Sheikh Jassim bin Hamad Al Thani enviou sua última oferta, no valor de 5 bilhões de libras (mais de R$ 30 bilhões), para comprar o Manchester United e espera uma resposta o mais breve possível. O bilionário se mantém interessado na compra do clube desde quando a família Glazer confirmou a intenção de vendê-lo, em janeiro. Quem está ajudando o investidor catari na aquisição do time inglês é Nasser Al-Khelaifi, CEO do fundo de investimentos vinculado ao governo do Catar (QIB) e presidente do PSG.
Donos do Manchester United e PSG em contato
De acordo com o jornal inglês “The Athletic”, Jassim consultou Al-Khelaifi para receber conselhos sobre o Manchester United, depois que os Glazers pediram 6,4 bilhões de libras (mais de R$ 40 bilhões) para vender o clube. Mas não para por aí. Recentemente, o presidente do PSG teria se reunido com os atuais donos do time inglês para discutir a proposta de aquisição. A família Glazer também teria entrado em contato com o mandatário do Paris Saint-Germain para persuadir o Sheikh a aumentar sua oferta.
Entretanto, o “Telegraph” publicou que Al-Khelaifi se recusou a se envolver na negociação, após os donos do Manchester United sugerirem que o presidente do PSG pudesse ser o intermediário. Ao mesmo tempo, Jassim sustenta que sua oferta é de financiamento privado não relacionado à Qatar Sports Investments, proprietária do Paris Saint-Germain, para afastar acusações de que uma aquisição do Catar poderia violar as regras de propriedade de vários clubes da Champions League.
O principal concorrente de Jassim é o proprietário da Ineos, multinacional voltada a indústria química britânica, Sir Jim Ratcliffe. A proposta do investidor inglês, no entanto, é diferente. Ela possui um valor menor, mas manteria 49% das ações ainda com a família Glazer, que está indecisa se quer se desvincular completamente do clube, apesar da reprovação de sua gestão por grande parte da torcida.
Enquanto a negociação envolvendo as ações do Manchester United se estendem por mais de seis meses, o técnico Erik ten Hag, está desesperado para saber qual seu real orçamento para a janela de transferências, que se abre no dia 14 de julho. o treinador holandês precisa montar sua equipe para a próxima temporada em que o time disputará Premier League, Champions League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.
Empresário desiste do United e mira Inter de Milão
Antes, o empresário finlandês Thomas Zilliacus estava na disputa pela compra do Manchester United. Porém, o investidor desistiu do processo no mês passado. Em sua conta no Twitter, ele considerou a pedida dos Glazers tão cara que não fazia mais sentido o investimento.
— The XXI Century Football Capital acredita que o preço do Manchester United atingiu níveis em que os investimentos não fazem mais sentido. Portanto, voltamos nossa atenção para outros clubes — escreveu Zilliacus, que foi executivo da Nokia na região Ásia-Pacífico e é empreendedor do ramo de telefonia móvel e redes sociais.
XXI Century Football Capital believes the price of Manchester United has reached levels where investments no longer make sense. We therefore have turned our attention to other clubs. #PremierLeague #SerieA #LaLiga
— Thomas Zilliacus (@TZilliacus) June 9, 2023
Quando questionado se ainda era torcedor do Manchester United, ele respondeu: “Me tornei torcedor do United aos 11 anos, isso não vai mudar. Há muitos outros clubes de que gosto; Barcelona , Ajax, Borussia Dortmund, Inter, etc. No entanto, os investimentos são feitos com base em cálculos financeiros, não no amor.”
Zilliacus tem sido ventilado para comprar a Inter de Milão, após desistir da aquisição do Manchester United. O empresário finlandês também falou sobre o assunto nas redes sociais e aproveitou para declarar sua torcida ao time italiano na final da Champions League que acontece neste sábado (10).
— Ultimamente meu nome tem sido vinculado ao Inter de Milão. É um grande clube com uma história fantástica. O proprietário, no entanto, disse que o clube não está à venda. Vamos todos respeitar isso e apoiar a Inter na final de amanhã. Eu prever uma vitória apertada para Nerazzurri — publicou.
Lately my name has been linked to Inter Milan. It is a great club with a fantastic history. The owner has however said the club is not for sale. Let's all respect that and support #Inter in tomorrow's final. I predict a narrow win for #nerazzurri. #SerieA #bellaitalia #Champions
— Thomas Zilliacus (@TZilliacus) June 9, 2023