Campeões e promovidos das 4 primeiras divisões fora da elite inglesa

Saiba quem conquistou os acessos para jogar a Premier League, Championship, League One e Two

Campeões e promovidos das 4 primeiras divisões fora da elite inglesa

A temporada das quatro primeiras divisões inglesas chegou ao fim e a definição dos campeões e rebaixados não pode mais ser alterada. O Manchester City foi o grande vencedor da Terra da Rainha conseguindo a tríplice coroa doméstica, mas quais foram os times que obtiveram seus pequenos grandes sucessos nas ligas inferiores da Inglaterra?

Serão listados aqui os clubes que conseguiram ser campeões das ligas fora da elite, além daqueles que conseguiram o acesso direto para a divisão acima deles e os vencedores dos playoffs.

Championship

O Norwich pode ter sido o campeão da Championship, mas a última festa do ano da divisão ficou por conta do Aston Villa. O tradicional clube volta à elite, resta saber como se comportarão na Premier League. (Foto: PA)

A 2ª Divisão Inglesa foi repleta de surpresas durante toda a época, sendo talvez o mais marcante deles a queda de rendimento do Leeds United comandado por Marcelo “El Loco” Bielsa. Com isso o Norwich City se aproveitou, emplacou boa reta final e garantiu não somente uma vaga direta para a Premier League como também seu 1º título nacional desde a League One de 2009/10.

O Sheffield United foi o segundo colocado da Championship, com 89 pontos (5 a menos que o líder). Os Blades fizeram uma temporada bem regular e tiveram a melhor defesa da competição junto do Middlesbrough, com 41 gols tomados.

O último time a garantir uma vaga na próxima edição da Premier League foi o tradicional Aston Villa. Depois da queda na temporada 2015/16, os Villans finalmente retornam para a elite. A comemoração veio em uma partida vibrante, quando o clube de Birmingham venceu o Derby County na final dos playoffs.

Caíram: Rotherham (22º), Bolton (23º) e Ipswich Town (24º)

Leia Mais: Listamos 7 nomes que estão brilhando nesta Championship

League One

O Luton Town conseguiu seu segundo acesso consecutivo, mas desta vez com o título da liga. Irá para o último degrau antes da elite inglesa. (Foto: Shutter Stock)

O Luton Town foi o grande campeão na 3ª Divisão Inglesa, conquistando 94 pontos e tendo o ataque mais efetivo da competição com 90 gols marcados. O clube também obteve dois jogadores na seleção da liga eleita pela Professional Footballers' Association (PFA), um deles o artilheiro da League One James Collins.

A segunda colocação ficou o Barnsley, que conseguiu apenas três pontos a menos que seus adversários na disputa ao título. O time do sul de Yorkshire teve como seu pilar a melhor defesa da competição, havendo assim emplacado três de cinco jogadores no time da PFA neste setor.

Os playoffs foram vencidos pelo Charlton Athletic, que desbancou a surpresa da competição (Doncaster Rovers) na semifinal e venceu na última partida da temporada o Sunderland. Os Black Cats, que eram favoritos ao título e à vaga direta, irão continuar sua luta na League One em 2019/20.

Caíram: Plymouth (21º), Walsall (22º), Scunthorpe (23º) e Bradford (24º)

League Two

Com 85 pontos conquistados e apesar da sequência final ruim, o Lincoln City se tornou campeão da 4ª Divisão Inglesa pela segunda vez em sua história. Os Imps haviam chegado nos playoffs da última temporada devido a sua 7º colocação na ocasião, mas agora não correram riscos e se classificaram de forma direta para a próxima League One.

Seis pontos atrás do líder, esteve o Bury e o ataque mais mortal desta edição da League Two. O clube que já foi campeão da FA Cup em duas oportunidades em sua história (1900 e 1903) marcou 82 vezes.

O MK Dons foi o último clube a garantir uma vaga direta na 3ª Divisão, terminou a competição com os mesmos 79 pontos do Bury, porém esteve abaixo no quesito de desempate. O clube volta sobe o degrau que havia descido na última temporada.

Recém-promovido da National League, o Tranmere Rovers conseguiu sua segunda promoção consecutiva e agora irá enfrentar desafios mais uma edição da League One. O clube teve James Norwood como artilheiro da liga com 29 gols marcados.

Caíram: Notts County (23º) e Yeovil Town (24º)

National League

Leyton Orient foi campeão da National League deixando para trás qualquer nervosismo que pudesse passar nos play-offs da competição. (Foto: Getty Images)

A 5ª Divisão Inglesa oferece sua vaga direta para o patamar acima do seu apenas ao campeão da competição. Nesta temporada, o Leyton Orient foi o time que conseguiu o acesso sem precisar passar pela emoção dos playoffs. Os O's levaram apenas 35 gols em 46 partidas disputadas, desempenho que precisaram superar para enfrentar a disputada 4ª Divisão.

O Salford City ficou para o desafio de ter de disputar partidas além dos pontos corridos. Terminou a temporada na 3ª colocação e superou o AFC Fylde na final por um placar de 3 a 0. Retorna para dentro das ligas organizadas pela EFL, além de ter se tornado o primeiro time a conquistar a segunda promoção seguida dentro da National League.