Prime Video: Os melhores documentários e séries sobre futebol inglês

5 minutos de leitura

Para quem busca dicas de filmes, séries e documentários sobre futebol inglês, a PL Brasil assistiu a vários e traz uma lista de opções interessantes no Amazon Prime Video. O último lançamento da plataforma sobre o tema foi “We Are Newcastle United”, dividido em quatro episódios.

Dicas para fãs de futebol no Amazon Prime Video

When Eagles Dare – Crystal Palace

O londrino Crystal Palace está longe de ter o prestígio e as glórias de seus vizinhos, mas carrega um legado marcante. Em “When Eagles Dare – Crystal Palace”, a história é sobre o reerguimento do clube à beira da falência, os problemas dentro de campo e as dificuldades para retomar ao lugar onde não deveria ter saído.

Para quem se interessa pelo futebol inglês além dos grandes clubes, vale assistir à série documental.

Take Us Home: Leeds United

Take Us Home” conta a história da temporada 2019/2020, a primeira de Marcelo Bielsa comandando o Leeds United. Um clube tradicional tenta voltar ao patamar dos principais clubes e aposta em um dos técnicos mais icônicos da história para a missão.

Bielsa muda as relações dentro e fora do clube e, apesar de não conceder entrevista ao Prime Video, é um dos personagens centrais, assim como o diretor Victor Orta. Olho no episódio “Spygate“, que rendeu polêmica à época.

Já falamos desta série aqui.

Aquele Filme do Peter Crouch

Peter Crouch ganha um documentário original do Prime Video para contar a sua história, longe de ser a mesma de estrelas do futebol. Ele mesmo se questiona os motivos para ser a peça central de um documentário.

Mas é justamente por sua trajetória de altos e baixos e o abuso sofrido no início da carreira por sua estatura acima da média, com xingamentos doloridos, como “aberração”. De alvo de zoações a ícone  queridinho da galera.

Make Us Dream

Já falamos dele aqui. Um dos maiores ídolos da história do Liverpool tem sua história contada tanto na ótica triunfante, com gols, conquistas e títulos, como pela perspectiva dramática, com os desafios, obstáculos e, claro, derrotas. E é justamente nesta segunda parte que o documentário sobre Steven Gerrard se diferencia de muitos. 

Rooney

Temperamento agressivo, brigas na adolescência e problemas sérios no casamento são temas abordados no documentário “Rooney” para além do futebol. A obra conta a história de um dos maiores jogadores ingleses de todos os tempos. Da Joia do Everton a ídolo do Manchester United e referência da Inglaterra. Vale a pena assistir.

All or Nothing (Tudo ou Nada) Arsenal 

A série “All or Nothing”, original do Prime Video, apresenta os bastidores de grandes times europeus e entrega conteúdos que torcedores raramente podem ver. O Arsenal começa a temporada 2021/2022 com três derrotas seguidas e o ataque zerado. A lanterna representou o pior início dos Gunners nos últimos 67 anos.

O personagem que mais atrai interesse é o técnico Mikel Arteta. O jovem treinador mostra suas credenciais para organizar e liderar um time, com seus valores e métodos. Se Arteta hoje é elogiado por seu trabalho, foi nesta temporada que começou a montar as bases sólidas de uma equipe competitiva. 

All or Nothing (Tudo ou Nada) Manchester City

Os bastidores do Manchester City trazem mais detalhes de como Pep Guardiola, um dos maiores técnicos da história, trabalha. O retrato é a marcante temporada de 2017/2018, quando o clube se sagrou campeão da Premier League com 100 pontos, 106 gols e 19 pontos à frente do rival Manchester United. A série apresenta um Guardiola elétrico, ansioso e obcecado por detalhes. 

Já falamos dessa série documental do Prime Video, com mais detalhes, aqui.

All or Nothing (Tudo ou Nada) Tottenham

Diferentemente das glórias do City, a série documental sobre o Tottenham retrata os problemas e obstáculos do clube para render no mais alto nível. Ele conta a conturbada trajetória da equipe na temporada 2019/2020.

Da queda de Pochettino à chegada de José Mourinho, o espectador vê a brusca tentativa de mudança de mentalidade interna. E é justamente essa transformação difícil o fator mais atraente de toda a série.

Também falamos dessa obra do Prime Video, com mais detalhes, aqui.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.