Prince Boateng – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Kevin-Prince Boateng é um jogador alemão de futebol que atua na posição de meia-ofensivo. A saber, o jogador nasceu no dia 6 de março de 1987, na cidade de Berlim, Alemanha. Atualmente joga pelo Hertha Berlin, clube da capital alemã.

Embora tenha nascido na Alemanha, assim como o irmão, também jogador de futebol, Jerôme Boateng, têm origem ganesa. Sendo assim, com dupla nacionalidade, Prince Boateng decidiu defender a Seleção Ganesa, enquanto o irmão optou por defender as cores da Alemanha, onde se sagrou campeão mundial em 2014.

Prince Boateng – Início da carreira

Revelado nas categorias de base do Hertha Berlin em 2005, no ano seguinte foi eleito o melhor jogador jovem da Alemanha. Dessa forma, o bom desempenho do jogador chamou atenção da Premier League. Portando, em 2007 Prince Boateng movimentou o mercado da bola ao se transferir para o Tottenham, da Inglaterra.

Logo após duas temporadas atuando pelo clube londrino. Boateng retorna ao mercado da bola ao ser emprestado para o Borussia Dortmund, da Alemanha. No entanto, o jogador ficou por pouco tempo no Borussia. Já no final da temporada, o Portsmouth o comprou para atuar novamente no Campeonato Inglês.

Trajetória, conquistas e highlights de Kevin-Prince Boateng

A saber, jogando pelo Portsmouth, Boateng iria conhecer o pior momento de sua carreira. Havia feito as categorias de base na Seleção Alemã, mas optou por jogar profissionalmente na seleção de Gana. Assim, essa decisão gerou alguns rumores de que Kevin-Prince estaria traindo o seu país de origem.

Na final da Copa da Inglaterra, em maio de 2010, ainda jogando pelo Portsmouth, Boateng atingiu o tornozelo do adversário Michael Ballack, estrela do Chelsea e da Seleção Alemã. Logo após esse incidente, Ballack teve uma lesão grave que o tirou da Copa do Mundo de 2010. Portanto, Prince Boateng se tornou de uma vez por todas, ‘persona non grata' dentro do seu país de origem.

Dessa forma, a fama de explosivo e violento ofuscou a qualidade técnica do jogador ainda em ascensão. Mas no mesmo ano, Boateng iria encontrar o clube onde faria história. Logo após, o Genoa comprar os direitos econômicos do atleta. O Milan o adquiriu por empréstimo, no valor de 6,5 milhões de euros. Assim, Boateng chegava ao seu primeiro clube de grande expressão do futebol europeu.

A princípio, foi defendendo as cores do Milan que o jogador conseguiu mostrar o seu melhor futebol. Ao todo foram 101 partidas e 17 gols, com isso, Boateng se formava entre os titulares da equipe.

Conquistou dois títulos, o campeonato Italiano 2010/11, e a super taça da Itália 2011/12. Esses resultados colocaram Boateng mais uma vez no radar do mercado de transferências.

Transferência e mercado da bola de Prince Boateng

Boateng se consolidou no Milan ainda muito jovem, uma vez que o jogador tinha 25 anos de idade quando ainda atuava em Milão. O mercado de transferências começou a receber rumores de que algum clube estaria disposto a tirá-lo da equipe rossonera. E de fato, os rumores foram confirmados logo que o Schalke 04, da Alemanha, fez uma proposta oficial pelo atleta.

Schalke 04

Sendo assim, em 2013 Prince Boateng assinou contrato com o Schalke 04. A saber, o jogador buscava se redimir com o futebol alemão, após os anos de atritos com o seu país de origem. O jogador chegou com grandes expectativas, e recebeu a camisa 9, para liderar o ataque durante a temporada.

O jogador até que correspondeu a expectativa em alguns momentos. No entanto, em 2015 o clube afastou o jogador devido a um desempenho insatisfatório. Com a camisa do Schalke 04, foram 60 partidas e apenas sete gols marcados. Muito abaixo do que se esperava do camisa 9 da equipe.

Retorno ao Milan

Em 2016, o Milan decidiu trazer Prince Boateng de volta, mas atuou apenas por um semestre, e logo em seguida foi transferido para o Las Palmas, no Campeonato Espanhol.

Las Palmas

Logo que pisou na Espanha, em 2016, o jogador retomou o bom desempenho. Foram 10 gols em 29 partidas com a camisa do Las Palmas. A fama de ‘garoto problema’ continuava a atrapalhar a carreira do atleta, que já era um jogador maduro, mas com atitudes totalmente injustificáveis. Sendo assim, novamente Boateng rescindiu seu contrato com o Las Palmas, alegando ‘razões pessoais’.

Eintracht Frankfurt

Dessa forma, o jogador retornou ao mercado de transferências, outra vez para a Bundesliga. O jogador assinou com o Eintracht Frankfurt em 2017. Em apenas uma temporada pelo clube alemão, Prince Boateng conseguiu realizar o sonho de finalmente vencer um título jogando em seu país de origem. O jogador foi campeão da Taça da Alemanha 2017/18. Portanto, alcançando o seu quarto título nacional como jogador.

Sassuolo

Logo após o título nacional, Boateng voltou ao mercado da bola para vestir a camisa do Sassuolo da Espanha, em 2018. Durante uma temporada, o jogador entrou em campo apenas 15 vezes, marcando apenas um gol. No entanto, mesmo com esse desempenho, surgiram rumores do interesse de outro gigante europeu.

Barcelona

A princípio, em 2019 o clube da Catalunha adquiriu o jogador por empréstimo, com uma cláusula de compra no valor de oito milhões de euros. A ideia era testar o jogador, e caso Boateng correspondesse em campo, o clube faria a compra em definitivo.

Prince Boateng teve que disputar vagas num elenco recheado de estrelas, como Lionel Messi e Luiz Suarez. Sendo assim, o atleta teve pouco espaço no Barcelona, pisou em campo em apenas cinco jogos em toda a temporada, sem marcar gols.

Fiorentina

Logo após a passagem apagada pelo Barcelona, A Fiorentina foi ao mercado de transferências e aproveitou para comprar o jogador que estava em baixa no mercado da bola. Onde o jogador também não respondeu em campo, sendo emprestado ao Besiktas da Turquia, e depois vendido ao Monza da Itália.

Hertha Berlin

Por fim, após rodar em vários clubes do futebol europeu. Prince Boateng parece estar no seu último ato no mercado da bola. Em 2021, o jogador retornou ao clube onde foi revelado, o Hertha Berlin. Certamente estar jogando em casa tem ajudado o jogador.

Atualmente com 35 anos de idade e aproximadamente 900 mil euros de valor de mercado. O jogador veste a camisa 27 do clube da capital, onde recebe a braçadeira de capitão. Recentemente o clube anunciou a renovação de contrato do atleta, que agora terá vínculo até 30/06/2023.