Chelsea: Chukwuemeka pode rejeitar seleção inglesa

3 minutos de leitura

Uma jovem promessa do Chelsea, que auta pela Inglaterra nas categorias de base, pode defender outra seleção nacional. O jovem cresceu na Terra da Rainha, mas tem sido alvo de especulações para jogar por seu país natal. Nos últimos anos, o movimento de naturalização dos jogadores a outras nações têm ganhado força no esporte.

Tido como uma dos maiores prospectos do futebol inglês na atualidade, Carney Chukwuemeka pode abandonar o English Team para defender a Áustria. De acordo com o “TalkSport”, o meio-campista recebeu um convite da seleção comandada por Ralf Ragnick, ex-Manchester United. O atleta de 19 anos cresceu na Inglaterra, mas é filhos de pais nigerianos e nasceu na Áustria. Portanto, poderia optar por jogar em qualquer uma das três seleções.

Diversos países tem utilizado a estratégia de convocar jogadores que não receberiam oportunidades em seleções da primeira prateleira, como França, Inglaterra e Espanha. É o caso de Wilfried Zaha que, mesmo após anos de destaque na Premier League, nunca foi convocado para a seleção inglesa, e passou a defender a Costa do Marfim.

Chukwuemeka pela base inglesa – Foto: @England

Chukwuemeka defende as categorias de base da Inglaterra há muitos anos, com passagem de destaque pelo sub-17 e sub-19, onde foi campeão europeu. Atualmente, o atleta do Chelsea joga no sub-20 e já até usou a braçadeira de capitão da equipe. No entanto, o vasto currículo pelas equipes jovens inglesas o impediriam de jogar por uma nova seleção, já que a regra da Fifa só proíbe a naturalização no futebol de seleções caso o atleta tenha jogador alguma partida oficial por um país.

Leia mais:

Premier League: 4 estádios que podem estar debaixo d’água até 2050

Inglaterra liga o sinal de alerta

O assédio a Chukwuemeka assusta Gareth Southgate e toda a cúpula do English Team. Recentemente, a seleção perdeu Jamal Musiala, que optou por jogar pela Alemanha, país em que nasceu. O craque do Bayern é filho de pai britânico e cresceu na Inglaterra, mas escolheu a equipe germânica. O meio-campista do Chelsea é tido como uma joia, e conta com prestígio da seleção inglesa. No entanto, ele ainda não se decidiu sobre qual posição tomar.

Quando foi contratado pelo Chelsea, Chukwuemeka revelou ter o sonho de jogar pela Inglaterra, e colocou como meta a disputa da Eurocopa de 2024, que será disputada na Alemanha.

— Tanto quanto era meu sonho jogar pelo Chelsea, também é meu sonho jogar pela Inglaterra, meu país.  Estabeleci este objetivo para mim mesmo para jogar no EURO 2024. Obviamente, tenho que continuar trabalhando duro e depois veremos o que acontece, revelou.

Futuro do Chelsea

Carney Chukwuemeka fez parte do pacotão de jovens reforços contratados por Todd Boehly e sua cúpula na última janela de transferências. O meio-campistas se juntou a nomes como Andrey Santos, Mykhailo Mudryk e Enzo Fernández como reforços que garantiriam o futuro do Chelsea. O contrato do jovem com a equipe vai até junho de 2028.

Chukwuemeka custou 20 milhões de euros (R$ 111 milhões) aos cofres dos Blues, em contratação junto ao Aston Villa. No entanto, o meia ainda não deu o retorno esperando. Ele fez 12 partidas, zero gols e zero assistências com a camisa do bicampeão europeu.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.