Promessa da seleção inglesa e possível titular contra o Brasil quase desistiu do futebol

6 minutos de leitura

O zagueiro do Everton, Jarrad Branthwaite, teve sua primeira convocação para a seleção inglesa na carreira para os jogos contra o Brasil e a Bélgica. Aos 21 anos, o jovem é destaque na Premier League, mas quase desistiu do futebol.

Em entrevista ao site inglês “The Athletic”, o defensor revelou que, aos 15 anos, enfrentou uma tendinite no joelho que o deixou fora dos gramados por 18 meses. Para ele, o sonho de se tornar um jogador profissional parecia distante.

A lesão que quase acabou com a carreira de Branthwaite

Branthwaite revelou que não conseguia correr por conta de sua tendinite no joelho. Ele acreditava que, aos 15 anos e com esse tipo de problema, sua carreira profissional sequer começaria:

— Na escola, eu não podia participar de nenhum esporte, e eu simplesmente não podia fazer nada relacionado a esportes. E para alguém que gosta de participar de todos os esportes, você pode imaginar como é isso. Mas acho que isso me tornou mais forte como pessoa.

Ele ainda afirmou que, fora do futebol, não tinha nada planejado para a sua vida. “Tudo o que eu queria fazer quando era jovem era futebol, futebol, futebol, e a tendinite aconteceu, e não sabia o que fazer”.

seleção inglesa brasil brasileira inglaterra brantwhaite
Foto: Icon Sport

O Carlisle United, clube de infância do jogador, ofereceu uma chance crucial: um teste de quatro semanas para avaliar sua recuperação e potencial. A pressão era enorme, mas, segundo ele, a perseverança e o apoio familiar o impulsionaram.

— Se não fosse pela minha mãe e pelo meu pai, provavelmente não teria continuado. Meu pai me deu um programa de treinamento rigoroso, e eu me dediquei de corpo e alma — disse.

O esforço valeu a pena. Branthwaite superou as expectativas no teste e conquistou uma bolsa de estudos no Carlisle. Em apenas três meses, ele assinou seu primeiro contrato profissional.

A ascensão a Premier League e seleção inglesa

O jogador se destacou no Carlisle e, aos 18 anos, assinou com o Everton. Um ano após sua chegada aos Toffees, foi emprestado ao Blackburn para ganhar experiência e, depois ao PSV, da Holanda.

Fez uma ótima temporada na Eredivise na temporada passada, com 36 jogos e um título da Copa da Holanda. Ainda foi campeão da Euro sub-21 com a seleção inglesa. Seu sucesso o fez retornar ao Everton.

— Meu pai me ensinou a nunca desistir no primeiro obstáculo. Sou grato a ele e à minha mãe por me incentivarem a seguir em frente — afirma o jogador.

]everton
(Foto: Icon Sport)

Em sua primeira temporada efetiva na Premier League, já se tornou em um dos principais jovens zagueiros do campeonato. Disputou 25 das 28 rodadas possíveis até o momento e é titular absoluto.

A coroação de uma boa temporada foi a sua primeira convocação para a seleção inglesa. Ele também é o único canhoto na defesa de Gareth Southgate, que ainda convocou Stones, Maguire, Konsa e Dunk, o que pode impulsionar suas chances de titularidade contra o Brasil.

Branthwaite na carreira:

  • 44 jogos pelo Everton
  • 3 gols
  • 36 jogos pelo PSV
  • 4 gols
  • 2 assistências
  • 14 jogos pelo Carlisle United
  • 1 gol
  • 10 jogos pelo Blackburn
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]