Premier League pode ter 3 grandes mudanças nas transmissões

6 minutos de leitura

A Premier League pode alterar os formatos das transmissões ao vivo das partidas a partir da próxima temporada e incluir três grandes mudanças nos conteúdos, segundo informações do “The Sun”.

O objetivo seria melhorar a experiência aos torcedores e espectadores que acompanham os jogos pela televisão, e uma das ideias em discussão já acontece em torneios disputados no Brasil.

Entrevistas no intervalo

É o caso das entrevistas durante os intervalos. A Premier League quer inserir um diálogo rápido entre o jornalista e um jogador ou treinador para falar sobre o primeiro tempo das partidas.

O método, comum no futebol brasileiro, é visto como positivo por poder passar ao público o ponto de vista de quem esteve em campo, e a expectativa é que o atleta ou técnico dê a declaração antes de deixar o gramado ou quando retornar para a segunda etapa.

Gravações nos vestiários

As emissoras detentoras de direitos de transmissão da Premier League na Inglaterra também devem poder ter fazer gravações diretamente dos vestiários, conforme apurou o “The Sun”.

Dessa forma, a programação pode ser mais completa, com o fornecimento de informações dos bastidores. Contudo, a proposta prevê que as equipes possam ativar o modo “off“, ou seja, impedir que determinado trecho seja gravado ou vá ao ar, de acordo com o “Football London”.

Entrevistas com jogadores substituídos

A liga pode incluir ainda uma rápida entrevista com atletas que já deixaram os gramados. Os clubes teriam sido informados de que isso seria “positivo” e que o profissional da imprensa não faria mais do que duas perguntas, focadas basicamente sobre o que ocorreu em campo, segundo o site londrino.

A ideia é que os jornalistas escolham o atleta a ser entrevistado de uma lista com cinco jogadores, que deve ser feita pelos próprios clubes. O teste desta medida ocorreu em Bournemouth x Southampton em 30 de setembro, quando o meia Marcus Tavernier falou com a “Sky Sports” logo após ser substituído, no minuto 76.

Condições das mudanças na Premier League

Eddie Howe entrevistado em Newcastle x United Manchester City pela Premier League
Eddie Howe entrevistado em Newcastle x United Manchester City pela Premier League. (Foto: Every Second Media/Imago)

Contudo, as três medidas não serão incluídas em todos os jogos da Premier League, conforme divulgou o “The Sun”. Os times precisam escolher apenas uma das opções em cada partida do torneio. Assim, se uma equipe optar por entrevistas durante o intervalo, a emissora não deve ter acesso ao vestiário no mesmo duelo, por exemplo.

As alterações podem mudar também a relação entre a mídia e os jogadores e treinadores. Atualmente, as entrevistas ocorrem apenas um dia antes dos jogos e depois do apito final.

No geral, o acesso tanto aos técnicos quanto aos atletas é restrito à imprensa do início ao fim do jogo. Até mesmo as divisões britânicas da “Sky Sports” e da “TNT Sports”, detentoras de direitos, têm a possibilidade de entrevistar geralmente dois personagens de uma partida nas transmissões ao vivo ou os treinadores envolvidos antes do começo do duelo. No entanto, não podem realizar interações no decorrer do jogo.

Vale ressaltar que as propostas ainda estão em discussão e não há garantias de que vigorem a partir de 2025/26. A principal preocupação dos 20 times seria com a possibilidade de as entrevistas causarem distrações. Além disso, há o receio de que algum atleta revele informações táticas ou até fale algo que eleve a tensão do jogo.

“A Premier League está trabalhando continuamente com clubes e emissoras para encontrar formas de melhorar a cobertura. Qualquer mudança de transmissão deverá ser aprovada pelos clubes”, declarou a liga, segundo o “The Sun”.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.