‘Messi dos negócios’: Como um ex-time da Premier League nomeou um CEO de apenas 27 anos

5 minutos de leitura

O Queens Park Rangers é um dos times mais tradicionais da Inglaterra e jogou frequentemente a Premier League até 2014/15 e quatro brasileiros passaram por lá, incluindo o ex-goleiro Júlio César e o ex-volante Sandro Ranieri.

Desde a temporada 2015/16, o QPR joga a Championship, a segunda divisão inglesa. O Queens Park Rangers pretende deixar para trás uma década de deriva e, quem sabe, voltar à Premier League, seguindo uma direção totalmente nova. Christian Nourry, de apenas 27 anos, foi nomeado como CEO neste ano, com Lee Hoos deixando a função e permanecendo como presidente.

Nourry na reconstrução do Queens Park Rangers

A ideia é reconstruir a estrutura do QPR, utilizando as melhores práticas mais sofisticadas do jogo moderno. Embora inevitavelmente se concentre em como Nourry é o chefe-executivo mais jovem do futebol inglês, a opinião dentro de clube é que isso é irrelevante em relação ao seu conhecimento das abordagens atuais mais sofisticadas.

Descendente de franceses, alemães e britânicos, Nourry foi sócio-gerente do grupo consultivo de futebol chamado Retexo Intelligence. Loftus Road agora está à frente da empresa americana que atende gigantes europeus, como Real Madrid, Roma, Athletic Bilbao, Anderlecht, entre outros.

2023 EFL Carabao Cup Football QPR v Norwich  Aug 16th
Elijah Dixon-Bonner em jogo do Queens Park Rangers (QPR). Foto: Icon Sport

Nourry esteve envolvido em alguns dos principais serviços da Retexo, que incluem auditorias ao comportamento organizacional dos clubes nas áreas do time principal, categorias de base e fora do futebol.

A Retexo também presta consultoria sobre aquisição e propriedade de clubes, ao mesmo tempo que auxilia potenciais investidores na compra de times de futebol. Foi noticiado em novembro que o QPR nomeou uma equipe de banqueiros norte-americanos para novos investimentos.

Isso levou, em parte, à atual mudança de direção. Nourry foi descrito no jogo como um pensador inovador no mundo do futebol. Vários altos executivos europeus ficaram impressionados com uma apresentação do jovem empresário numa conferência na Turquia no ano passado.

Eles consideraram representar uma visão nova e surpreendente sobre como o jogo poderia ser gerido a nível executivo. Um deles fez uma piada sobre “o Lionel Messi do mundo dos negócios do futebol” devido à sua precocidade.

De olho na Premier League, QPR encantado com Nourry

Ruben Emir Gnanalingam Queens Park Rangers Premier League
Ruben Emir Gnanalingam, dono do QPR (esquerda) e Vincent Tan, dono do Cardiff City (Foto: Icon Sport)

Na metade de 2023, Nourry liderou a auditoria detalhada do QPR pela Retexo, encomendada pelos proprietários do clube. Como parte deste projeto, a Retexo foi fundamental na identificação e recrutamento pelo clube do diretor de desempenho Ben Williams e do treinador Martí Cifuentes.

Ele tem um histórico comprovado de sucesso em clubes com os quais trabalhou em todo o mundo e sua experiência já nos permitiu identificar e recrutar dois profissionais excepcionais. Acreditamos na visão de longo prazo de Christian e esperamos um futuro emocionante sob sua orientação — disse Ruben Gnanalingam, dono do QPR, ao site oficial do clube.

Richard Reilly, outro proprietário do time, está envolvido com o QPR há mais de um ano e fez uma avaliação positiva do clube durante o período.

— Christian tem sido capaz de fazer o mesmo desde o verão, enquanto se aprofunda no clube, e isso permite que ele tenha uma visão completa de onde estamos e quais ações são necessárias para nos ajudar a dar aos torcedores o clube seu incrível apoio merece.

O QPR terminou a temporada muito distante de uma vaga na Premier League. O clube inglês ficou apenas na 18ª posição, com 56 pontos.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.