Quem deve ser o atacante do Chelsea?

Fizemos um comparativo para ajudar o novo técnico do Chelsea a decidir quem deve ser seu atacante

atacante do chelsea

O italiano Maurizio Sarri chegou recentemente a Stamford Bridge (inclusive fizemos uma análise sobre ele aqui) e um de seus primeiros desafios na montagem do time será definir quem será o atacante do Chelsea.

Os concorrentes são Álvaro Morata, Olivier Giroud e Michy Batshuayi e o PL Brasil fez um comparativo entre os três para tentar ajudar o treinador italiano a decidir quem será o substituto ideal de Diego Costa.

O hispano-brasileiro deixou o clube na temporada passada por atritos com Antonio Conte e a equipe sentiu sua falta durante toda a Premier League. A saudade é justificada já que Diego fez 52 gols em 89 jogos pelo Chelsea.

As opções para atacante do Chelsea

Álvaro Morata

Cria da base do Real Madrid, o espanhol de 25 anos foi contratado por 66 milhões de euros em julho de 2017. Mesmo começando a maioria dos jogos no banco, o atacante foi o vice-artilheiro do time espanhol em 2016/2017 com 19 gols.

Dessa forma, esperava-se que Morata suprisse a ausência de Diego de imediato. O começo foi animador: 9 gols nas quinze primeiras rodadas da Premier League, contando com um hat-trick contra o Stoke e gol da vitória contra o Manchester United.

Dali até o final do campeonato, foram apenas dois gols. É verdade que uma lesão no começo de 2018 atrapalhou, mas o desempenho do camisa 9 despencou. Inevitavelmente, as críticas começaram.

Um jogo símbolo dessa queda de rendimento foi o 2 a 2 contra o Arsenal, pela 22ª rodada do Campeonato Inglês. Foram três gols perdidos que custaram a vitória ao Chelsea. Em janeiro, Giroud foi contratado.

O início foi animador, mas Morata terminou em baixa na temporada (Clive Rose/Getty Images)

Olivier Giroud

Em 31 de janeiro de 2018, o atacante francês de 31 anos trocava o Arsenal pelo Chelsea por 17 milhões de euros, 5 milhões a mais do que os Gunners pagaram para tirá-lo do Montpellier em 2012.

Em 253 aparições pelo lado vermelho de Londres, Giroud fez 105 gols. Na última temporada até dezembro de 2017, entretanto, foram apenas 4. Acabou perdendo espaço para o conterrâneo Alexandre Lacazette, o que colaborou para sua negociação.

Chegou ao Chelsea como titular graças à lesão e o mau desempenho de Morata. Fez 18 jogos e anotou 5 gols. Um deles sendo o gol da vitória contra o Liverpool na penúltima rodada.

Apesar da temporada razoável, Giroud foi o nove titular da seleção francesa na Copa do Mundo e acabou sendo campeão sem marcar e sequer acertar uma finalização à meta.

Giroud e Conte tentando entender como pode um centro-avante não marcar gols (SkySports/Divulgação)

Leia mais Como podem ser aproveitados os jogadores que voltam de empréstimo ao Big 6

Michy Batshuayi

Depois de anotar 33 gols em duas temporadas pelo Olympique de Marseille, o Chelsea desembolsou 39 milhões de euros para ter o promissor atacante da ótima geração belga. Apesar de ter chegado em julho de 2016, foi campeão logo na primeira temporada.

Foi ele, inclusive, que fez o gol do título inglês na partida contra o West Bromwich. Naquela temporada (2016/2017), foi um reserva que sempre entrava. Marcou 5 gols em 20 partidas. Em 19, veio do banco.

Em 2017, na era pós-Diego Costa, disputara a titularidade com Morata, mas o começo do atacante espanhol minou suas chances de ganhar mais espaço. Fez 12 partidas até dezembro e só fez 2 gols.

Emprestado ao Borussia Dortmund em janeiro, encontrou o bom futebol do período na França. Em 14 jogos na Bundesliga, antou 9 tentos e deu uma assistência. Fez uma dupla que deu trabalho na Alemanha com o recém-recuperado Marco Reus.

Assim como Giroud, foi para a Copa do Mundo. A diferença é que conseguiu anotar um gol na melhor campanha da Bélgica em Copas, mesmo sendo reserva de Romelu Lukaku.

Batshuayi e sua habilidade secreta: chute no próprio rosto (Teléfoot/Twitter)

DECISÃO NADA FÁCIL

A decisão de Sarri para definir quem vai ser o atacante do Chelsea na temporada não deve ser fácil. Em termos de números, Morata está à frente pelo que fez no início da temporada passada.

Já pelo potencial, Batshuayi, o mais novo, tem mais tempo para explodir. Se preferir experiência e mentalidade vitoriosa, o campeão mundial Giroud vence, sem dúvida.

Os estilos de jogo são diferentes e nenhum é parecido com o que Sarri utilizava no Napoli.  Na Itália, fez Dries Mertens jogar como centroavante, mas nenhum de seus atuais comandados chega perto das características do camisa 14, apenas na nacionalidade.

Resumindo:

Estatísticas* Morata Giroud Batshuayi
Idade 25 31 24
Jogos em 2017/18 (veio do banco) 31 (7) 29(22) 22(10)
Minutos em Campo 2067 984 1191
Gols 11 7 9
Assistências 6 1 2
Finalizações 79 48 43
Finalizações certas 34 15 15
Aproveitamento (%) 43% 31% 35%
Vitórias/Empates/Derrotas 18/6/7 13/5/11 14/3/5

*Dados nos sites da Premier Legue e da Bundesliga

E para você, caro leitor, afinal, quem deve ser o atacante do Chelsea?