6 vezes em que o título da PL foi conquistado com antecedência

Relembre quais times fizeram história e conquistaram a Premier League com antecedência

6 vezes em que o título da PL foi conquistado com antecedência
Phil Noble/Pool via Getty Images

Não é algo tão simples sagrar-se campeão inglês no atual formato. Apenas depois de 30 anos, o Liverpool voltou a ser campeão nacional e, por cima, conquistou sua primeira Premier League quebrando diversos recordes. Levantar o troféu na 31ª rodada foi um fato inédito na Inglaterra. No entanto, não foram apenas os Reds que conseguiram a façanha de comemorar o título com antecedência.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube! 

  • LIVERPOOL CAMPEÃO DA PREMIER LEAGUE 2019/2020

Listamos seis ocasiões em que o título da PL foi conquistado com antecedência

Manchester United (2012/2013)

Manchester United 2012/2013
Andrew Yates/AFP via Getty Images

Na última oportunidade que conquistaram a Premier League, os Red Devils comemoraram o título faltando quatro rodadas de antecedência. A vitória de 3 a 0 contra o Aston Villa, com hat trick de Robin van Persie, garantiu o 20º e último título inglês ao Manchester United.

Na última temporada de Alex Ferguson no comando da equipe, o United conseguiu grandes feitos na temporada. Na Premier League, o time ficou invicto por 18 rodadas e ainda emplacou sete vitórias consecutivas. Ainda vale destacar o espetacular ano de van Persie com a camisa do clube. Por mais que fosse recém-chegado, o holandês foi o artilheiro da Premier League, com 26 gols.

Ao todo, os Diabos Vermelhos conquistaram 28 vitórias, empataram cinco vezes e sofreram apenas duas derrotas. Com 80 pontos, o Manchester City, vice-campeão, viu seu maior rival conquistar a Premier League com nove pontos à frente.

Leia mais: Montamos a seleção do Manchester United no século XXI; confira

Arsenal (2003/2004)

Único time a conseguir a façanha de conquistar a Premier League de maneira invicta, o Arsenal é o segundo time que figura nossa lista. Na temporada 2003/2004, os Gunners voaram.

Foram 26 vitórias e 12 empates ao longo da competição. Sendo assim, o Arsenal comemorou o título com quatro rodadas de antecedência. Além disso, o time de Arsène Wenger teve o melhor ataque e melhor defesa naquela edição de Premier League. Campanha perfeita que foi coroada com um troféu dourado e exclusivo.

Arsenal Invencibles
Jim Watson/AFP via Getty Images

Ainda vale destacar a excelentíssima atuação de Thierry Henry. Artilheiro da liga, com 30 gols, o francês tornou-se o jogador estrangeiro com mais gols na mesma edição do campeonato. Posteriormente, Henry ainda seria desbancado por Cristiano Ronaldo e Luis Suárez, até que Mohamed Salah assumisse o posto ultrapassando os três jogadores.

Leia mais: Arsenal 1×1 Manchester United: A coroação dos Invencíveis

Manchester United (1999/2000)

Maior vencedor da Premier League, é inevitável que a presença do Red Devils na nossa lista não seja repetida. Na ocasião, o time de Alex Ferguson conquistava o bicampeonato seguido da liga.

Com grande campanha, os Red Devils sagraram-se campeões da liga com quatro rodadas de antecedência. Foram 91 pontos conquistados, além de contar com um ataque avassalador que marcou 97 gols em 38 jogos. Só a dupla Dwight Yorke e Andy Cole foi responsável por 39 tentos marcados na Premier League.

O United ainda manteve a sequência de 14 jogos invictos, além de conquistar 11 vitórias consecutivas. A excelente performance da equipe de Alex Ferguson garantiu, na ocasião, o sexto título de Premier League do clube.

Leia mais: Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador

Manchester United (2000/2001)

Para coroar o tricampeonato seguido da Premier League, o Manchester United ainda fez história a conquistar o título com cinco rodadas de antecedência. Pela segunda vez consecutiva, o time conquistou o título da Premier League de maneira antecipada e a frente dos demais times.

Foram 80 pontos conquistados, dez a mais que o Arsenal, segundo colocado. Os Red Devils ainda foram os detentores do melhor ataque e defesa menos vazada da competição. A consagração do título foi na 33ª terceira rodada, após a vitória de 4 a 2 contra o Coventry City, em Old Trafford.

Beckham Giggs Manchester United
Clive Brunskill /Allsport

No entanto, após o título da liga, o United fez pouco caso. Depois desses cinco jogos, foi apenas uma vitória, além de um empate e três derrotas consecutivas. Mas pouco importava. Alex Ferguson levava o United ao sétimo título de Premier League e, pela primeira vez, o mesmo time conquistava o título três vezes consecutivamente. 

Ainda naquela temporada, o Manchester City foi rebaixado para a segunda divisão. Ser campeão nacional e ver seu maior rival rebaixado coroou aquele ano mágico. O recorde de conquistar a liga com cinco rodadas de antecedência permaneceu até 2018.

Leia mais: Listamos atores e atrizes que torcem para o Manchester United

Manchester City (2017/2018)

A segunda temporada de Pep Guardiola no comando do Manchester City foi magnífica. Além de conquistar a Premier League com cinco rodadas de antecedência e conseguir diversas façanhas ao longo da temporada, os Citizens fizeram história naquele edição da liga.

Surpreendentemente, o time foi campeão inglês com incríveis 100 pontos, balançou a rede em 106 oportunidades e teve a defesa vazada em apenas 27 ocasiões. Todavia, não só os números foram excepcionais. O Manchester City conseguiu a façanha de permanecer invicto por 22 jogos na liga, além de alcançar 18 vitórias consecutivas.

A primeira derrota foi somente na 23ª rodada, quando perdeu para o Liverpool por 4 a 3, em Anfield. O time de Guardiola só foi perder novamente após dez rodadas, contra o Manchester United

Ainda vale destacar o rendimento individual de Sergio Agüero naquela edição da Premier League. O argentino terminou a liga como terceiro artilheiro do campeonato, com 21 gols. O atacante ainda conseguiu fazer dois hat tricks em duas partidas da liga, além de conseguir um poker (quatro gols) contra o Leicester City.

Manchester City campeão
Laurence Griffiths/Getty Images

Leia mais: Os maiores artilheiros da história do Manchester City

Liverpool (2019/2020)

Depois de 30 anos, o Liverpool saiu da seca e voltou a conquistar um título da liga nacional. O clube não poderia conquistar sua primeira Premier League com mais estilo. Os Reds conseguiram a façanha de comemorar o título com sete rodadas de antecedência, feito inédito no futebol inglês. 

O Liverpool ainda pode quebrar diversos recordes dentro de campo, como ser campeão com mais pontos e o com mais vitórias na mesma temporada. Além das façanhas já alcançadas ao longo da temporada, o time de Jürgen Klopp pode coroar a campanha das melhores maneiras possíveis.

Os Reds permaneceram invictos por 27 rodadas e ainda venceram 18 jogos seguidos. Até então, a primeira e única derrota na liga na atual, foi o 3 a 0 sofrido contra o Watford. O campeonato invicto não veio, mas o Liverpool dominou a primeira colocação durante a maior parte da liga e, merecidamente, sagrou-se campeão da Premier League.

Leia mais: Dos pesadelos à glória: Liverpool, enfim, campeão da Premier League