Quem é Archie Gray, a futura estrela da Premier League?

6 minutos de leitura

Archie Gray vem de uma linhagem de sucesso e com forte ligação ao Leeds United. Porém, o jogador vai além do sobrenome e chama a atenção pelo talento. Comparado a Alexander-Arnold e chamado de próximo James Milner, o jovem é monitorado por outros clubes e considerado a futura estrela da Premier League.

Quem é Archie Gray?

Archie James Francis Gray nasceu no dia 12 de março de 2006, na cidade de Durham, na Inglaterra. Ele iniciou a carreira no futebol com apenas seis anos, nas categorias de base do Leeds e atua como meio-campista, mas também pode ser escalado como lateral-direito. Em 2022, foi promovido ao time profissional dos Whites.

Archie é o quarto membro da família Gray a defender o Leeds. Ele é neto de Frank e filho de Andy, que atuaram pelos Whites nas décadas de 1980 e 1990, respectivamente. O seu tio-avô Eddie é uma das lendas que atuou no Elland Road.

Em outubro de 2023, Archie concedeu entrevista ao tio-avô Eddie para os canais de comunicação do Leeds. O jovem meia admitiu que existe a pressão para representar o sobrenome Gray em campo, mas o apoio da família é fundamental no processo de evolução do jogador.

— Também tive sorte com os jogadores que pude assistir, os jogadores com quem cresci e os treinadores que tive. Mas sim, meu pai se certifica de que eu corra muito, até mesmo antes da pré-temporada. Então, sempre tento garantir que esteja em melhor forma quando volto, porque acho que isso envia uma mensagem ao treinador de que, sabe… estou pronto.

Embora trabalhe para garantir a vaga entre os titulares, o talento de Gray chama a atenção desde os oito anos. Com apenas 15 anos, foi promovido ao time sub-19. Nesse período, o ex-diretor esportivo do clube, Victor Orta, concedeu entrevista à “La Media Inglesa” em 2021 e afirmou que o meia tem potencial para ser uma estrela.

— Lembro-me de ver Kun Agüero pela primeira vez e perguntar: “Quem é esse?”. Isso aconteceu apenas algumas vezes comigo, mas Archie me dá a mesma sensação.

Características e versatilidade de Archie Gray

Originalmente, Archie é meio-campista, atuando principalmente na parte central do campo. No entanto, é um jogador versátil e tem sido escalado por Farke como lateral-direito, mas apresenta um bom rendimento nas duas posições.

O jogador vai além da versatilidade, principalmente sem a bola nos pés. Ele costuma procurar ser uma opção de passe para os companheiros que estão pressionados pela marcação.

Mesmo com apenas 18 anos – ou 17 quando enfrentou o Chelsea- demonstrou maturidade contra o time londrino no dia 28 de fevereiro, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra. O jovem meia foi o responsável por pressionar Caicedo e recuperar a posse na área dos Blues no primeiro gol de Joseph. Embora a equipe tenha sido eliminada, o inglês foi eleito o melhor em campo.

Depois da derrota dos Whites por 3 a 2, o ex-lateral-direito do Arsenal Lee Dixon, exaltou o desempenho de Archie à “ITV”.

— Não consigo acreditar que ele tem 17 anos! Ele tem aspectos de quem jogou 300 jogos.

Contratação de Farke e titularidade no Leeds

Mesmo sendo promovido ao time principal em 2022, Archie não foi utilizado por Marcelo Bielsa. A nomeação de Farke como treinador do Leeds foi fundamental para o desenvolvimento do meia, que ganhou espaço na equipe e assumiu a titularidade.

Gray foi titular logo no primeiro jogo da temporada na Championship, no empate em 2 a 2 com o Cardiff. Desde então tem sido um nome fundamental para o Leeds, com o time brigando pelo título da segunda divisão e um dos candidatos a vaga direta na Premier League.

Em entrevista coletiva, Farke admitiu que não sabia como o jogador iria lidar com as exigências das competições de alto nível. O treinador acrescenta que essas questões foram deixadas para trás com o decorrer da temporada.

— Você realmente não pode prever como será em termos de seu corpo, como ele pode lidar com a carga, especialmente na Championship, com uma liga tão dura e física. Mas ele está se saindo excelente. As preocupações que eu tinha no início da temporada diminuíram muito.

Números de Archie Gray na Championship

  • 36 jogos, 33 como titular
  • 1 gol
  • 2 assistências
  • 15 chances de gols criadas
  • 53 desarmes
  • 158 divididas ganhas
  • 168 recuperações de posse de bola

*Dados do FotMob

Inspiração em James Milner

O talento vem rendendo ao jogador comparações com outros atletas consagrados no futebol mundial. Os torcedores do Leeds veem semelhanças entre Archie e Gary McAllister, meio-campista escocês que foi fundamental para o último título inglês dos Whites em 1992, enquanto outros citam Alexander-Arnold.

Mesmo com as comparações com outros jogadores consagrados, Archie se inspira em outro atleta. Em entrevista ao jornal “The Guardian”, o meia revelou que uma das suas grandes inspirações é James Milner.

— Você vê jogadores como James Milner jogando em posições diferentes a cada jogo. Se em qualquer lugar eu me tornar tão bom quanto ele, seria incrível. Acho que minha melhor posição será como meio-campista “box-to-box”, mas, como o jogo está mudando, você precisa ser cada vez mais adaptável.

O contrato do jogador com o Leeds é válido até junho de 2028. Ele tem demonstrado estar focado na promoção da equipe e disputar a Premier League, mas outros clubes estão monitorando o atleta. Segundo relatórios do “HITC”, Liverpool, Newcastle e Manchester City estão de olho no jovem meia.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.