Premier League: donos do Vasco buscam compra de time inglês

2 minutos de leitura

O Everton é um dos times que vive momentos conturbados na Premier League. Atualmente, os Toffees ocupam a 17ª posição, com 27 pontos em 31 rodadas. É a mesma pontuação do Nottingham Forest, primeiro time da zona de rebaixamento.

O futuro é ainda mais incerto no clube de Merseyside depois da derrota em casa por 3 a 1 para o Fulham no último sábado (15). Além da pontuação, a possível penalidade vinda da investigação da Premier League por conta de alegações de violação do fair play financeiro também preocupa.

Em meio a situação complicada do Everton, o clube pode ser vendido a um grupo de investimentos. Entre os interessados está a 777 Partners, empresa americana que comanda o futebol do Vasco.

Leia mais:

Alisson, Arthur… Pitaluga explica empréstimo à 8ª divisão e revela bastidores do Liverpool

Chelsea, propostas e Andrey Santos: Oscar faz revelações sobre passado, presente e futuro

Premier League e Vasco em parceria?

Embora o proprietário do clube, Farhad Moshiri, insista que não está procurando comprador, o grupo de investimentos americano é um dos principais candidatos, segundo o “The Athletic”. As dificuldades enfrentadas pelo clube não são empecilho para a 777, de acordo com o site.

Além dos problemas com fair play financeiro com a Premier League, o Everton ainda tem o projeto ambicioso do novo estádio do clube em Bramley-Moore Dock, que deve custar cerca de 500 milhões de libras (cerca de R$ 3 bilhões, na cotação atual).

Everton tem projeto de construir novo estádio - Reprodução/@Everton
Premier League
Everton tem projeto de construir novo estádio – Reprodução/@Everton

A empresa, que tem sede em Miami, comanda o futebol do Vasco e também detém participações em clubes europeus. São os caso do Hertha Berlin, na Alemanha, o Genoa, na Italia, e o Standard Liege, da Bélgica.

A 777 Partners está no início do processo de explorar uma compra, mas está levando em consideração em qual liga o Everton estará jogando na próxima temporada – tendo em vista o possível rebaixamento da Premier League para a Championship. Além disso, quaisquer punições potenciais relacionadas às alegadas violações do fair play financeiro também serão levadas em conta.

No entanto, apesar disso, seu interesse ainda está ativo, segundo o The Athletic. A 777 também tem um concorrente “vizinho”: um grupo de Nova York, o MSP Sports Capital, também é dito estar interessado em uma participação no clube.

Internamente, vários rivais do Everton estão pressionando para que quaisquer sanções da Premier League relacionadas aos gastos excessivos alegados sejam aplicadas antes do final desta temporada, o que poderia rebaixar o clube pela primeira vez desde 1951.

Atualmente, o Everton é de propriedade do empresário iraniano Farhad Moshiri desde 2016, mas seu mandato passou a ser bastante questionado após recentes temporadas abaixo da expectativa, com vários protestos contra ele e outros membros do conselho.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]