Veja quando começa a Champions League, times classificados, etc

A fase de grupos da Champions League 2022/2023 terá início no dia 6 de setembro de 2022. O principal torneio de clubes do futebol europeu tem como data para a grande final o dia 10 de julho de 2023.

Quando começa a Champions League 2022/2023?

Neste texto nós fomos atrás de todas as informações que você precisa sobre a Liga dos Campeões. Confira quando começa os jogos da Champions League, quantas rodadas tem a fase de grupos da Champions League e saiba como assistir os jogos desse torneio. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

A principal competição de clubes da Europa terá início no dia 6 de setembro de 2022. Essa é a data para que a fase de grupos comece. Por outro lado, a pré-champions começa no dia 21 de junho e acaba no dia 24 de agosto de 2022. As principais datas dessa copa estão apresentadas na tabela abaixo.

Logo_UEFA_Champions_League

Fases da Champions League Data

Pré-Campions League

21 de junho a 24 de agosto de 2022

Fase de Grupos

6 de setembro a 2 de novembro de 2022

Oitavas de Final

14 de fevereiro a 15 de março de 2023

Quartas de Final

11 a 19 de abril de 2023

Semifinal

9 a 17 de maio de 2023

Final

10 de junho de 2023

Ao saber quando começa a Champions League é importante ter em mente que essa competição poderá ter alterações em seu calendário, caso algo aconteça ao longo do torneio.

Quem são os times classificados para a Champions 2022/2023?

As equipes participantes da pré-Champions são:

  1. Levadia Tallinn
  2. Víkingur Reykjavík
  3. La Fiorita
  4. Inter Club d'Escaldes
  5. Tobol Kostanay
  6. Ferencvárosi
  7. NK Maribor
  8. Shakhtyor Salihorsk

No total há 32 times que precisam saber quando começa a Champions League para jogar contra os seus adversários. O torneio reunirá 4 times espanhóis, 4 da Inglaterra, 4 da Itália, 4 da Alemanha, 2 da França, 2 de Portugal e 5 de outras ligas. Além desses 26 times, mais 6 conseguirão vaga na fase de grupos participando da pré-Champions.

Algo peculiar para quem pretende saber quando começa a Champions League é que essa competição não reunirá equipes russas. As sanções da UEFA e da FIFA quanto aos times russos continua. Dessa forma, eles estão proibidos de participar da edição 2022/2023 desse torneio.

Apesar dos times que estão na etapa qualificatória, as seguintes equipes já conseguiram classificação para a fase de grupos:

Alemanha Espanha França Inglaterra Itália Portugal Outras ligas

Bayern de Munique

Real Madrid

Paris Saint-Germain

Manchester City

Juventus

Sporting

RB Salzburg

Borussia Dortmund

Barcelona

Olympique Marseille

Chelsea

Milan

Porto

Ajax

Bayer Leverkusen

Atlético de Madrid

Liverpool

Inter de Milão

Celtic

RB Leipzig

Sevilla

Tottenham

Napoli

Clube Brugge

Eintracht Frankfurt

Shakhtar Donetsk

quando começa a champions

Quando serão os sorteios da Champions?

  • Sorteio da fase de grupos: 25 de agosto de 2022.
  • Sorteio das oitavas de final: 7 de novembro de 2022, às 11h – horário de Portugal na Casa do Futebol Europeu em Nyon, na Suíça.
  • Sorteio das quartas de final e semifinais: 17 de março de 2023, às 11h – horário de Portugal.

Para saber quando começa a Champions League é importante ter conhecimento também de quando serão os sorteios da fase de grupos. Afinal, é nessa etapa que as equipes são divididas e sabem quem serão os seus adversários para a qualificação para o quadrangular final. Segundo as informações da própria UEFA, no dia 25 de agosto será o sorteio dos grupos com as equipes que farão parte de cada agrupamento.

O sistema de sorteios da fase de grupos e das oitavas é diferente. Por isso, é interessante saber quando começa a Champions League considerando os sorteios que serão realizados.

Como funciona o sorteio da Liga dos Campeões?

Para entender quando começa a Champions League é essencial também saber como o sorteio da fase de grupos funciona. Segundo o site oficial da UEFA, as 32 equipes – tanto as 26 qualificadas diretamente quanto as outras 6 que conseguiram vaga na etapa qualificatória – seguem para o sorteio. A divisão para a realização do sorteio será em 4 potes. O organização dos potes será da seguinte maneira:

  • Pote 1: vencedor da edição 2021/2022, vencedor da UEFA Europa League e mais 2 equipes com base em um ranqueamento da UEFA.
  • Potes 2 a 4: com base no ranqueamento de clubes da UEFA.

Assim como entender quando começa a Champions League, uma regra bem interessante desse torneio é que clubes do mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos. No dia 7 de novembro é que será realizado o sorteio das oitavas de final.

Nas oitavas de final o sorteio envolve 16 times, sendo eles os 2 mais bem classificados de cada um dos 8 grupos da fase de grupos. A organização da UEFA divide as 16 equipes em dois potes. Em um dos potes estão os campeões dos grupos, considerando quando começa a Champions League e a fase de grupos. No outro pote estão os melhores segundo colocados de cada grupo.

Uma das regras do sorteio das oitavas de final é que nenhuma equipe pode enfrentar um time do seu próprio país. Ou seja, independentemente da data de quando começa a Champions League, nenhuma equipe do mesmo grupo ou país poderá se enfrentar na fase de oitavas de final.

Sorteio das quartas de final e semifinal

Para entender quando começa a Champions League e seus sorteios é importante saber que as quartas de final e semifinal terão um sorteio diferente. No caso das oitavas, são aplicadas restrições para que times do mesmo grupo, bem como equipes da mesma federação, não se encontrem. Entretanto, essa restrição não se aplica às quartas de final ou semifinais. Além disso, não há cabeças-de-chave para a realização dos sorteios.

Para saber quando começa os jogos da Champions League vale a pena conferir o sorteio das quartas de final e semifinal. Afinal, apesar das datas já estarem definidas, as equipes que farão parte dos jogos não estão definidas. Portanto, vale a pena ficar de olho no sorteio que será realizado pela organização do evento.

Como vai funcionar a Champions League 2022/2023

Além de entender quando começa a Champions League, é importante saber como funcionam os jogos nessa competição. Em teoria, ela será exatamente igual a de 2021/2022. Ou seja, os 32 times serão divididos em 8 grupos de 4 equipes cada. Os times jogarão entre si jogos de ida e volta. Ao final das rodadas da fase de grupos, os 2 melhores de cada grupo seguem para o quadrangular final, onde jogam as oitavas de final.

Agora que você sabe quando começa a Champions League e como ela vai funcionar, existem também outros aspectos sobre essa competição que você precisa ter em mente. Afinal, já foi definido o local da final, bem como alguns canais já compraram os direitos de transmitir os jogos dessa competição.

Como ver os jogos da Champions?

Saber quando começa a Champions League é o primeiro passo para poder assistir aos jogos dessa competição. Segundo informações, os canais TNT, SBT e HBO serão os responsáveis por transmitir os jogos desse torneio. Por outro lado, existem também sites de apostas que contam com a possibilidade de o apostador ver os jogos da Liga dos Campeões ao vivo. No entanto, é necessário verificar quais são os requisitos para que você possa assistir a essas partidas.

Para quem deseja saber quantas rodadas tem a fase de grupos da Champions League é interessante conhecer algumas curiosidades sobre esse evento. Primeiramente, são 6 rodadas na fase de grupos. Os canais televisivos nem sempre transmitem todas as partidas dessa fase. No entanto, eles fazem a transmissão dos jogos da fase eliminatória. Afinal, é nessa etapa que os melhores times conseguiram seguir adiante e os jogos são ainda mais emocionantes.

final champions
Final da Champions League 2021/22

Tudo sobre a final da Champions League

A final da Liga dos Campeões está agendada para o dia 10 de junho de 2023. As duas melhores equipes que vencerem todos os seus adversários na fase eliminatória conseguirão vaga para a grande decisão. O local escolhido pela organização para a realização do último jogo desse torneio será Istambul, mais precisamente no Atatürk Olympic Stadium. Esse estádio está localizado na Turquia e tem capacidade para mais de 76.000 pessoas.

Uma curiosidade para quem deseja não só saber quando começa a Champions League, mas também informações sobre esse torneio, é que o Atatürk Olympic Stadium já foi palco de uma decisão dessa competição. O ano era 2005, Liverpool e Milan chegaram ao jogo final da Liga dos Campeões. O empate em 3 a 3 no tempo normal levou o jogo para a prorrogação e, posteriormente, para os pênaltis. Após as cobranças alternadas, o clube inglês venceu a disputa por 3 a 2.

Naquele jogo, o Liverpool estava perdendo por 3 a 0 após sofrer 1 gol de Maldini e 2 de Crespo. No entanto, o elenco do clube inglês conseguiu empatar com gols de Gerrard, Smicer e Alonso. Nas penalidades, o craque Shevchenko acabou perdendo a sua cobrança, o que comprometeu o título da equipe italiana. Esse mesmo estádio tinha sido também selecionado para a final da Champions em 2020, no entanto, a pandemia que fez com que a organização da Liga dos Campeões tivesse que alterar o local para Lisboa.