Luis Enrique quer PSG dando espetáculo, mas não garante Mbappé e Neymar: ‘Vou tomar decisões’

6 minutos de leitura

O técnico Luis Enrique foi oficializado e apresentado como novo técnico do PSG nesta quarta-feira (5). O espanhol esteve ao lado de Nasser Al-Khelaifi em entrevista coletiva e foi perguntado sobre temas centrais como Neymar, Mbappé e a formação da equipe parisiense em 2023/24.

O ex-treinador da Espanha substituirá Christophe Galtier, que foi demitido após o fim da última temporada. Luis Enrique assinou contrato de duas temporadas com o PSG e tem a missão de dar uma nova cara ao clube após seguidos fracassos na Champions League e as saídas de Lionel Messi e Sergio Ramos.

O trabalho do comandante não será fácil, ainda mais com as incertezas acerca dos destinos de Neymar e Mbappé, referências técnicas da equipe nos últimos anos. No entanto, ele não abaixa a cabeça e quer um Paris Saint-Germain dando espetáculo dentro de campo para seu torcedor.

Neymar vai deixar o PSG?

Com contrato até 2027, Neymar não goza mais do prestígio de outros tempos no clube. O campeão francês deseja negociar o jogador, mas encontra dificuldades em achar o próximo clube. A contratação de Luis Enrique pode ser uma sobrevida ao craque de 31 anos, mas o comandante não cravou a permanência e espera conversar com o brasileiro.

— Ainda não falei com Neymar. Só falei com Kimpembe, Mukiélé e Nuno Mendes, que estão presentes aqui no centro. Tenho que resolver esses pontos internamente, no privado. Vou tomar decisões, mas quero ouvi-los, ver como eles se comportam. É um plantel de altíssimo nível. É um renascimento, uma nova era. Queremos que os torcedores gostem de ver o time jogar todas semanas —, revelou.

Neymar vive os últimos dias de férias e ainda não se reapresentou ao time. O elenco da equipe viaja para pré-temporada no Japão entre os dias 22 de julho e 2 dia de agosto.

Neymar com Luis Enrique no Barcelona

  • 145 jogos
  • 90 gols
  • 49 assistências
  • 9 títulos
Neymar Luis Enrique PSG Barcelona
Neymar e Luis Enrique no Barcelona – Icon Sport

Real Madrid ou PSG: Qual o futuro de Mbappé?

Luis Enrique foi questionado se terá Mbappé na próxima temporada, já que o jogador manifestou interesse em deixar o Parque dos Príncipes e o clube pensa em negociá-lo imediatamente para não perdê-lo gratuitamente me 2024. O treinador manteve segredo e não cravou qual será o destino do craque francês.

— Ele tem contrato e não sabemos o que vai acontecer porque os eventos acontecem durante o mercado de transferências. Ainda está tudo em aberto. Não posso revelar nada porque a equipe vai trabalhar nisso e vamos fazê-lo em segredo —, ponderou o treinador.

Já Nasser Al-Khelaifi foi categórico e admitiu que Mbappé só ficará no Paris Saint-Germain em 2023/24 caso ele aceite prolongar seu contrato por mais tempo. Como o jogador já confirmou sua intenção em não renovar o vínculo com o time, a saída pode estar cada vez mais próxima. O Real Madrid é o grande interessado em ter o camisa 7.

— Minha posição é muito clara. Queremos que ele fique, mas se quiser ficar tem que assinar um novo contrato. Não dá para deixar um dos melhores jogadores do mundo sair de graça –, destacou o dirigente.

Mbappé Arsenal Manchester United
Mbappé pode deixar o Paris Saint-Germain – Foto: Icon Sport

Coletividade, estrelas e ataque: os desafios de Luis Enrique na França

Além de aguardar as definições sobre os destinos de Neymar e Mbappé, Luis Enrique tem alguns pontos cruciais para agir no seu início de trabalho . Um deles é dar um forte jogo coletivo ao time, algo que faltou no clube em diversos momentos das últimas temporadas.

“Posso garantir que jogaremos como um time, este é meu primeiro trabalho como treinador”, ressaltou.

Paralelo a isso, o espanhol também foi questionado sobre como lidar com um vestiário tão estrelado como o do PSG. Ele minimizou a situação, disse confiar em sua experiência no futebol e opinou como a situação deve ser gerida.

— Fui jogador no Barcelona e no Real Madrid. Treinei um grande vestiário no Barcelona, ​​com muitas estrelas. Acredito que o principal é oferecer a eles um palco onde eles serão os melhores para buscar títulos —, avaliou.

Toda a ideia de Luis Enrique no Paris será pensada através de um mote principal: o ataque. O treinador quer montar um time ultra-ofensivo, como fez no Barcelona e na seleção espanhola.

“Minha ideia de futebol é atacar, atacar. Ter um estilo de jogo para agradar os torcedores”, destacou.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.