O Barcelona está a procura de um treinador para a próxima temporada depois do anúncio de que Xavi Hernández deixará a equipe ao fim da atual campanha. Alguns dos nomes mais cobiçados estão na Premier League, incluindo Roberto De Zerbi, comandante do Brighton.
O italiano é querido pela direção culé principalmente pelo seu estilo ofensivo, que combinaria com o DNA do clube. No entanto, sua contratação pode ter um empecilho: uma multa de 15 milhões de euros (R$ 80 milhões).
O problema para levar De Zerbi ao Barcelona
O comandante do Brighton não é a prioridade do Barcelona, segundo o jornal espanhol “Sport”. Ainda assim, o clube catalão vê o italiano como um nome interessante para reconstruir o projeto e questionou seu staff sobre a situação contratual do treinador.
É justamente esse aspecto que pode dificultar sua chegada ao Camp Nou. De Zerbi tem vínculo com o Brighton até junho de 2026 — ou seja, mais duas temporadas completas –, mas os Seagulls pretendem prorrogá-lo até 2027 e adicionar uma cláusula de rescisão de cerca de 15 milhões de euros.
O Brighton não tem a intenção de negociar esse valor com possíveis interessados para facilitar a saída do seu comandante, uma vez que não quer perder o técnico que os levou pela primeira vez a uma competição europeia.
Brighton protegeu De Zerbi da mesma forma que fez com Graham Potter, seu antecessor. Na época, ele foi contratado pelo Chelsea após os Blues pagaram a multa rescisória de 20 milhões de euros do contrato. É isso que o Barcelona teria que fazer.
O interesse do treinador e bastidores
Mais do que a multa, o clube inglês também incluiu uma cláusula em que o treinador italiano não poderia sair no meio da temporada e também fixou um preço caso um grande clube viesse atrás dele.
No Barça, a ideia de pagar uma quantia em dinheiro ao novo treinador não é muito convincente e prefeririam que ele chegasse de graça, mas uma boa relação interna pode ajudar.
Os agentes de De Zerbi são os mesmos de Ronald Araujo e já sabem do interesse do Barça no treinador, embora ainda não tenha sido tomada uma decisão sobre o futuro do italiano.
O Barça está analisando diferentes possibilidades e Joan Laporta prefere um treinador com mais títulos e vasta experiência internacional — os alemães Jürgen Klopp, Hansi Flick e Thomas Tuchel também são nomes debatidos.
De Zerbi é um dos candidatos da lista, mas é pouco provável que o Barça pague pela transferência e devem ser procuradas outras formas de fechar negócio — que pode não ser necessariamente com o italiano.