Preston North End: conheça o primeiro campeão inglês

Conheça a história de um dos fundadores e primeiro campeão do Campeonato Inglês

1
730
Preston North End Lewis Storey Collection Getty Images Sport
Preston North End Lewis Storey Collection Getty Images Sport

O futebol na Inglaterra possui uma história rica, repleta de fatos marcantes e que consagrou vários clubes. O Campeonato Inglês teve sua primeira edição no ano de 1889, e teve como campeão um clube que atualmente não possui grandes aspirações. Ainda assim, o Preston North End pode se orgulhar de ser o primeiro campeão inglês.

LEIA MAIS: Notts County e Juventus: uma antiga e curiosa relação

Breve história do Preston

O clube foi fundado em Preston no ano de 1863, inicialmente como um clube de críquete. O Preston North End adotou a prática do futebol apenas em 1878. Os Lilywhites, como também são conhecidos, são um dos fundadores da liga inglesa de futebol (EFL).

Desde 1878, manda suas partidas no Deepdale Stadium, sendo esse o mais antigo estádio de futebol profissional usado de forma contínua no mundo. O Preston se encontra fora da elite inglesa desde o seu rebaixamento ao final da temporada 1960/1961.

Ídolos

O clube possui como maior ídolo, Sir Tom Finney, nascido e criado em Preston. O jogador atuou pelo clube de sua cidade durante 14 temporadas, tendo vestido apenas o manto dos Lilywhites até sua aposentadoria em 1960.

Voltaria a atuar apenas em uma partida três anos mais tarde, defendendo o Lisburn Distillery. Durante sua carreira foram 473 jogos pela equipe com 210 gols marcados. Sua importância é tamanha que lhe rendeu inclusive uma estátua no entorno do Deepdale.

Além de Finney, o clube possui outros ex-jogadores que são muito queridos pelos torcedores. Dentre os quais destacam-se: Bill Shankly, Tommy Docherty, George Ross, Alex Dawnson, David Moyes, Graham Alexander, entre tantos outros.

Preston North End Lewis Storey Collection Getty Images Sport
Preston North End Lewis Storey CollectionGetty Images Sport

O início da disputa

As disputas futebolísticas no território inglês começaram com a criação da Copa da Inglaterra (FA Cup), no ano de 1871, torneio eliminatório em disputa até os dias atuais. Em 1888, os clubes se uniram para a criar uma nova competição. Nascia assim a English Football League.

A edição inaugural do Campeonato Inglês, além do Preston North End, contou com a participação outros 11 clubes: Accrington, Aston Villa, Blackburn, Bolton, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Stoke, West Brom e Wolverhampton.

Essa nova forma de campeonato previa a disputa de partidas por rodadas, com dois turnos, tal como é realizado atualmente. No entanto, naquele torneio eram atribuídos dois pontos para a equipe vencedora.

The Invincibles

Na primeira edição da Football League, o Preston fez uma impressionante campanha, sagrando-se campeão de maneira invicta. Tal feito foi somente repetido pelo Arsenal 115 anos depois, na temporada 2003/2004.

Em 22 partidas, a equipe de William Sudell conquistou 18 vitórias além de quatro empates. Além disso, a equipe teve o melhor ataque, marcando impressionantes 74 gols, como também foi a melhor defesa, sofrendo apenas 15.

A equipe, que ficou conhecida como The Invincibles era composta pelos seguintes atletas: Robert Mills-Roberts, Bob Howarth, Bob Holmes, George Drummond, David Russell, Johnny Graham, Jack Gordon, Jimmy Ross, John Goodall, Fred Dewhurst (c), Sam Thomson.

O grande desempenho do Preston North End também foi visto na disputa da Copa da Inglaterra. O clube já havia feito grande campanha na Copa na temporada anterior, no entanto, a equipe foi surpreendida na final, onde acabou derrotada pelo West Bromwich por 1 a 0.

No entanto, naquela edição, os Lilywhites, não tiveram dificuldades em eliminar as equipes que surgiam em seu caminho, não sendo necessária a realização de nenhum replay.

Preston North End Lewis Storey Collection Getty Images ago 2019 2
(Credit Lewis Storey Collection Getty Images ago 2019)

No caminho até a final, a equipe não levou sequer um gol, despachando o Bootle, Grimsby Town, Birmingham St. Georges, além da revanche contra o Albion na semifinal.

Na grande final, em 30 de março de 1889, o Preston não teve dificuldades em superar o Wolverhampton pelo placar de 3 a 0 para conquistar assim o seu também primeiro título da Copa da Inglaterra.

LEIA MAIS: Os 5 jogadores mais jovens a marcar na Premier League

O bicampeonato inglês

A equipe seguiu vivendo seu bom momento na temporada seguinte, onde conseguiu manter o título em suas mãos, conquistando seu segundo e até hoje, último título inglês.

A campanha não foi de total supremacia como na edição anterior, mas ainda assim o clube conseguiu se assegurar no topo com um grande desempenho. Naquele campeonato, o Preston North End conquistou 33 pontos, tendo vencido 15 partidas, empatado por três ocasiões, sofrendo quatro derrotas.

O segundo colocado naquele campeonato foi o Everton, que ficou apenas dois pontos atrás na classificação. Durante sua campanha, os Lilywhites protagonizaram a maior goleada do torneio, impondo um sonoro 10 a 0 contra o Stoke. A equipe teria novamente a melhor defesa e o artilheiro da liga – Jimmy Ross, com 24 gols.

Os anos posteriores

Nas temporadas seguintes, o clube se manteve disputando o título, ficando com o vice-campeonato nas três edições subsequentes. Em 1901, seria rebaixado para segunda divisão pela primeira vez em sua história. Ainda assim, seria um clube presente na elite inglesa por vários anos, até o início da década de 1960.

Nesse período, a equipe venceria pela segunda vez a Copa da Inglaterra, no ano de 1938 e conquistaria o vice-campeonato da liga por mais três vezes.

LEIA MAIS: PL Brasil entrevista Guly do Prado: ‘Carinho dos Saints por mim é fora de série

Após um novo rebaixamento para a 2ª divisão na temporada de 1960/1961, o Preston nunca mais voltou para a elite. O clube ainda passou a frequentar as outras divisões de acesso, chegando a cair para a quarta divisão.

Além dos quatro títulos já mencionados, o Preston North End conquistou uma vez a quarta divisão (1995/1996), duas vezes a terceira (1970/1971, 1999/2000), além de três da segunda (1903/1904, 1912/1913, 1950/1951).

Desde a temporada 2015/2016, o clube se encontra na disputa da Championship. No entanto, a equipe ainda não conseguiu lutar pelo acesso para finalmente fazer sua estreia na Premier League.