Punição do Everton é maior da história da Premier League; outros 2 times já perderam pontos

3 minutos de leitura

Em novembro de 2023, uma bomba caiu sobre o futebol inglês. A Premier League oficializou a dedução de dez pontos para o Everton na tabela de classificação por conta de irregularidades financeiras nas últimas temporadas. O caso fez a PL Brasil visitar o passado e relembrar outras equipes que receberam punições parecidas.

A punição do Everton não é única, mas é a mais dura já imposta pela Premier League. Anteriormente, dois outros times sofreram com dedução de pontos pela liga.

Times que perderam pontos na Premier League por punições

Portsmouth e Middlesbrough foram as equipes que tiveram pontuação deduzida na tabela de classificação da Premier League antes do Everton. O caso do Pompey foi o mais recente e aconteceu em 2009/2010.

Naquela temporada, a Premier League decidiu tirar nove pontos do Portsmouth após a equipe abrir um processo de administração judicial, uma manobra para evitar a falência. Diferentemente dos Toffees, a equipe do sul da Inglaterra já estava na lanterna e vivia situação complicadíssima.

Ao fim da temporada, o Portsmouth teve o rebaixamento decretado com 19 pontos, na lanterna. Desde então, o clube nunca voltou à Premier League e hoje joga a League One, terceira divisão nacional.

Portsmouth
Tottenham e Portsmouth em 2009 (Foto: Icon Sport

O Middlesbrough foi pioneiro no assunto. Em 1996/97, a equipe comandada por Bobby Robson passou por um forte surto de gripe antes de um jogo contra o Blackburn. Com tantos desfalques, o Boro não conseguiria enviar um time e pediu adiamento da partida à Premier League, que negou.

A equipe de Juninho Paulista então não entrou em campo e, além de ter perdido os pontos da partida, foi punida com dedução de mais três pontos pela Premier League. A sanção foi decisiva para o rebaixamento do clube naquela temporada.

Por que o Everton foi punido?

A equipe infringiu regras do PSR, sigla para ‘profitability and sustainability rules‘, que serve para manter a sustentabilidade entre os clubes da Premier League. Depois que a liga apresentou queixa sobre o caso, uma comissão independente foi formada para realizar o julgamento.

Cálculos realizados apontaram que o Everton apresentou um déficit de 124 milhões de libras em um período de três anos, sendo que o limite imposto pela liga é de apenas 105 milhões de libras.

Everton
Pickford e Tarkowski pelo Everton (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.