Mauricio Pochettino assume oficialmente ao Chelsea neste sábado (1) e deve começar seus trabalhos de pré-temporada. E se o argentino continuar com seu histórico no CT, o elenco dos Blues, mesmo que modificado com tantas saídas, deve sofrer nas mãos do novo treinador. É o que pensa um ex-comandado do argentino e que passou pelo Liverpool e pela seleção inglesa.
A pré-tremporada dos Blues deve contar o brutal “teste Gacon”, um exercício composto por corridas intermitentes com apenas 15 segundos de descanso. O treino é tão exaustivo que “quebrou” Rickie Lambert, centroavante que foi comandado pelo treinador no Southampton.
O atacante era um dos líderes do elenco e relembrou como teve que falar com o técnico para diminuir a intensidade. Depois do papo, no entanto, os jogadores foram cobrado duas vezes mais.
Treino “maluco” de Pochettino
No livro “Brave New World: Inside Pochettino’s Spurs”, o exercício é explicado: “Para começar, os jogadores têm 45 segundos para percorrer 150 metros, com 15 segundos de descanso. Em cada repetição subsequente de 45 segundos, eles têm que correr mais 6,25 metros, aumentando gradualmente a intensidade.”
Em entrevista à rádio britânica “talkSPORT”, Lambert lembrou que os treinos estavam desgastando muito os atletas e, como líder, tentou ajustar a situação com o treinador. Os dois tiveram uma conversa considerada positiva pelo atacante.
“Eu saí [do escritório] e voltei para os caras pensando, ‘sim, fiz isso por vocês, na próxima segunda-feira estaremos bem'”, disse.
— Então, joguei o jogo, 90 minutos de novo, cheguei na segunda-feira e não só fizemos 12 (corridas), fizemos 24! E eu sabia, estava correndo rindo e quase chorando, e eu sabia o que ele estava fazendo, ele estava me quebrando e ele fez, ele me quebrou – revelou o ex-jogador.
Lambert é um dos ídolos recentes do Southampton e despontou com Pochettino. Na temporada 2013/14, marcou 13 gols e deu cinco assistências. Ele também disputou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com a seleção inglesa.
A pré-temporada do Chelsea promete duas semanas intensas antes da viagem para os Estados Unidos, onde farão cinco amistosos. A equipe de Pochettino enfrentará Wrexham, Brighton & Hove Albion, Newcastle United, Fulham e Borussia Dortmund antes de retornarem à Inglaterra.