Quebra de regras? Tottenham é investigado em venda de antigo astro e pode sofrer perda de pontos

4 minutos de leitura

O futebol inglês recebeu com choque a dura punição dada pela Premier League ao Everton, na última sexta-feira (18), com a dedução de dez pontos. Essa sanção acendeu o debate para outros clubes, como Manchester City e Chelsea, que também são investigados por irregularidades financeiras. Agora, quem está na marca do pênalti é o Tottenham.

De acordo com o jornal “The Times”, o clube londrino está sendo investigado pela Federação Inglesa (FA) na venda de um dos seus principais jogadores em 2008. À época, o caso passou batido, mas novas evidências recolocaram a situação à tona.

Na temporada 2007/08, o Tottenham negociou Jermaine Defoe ao Portsmouth, por 7,5 milhões de libras. O que era para ser uma transferência normal, agora pode se tornar uma grande dor de cabeça para o clube.

Segundo informações apuradas pelo “Times”, os Spurs teriam negociado com um agente não licenciado no ato da venda. Isso significaria uma importante quebra de regras por parte do clube, agora novamente investigado pela FA. À época, o caso foi analisado por uma audiência privada e não teve a relação da Federação.

O suposto agente não licenciado na transferência de Defoe ao Portsmouth foi Mitchell Thomas, ex-jogador de Luton, West Ham, Burnley e do próprio Tottenham. Em 2008, ele foi nomeado pela FA como um dos agentes que atuava sem licenças no futebol. Na ocasião, Daniel Levy contratou os serviços de Stuart Peters, um agente legalizado, mas um contrato de representação não aparentava estar em vigor.

Quais punições o Tottenham pode receber?

Se for julgado culpado, o Tottenham pode ser duramente punido. O “Times” apurou com especialistas que esse tipo de infração costuma ocasionar em sanções como perda de pontos, período sem poder contratar jogadores ou até mesmo rebaixamento.

Em 2008, o Luton Town, hoje na Premier League, jogava a League Two (quarta divisão inglesa). O clube foi julgado como culpado em irregularidades na venda de um jogador e chegou a perder 30 pontos. Desse total, 10 foram de punição da FA e 20 da English Football League (EFL). A equipe acabou rebaixada na lanterna, com 26 pontos.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.