Angel Gomes foi a maior surpresa da convocação da Inglaterra para a Data Fifa de setembro. O atleta do Lille foi chamado pelo interino Lee Carsley e integrará o elenco inglês durante as partidas contra Finlândia e Irlanda, pela Nations League.
Um dos poucos britânicos que atuam fora da Premier League, Angel Gomes é um nome desconhecido de boa parte do público que acompanha o English Team. No entanto, existem motivos para a convocação e, como garantiu Lee Carsley durante a entrevista, é um jogador que “as pessoas ficarão animadas para ver”.
A trajetória de Angel Gomes, do Manchester United ao Lille
Revelado pelo Manchester United, o meia-atacante surgiu como uma das maiores promessas da categoria de base do gigante inglês nos últimos anos. Ele é contemporâneo de nomes como Anthony Elanga e Matej Kovar.
Seus primeiros passos como profissional dos Red Devils foram em 2016/17. Apesar de todo seu potencial, Angel Gomes não conseguiu se firmar no time de cima e deixou o clube em 2020, sem gols e com apenas dez jogos.
O destino seguinte foi o Boavista, em Portugal. Em uma única temporada, mostrou seu valor e chamou a atenção do Lille, onde joga desde 2021 e já acumula oito gols e 18 assistências em mais de 100 jogos.
Como joga Angel Gomes?
Talentoso e versátil. Esses são alguns dos adjetivos que ajudam a definir o estilo de jogo de Angel Gomes. O novato do English Team se destaca pelo trato com a bola no pé e tem facilidade em dribles curtos, como um autêntico jogador de futsal.
Em entrevista após a convocação, Lee Carsley destacou a habilidade do atleta. O interino da seleção inglesa deu referências animadoras sobre o ex-United.
— Angel é muito técnico. Ele controla o jogo com sua habilidade e técnica. Ele é muito determinado, tem uma atitude excelente e ama futebol… Ele é um jogador que as pessoas vão ficar animadas para ver.
Ele pode ser interpretado como um “todo-campista” por sua capacidade de jogar como segundo volante, armador ou até em outras funções. Além de todo seu refino técnico, se destaca por um bom papel de marcação e voluntariedade. É um jogador que desarma e não espera a bola chegar.
- O mapa de calor de Angel Gomes na temporada passada expõe seu caráter de movimentação e intensidade.
Entre Portugal, Angola e a Inglaterra: as raízes de Angel Gomes, filho de ex-jogador e afilhado de Nani
Angel Gomes está disponível para defender três seleções: Inglaterra, Portugal e Angola. No entanto, após a primeira convocação para o English Team, ele deve confirmar a história que começou ainda na base.
Nascido em Londres, Angel jogou nas categorias inferiores da seleção inglesa e foi campeão do Mundial Sub-17, em 2017, ao lado de Phil Foden e Conor Gallagher. Ele cresceu na Inglaterra porque seu pai, Gil Gomes, atuava em clubes modesto do país à época.
O pai nasceu em Angola, mas defendia a seleção portuguesa, já que se mudou para o país lusitano ainda muito jovem. Essa trajetória fez com que Angel tivesse raízes nas três nações e, consequentemente, pudesse defender as três seleções.
Angel ainda tem um padrinho famoso no futebol: Nani. O português é amigo de longa data do pai do jogador do Lille e se tornou um verdadeiro conselheiro para o jovem durante o início de sua carreira.
Quando Angel Gomes chegou ao Manchester United, ainda criança, Nani brilhava pela equipe. A história começou cedo e dura até os dias atuais. Em 2017, o jovem revelou a importância do padrinho em sua trajetória.
— Nani tem sido incrível comigo e me dá muitos conselhos. Eu tenho muita sorte de ter alguém assim na minha vida. Quando eu era mais jovem, ele era meu ídolo.
Angel Gomes é uma aposta válida e interessante para a nova Inglaterra que busca novos rostos em uma nova fase.
Angel Gomes with Ronaldo and Nani. #baby #mufc (via Daily Mail) pic.twitter.com/VtN3kWErcL
— Rahul Singh (@forevruntd) May 19, 2017