, a partir de 2014, tornou-se auxiliar técnico do SC Cambuur, também da primeira divisão holandesa, cargo em que permaneceu até junho de 2017.

Assumiu, então, a mesma função no AZ Alkmaar, outro clube holandês. Ficou por duas temporadas como auxiliar até assumir como treinador na temporada 2019/20.

Era a primeira experiência de Slot como técnico e, antes da paralisação por conta da pandemia, o AZ era sensação na Holanda: o clube estava atrás do líder Ajax somente no saldo de gols, com nove rodadas para o fim do campeonato que, posteriormente, seria cancelado.

O início das comparações com Jürgen Klopp

Comandando o AZ em 58 partidas entre 2019 e 2020, seu desempenho chamou a atenção do Feyenoord. Rapidamente, Slot já estava em um dos maiores clubes do país, mas que vivia um momento conturbado.

Começou a ser comparado com Klopp neste período. Quando assumiu o Feyenoord, o clube estava em quinto lugar (uma posição ruim para quem almeja brigar pelo título) sem dinheiro, prestígio em baixa e colecionando vexames no cenário continental. Algo semelhante ao que o comandante alemão encontrou nos Reds quando chegou em 2015.

Arne Slot Liverpool
(Foto: Icon Sport)

A forma de trabalho

Na sua primeira temporada na equipe, com uma mistura de jogadores emprestados e contratados a baixo custo, o Feyenoord chegou à final da Conference League. Perdeu por pouco para a Roma e deu sinais de um grande trabalho de Slot.

Talvez o maior exemplo do seu trabalho com jogadores seja com Orkun Kökcü. O turco nunca havia correspondido ao seu talento, mas percebeu que, se quisesse sobreviver no jogo de alta intensidade do novo treinador, teria que se tornar mais versátil. E isso aconteceu.

Kökcü foi o capitão do Feyenoord no título da Eredivisie na temporada passada, a segunda de Slot. Um mês depois, sua transferência para o Benfica rendeu aos holandeses um recorde de 25 milhões de euros.

Nesta temporada, Feyenoord conquistou a Copa da Holanda. Na Eredivisie , é o segundo colocado, com 81 pontos a pode ultrapassar a pontuação que teve quando foi campeão no ano passado (82). Poderia ser campeão da liga novamente, não fosse um trabalho histórico de Peter Bosz no PSV, que lidera a Eredivise por nove pontos faltando três rodadas.

A carreira de Arne Slot até aqui:

TEMPORADAEQUIPEJV
2023/24HolandaFeyenoord4631
2022/23HolandaFeyenoord4831
2021/22HolandaFeyenoord5434
2020/21HolandaAZ Alkmaar167
2019/20HolandaAZ Alkmaar4225

Arne Slot no Feyenoord:

  • 145 jogos
  • 94 vitórias
  • 27 empates
  • 24 derrotas
  • 334 gols marcados
  • 154 gols sofridos
  • 71% de aproveitamento
  • Campeão da Eredivisie (2022/2023)
  • Campeão da Copa da Holanda (2023/2024)

Como o Liverpool pode jogar com Arne Slot?

  • Esquemas preferidos: 4-3-3 e 4-2-3-1
  • Estilo geral: propositivo
  • Com a bola: procura manter a posse e circular de maneira rápida
  • Sem a bola: pressão alta nos primeiros segundos, grande recomposição após isso

Diferente de Rúben Amorim, que foi cogitado fortemente para ser o sucessor de Klopp, Slot mantém a linha de quatro defensores em seus trabalhos, mas tem variações no meio. Ele foi campeão da Eredivese em 4-3-3, mas na atual temporada usou majoritariamente o 4-2-3-1.

Isso deixa o cenário nebuloso sobre o que faria nos Reds. Manteria o 4-3-3 de Klopp, que também já usou? Manteria os seus dois volantes da atual temporada e mudaria o esquema do Liverpool?

Slot implementa um estilo de jogo baseado na posse de bola, assim como muitos dos promissores treinadores holandeses dos últimos anos. Atualmente, tem usado uma dupla de volantes e instrui seu time a trocar passes rapidamente.

image-58
Imagem: Tactical Board

1. A dinâmica entre pontas e laterais

Ambos os laterais sobem bastante e ficam abertos, com os dois pontas frequentemente se movendo para dentro para ajudar a criar superioridade numérica no meio-campo. No entanto, a posição nunca é superior ao jogador — ou seja, se um lateral tiver mais características positivas para armar por dentro, ele não será trocado ou forçado a jogar aberto, mas encaixado com um ponta que se mantenha no lado.

image-59
Posicionamento médio do Feyenoord no jogo do título da Copa da Holanda (Imagem: Tactical Board)

2. Slot não é fã de cruzamentos

Os lados, inclusive, são vistos de forma curiosa por Slot. O treinador não é grande fã de bolas cruzadas: poucos gols de seu time saem assim. Dessa forma, a ideia principal não é criar superioridade numérica nos lados, mas sim manter apenas um jogador no corredor para atrair um marcador e liberar espaço em zonas consideradas mais perigosas.

3. Incentivo ao ‘1 x 1’

Além disso, os jogadores são incentivados a enfrentar seus marcadores diretos. Na atual temporada, segundo dados da plataforma “Opta”, nenhum time da Eredivisie registrou um maior deslocamento progressivo com a bola do que o Feyenoord.

4. A defesa

Defensivamente, o time é igualmente chamativo. O Feynoord pressiona alto e tem muito mais desarmes no último terço de ataque desde que Slot sucedeu Advocaat. Se não puderem roubar a bola, a equipe recua em uma formação quase em 6-3-1, tornando muito difícil para seus oponentes encontrarem espaço.

O encaixe no Liverpool

Arne Slot vai estrear no futebol inglês. Foto: Icon Sport

Pontos em comum com Klopp:

  • Pressão alta
  • Comunicação
  • Desenvolvimento de jogadores

Slot parece se encaixar no Liverpool do ponto de vista tático, com seu estilo preferido se assemelhando aos melhores times de Klopp em Anfield. A pressão alta, inegociável para o alemão, também é ponto forte.

A forma de se comunicar do jovem treinador holandês também é elogiável. Ele é visto como alguém que consegue mostrar suas ideias claramente e manejar egos dentro do vestiário.

Um caso contundente foi quando ele dispensou o então capitão do Feyenoord, Jan Toornstra. O jogador mesmo assim elogiou a capacidade de Slot de tocar e motivar os atletas.

Os métodos de treinamento não convencionais também são elogiados. De acordo com o jornal inglês “Telegraph”, em seu primeiro treino no Feyenoord, ele mostrou clipes da final da Champions League de 2021 entre Chelsea e Manchester City. No exercício, ele perguntou a seus jogadores por que havia tão poucas chances sendo criadas, mesmo com tantos craques em campo.

As imagens foram mostradas para ressaltar a importância da pressão no jogo, e isso foi uma forma de dizer que, antes da sua chegada, os jogadores do Feyenoord estavam correndo pouco e defendendo muito atrás.

A formação de estrelas

Mais voltado a melhorar seus jogadores do que contratar estrelas — filosofia parecida com a de Klopp — Slot tem ainda mais motivos para animar a direção dos Reds. E tem bons exemplos com isso,

Geertruida, uma promessa holandesa, se tornou um dos capitães do time e foi moldado como lateral e zagueiro para exercer diversas funções. Ele, inclusive, é o jogador que mais jogou com o técnico na sua carreira até então (124).

Santiago Gimenez é outro exemplo positivo. Um atacante promissor, mas não tão prolífico, chegou do México e se transformou em um goleador. São 47 gols e 12 assistências em 87 jogos nas duas temporadas sob o comando de Slot.

feyenoord arne slot liverpool
Geertruida e Igor Paixão (Foto: Icon Sport)

O brasileiro Igor Paixão também cresceu com o técnico: 21 gols e nove assistências em 78 jogos nas duas últimas temporadas. É o 10º jogador mais utilizado por Slot em sua passagem no Feyenoord, imediatamente acima de outra promessa: Quinten Timber, meio-campista irmão de Jurrien Timber, do Arsenal.

Essa pode ser a brecha para que jovens promessas da base que têm impressionado nos Reds, como Bradley, Doak e Quansah, deem o próximo passo. Mas além deles, outros nomes como Darwin Núñez, que tem oscilado bastante, pode ser beneficiado.

Um treinador jovem, com títulos e bons trabalhos mesmo com um curto período como profissional, que taticamente parece encaixar no clube e pessoalmente tende a ser uma figura que casa com o elenco — Arne Slot pode ser o início de uma nova era para o Liverpool.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]