A edição de 2023/2024 da Premier League está chegando ao fim. Neste domingo (19) serão realizados os dez jogos da 38ª e última rodada da competição. Todas as partidas estão marcadas para às 12h (horário de Brasília) e com a bola rolando simultaneamente.
Algumas posições já foram definidas com antecedência. No entanto, a última rodada do Campeonato Inglês terá disputas emocionantes. Desde a briga pelo título, passando pela disputa por vaga nas competições europeias e indo até o rebaixamento. Confira tudo o que está em jogo na 38ª rodada da Premier League.
Todos os jogos da 38ª rodada da Premier League
- Liverpool x Wolverhampton – Anfield
- Sheffield United x Tottenham – Bramall Lane
- Luton Town x Fulham – Kenilworth Road
- Brighton x Manchester United – Amex Stadium
- Manchester City x West Ham – Etihad Stadium
- Arsenal x Everton – Emirates Stadium
- Brentford x Newcastle – Gtech Community Stadium
- Crystal Palace x Aston Villa – Selhurst Park
- Burnley x Nottingham Forest – Turf Moor
- Chelsea x Bournemouth – Stamfrod Bridge
Briga pelo título: Arsenal ou Manchester City?
Possivelmente o destaque vai para a briga pelo título. Arsenal e Manchester City estão na briga pela primeira colocação, consequentemente se consagrando como campeão da Premier League.
O City está em vantagem. A equipe de Guardiola lidera o Campeonato Inglês com 88 pontos e uma vitória simples contra o West Ham em Etihad garante o quarto título seguido, o décimo de sua história.
Por outro lado, os Gunners estão em segundo com 86 pontos. Para ficar com o primeiro título nacional desde a temporada 2003/2004, o Arsenal precisa vencer o Everton no Emirates Stadium e torcer pelo torpeço do Manchester City. A equipe tem 61 gols de saldo — um a mais que os Sky Blues — e leva vantagem no critério de desempate.
Vaga nas competições europeias
Os quatro times ingleses que vão para a Champions League já está definido. Além de City e Arsenal, que são os primeiros colocados, Liverpool e Aston Villa já confirmaram a vaga na próxima edição do torneio continental.
No entanto, a última rodada da Premier League terá uma disputa interessante pelos outros torneios continentais. Tottenham, Chelsea, Newcastle e Manchester United sonham com a vaga na Europa League ou Conference.
Os Spurs, com 63 pontos, estão em quinto lugar e garantido a vaga na Europa League, enquanto os Blues, com 60, aparecem logo atrás e indo para a Conference. O Chelsea pode subir na classificação em caso de vitória e derrota do Tottenham, pois levam vantagem no saldo de gols. Newcastle e United completam os oito primeiros colocados empatados com 57 pontos.
A disputa tem um agravante e pode ser definida apenas no dia 25 de maio, na final da FA Cup. Caso o City seja campeão, o quinto e sexto colocado da Premier League vão para a Europa League, enquanto o sétimo garante a vaga na Conference League.
Se o United ficar com o título, os Red Devils vão para a Liga Europa junto com quinto colocado e o sexto confirma a vaga na Conference League.
Permanência na Premier League
Sheffield United e Burnley já estão rebaixados para a Championship, a segunda divisão inglesa. O provável terceiro e último rebaixado é o Luton Town. Só uma combinação improvável de resultados evita a queda dos Hatters.
As contas são tanto quanto simples para os dois times. O Luton Town é o 18º colocado com 26 pontos, enquanto o Forest está uma posição a cima com 29.
Para os Hatters escaparem do rebaixamento, o time precisa vencer o Fulham e torcer para o Forest perder para o Burnley. No entanto, a equipe de Luton precisa tirar 12 gols de saldo de desvantagem. Ou seja, conseguir uma vitória por goleada e o adversário também perder por muitos gols.
Despedidas de ídolos
A 38ª rodada ainda conta com outro momento especial. Mesmo com o terceiro lugar garantido, o jogo do Liverpool será importante para os torcedores e para a equipe.
O jogo contra o Wolverhampton marca a despedida do técnico Jürgen Klopp. A partida será realizada em Anfield e a tendência é que receba uma linda festa em homenagem ao treinador alemão.
Em janeiro, Klopp anunciou que irá deixar o comando do Liverpool no final da temporada. Ele se despede do time depois de nove anos de trabalho e título como Champions League em 2018/2019 e Premier League em 2019/2020.
O Adm desafia você, que torce pro Liverpool, assistir esse vídeo sem se arrepiar… 🥹❤️
— PL Brasil (@plbrasil1) May 17, 2024
A última rodada da Premier League também irá proporcionar outra grande despedida. O jogo entre Chelsea e Bournemouth em Stamford Bridge será o último compromisso de Thiago Silva com a camisa dos Blues.
Thiago Silva chegou no Chelsea em 2020 e se tornou um dos ídolos da história recente do clube, sendo fundamental nos títulos da Champions League em 2020/2021, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes, ambos em 2021.
O contrato do brasileiro encerra no final da temporada e as partes optaram por não renovar o vínculo. Ele irá defender o Fluminense a partir de julho e já foi anunciado pelo clube carioca.