Nem Guardiola, nem Klopp: Técnico do Liverpool pode igualar marca histórica na Premier League

7 minutos de leitura

Ser campeão da Premier League não é uma tarefa fácil. Na primeira temporada da principal competição de clubes do futebol inglês? É mais difícil ainda.

Pep Guardiola só foi campeão com o Manchester City em seu segundo ano na Premier League. Jürgen Klopp esperou cinco temporadas para levantar o troféu com o Liverpool.

Vale destacar que Sir Alex Ferguson foi campeão com o Manchester United nas duas primeiras edições da Premier League. Mas o lendário treinador esperou quase sete anos para ficar com a taça na primeira divisão inglesa.

No entanto, alguns nomes chegam ao futebol inglês e conseguem levar os respectivos times à glória. Esses são os treinadores campeões na estreia da Premier League.

Sir Alex Ferguson com a taça da Premier League
Sir Alex Ferguson com a taça da Premier League. (Foto; IMAGO)

Quantos técnicos foram campeões na estreia na Premier League?

Ao todo quatro treinadores foram campeões na estreia na Premier League. O Chelsea conseguiu a honra de ser comandado por três desses nomes.

Somente Carlo Ancelotti, Antonio Conte, José Mourinho — todos pelo Chelsea — e Manuel Pellegrini, pelo Manchester City, foram campeões da primeira divisão na estreia no futebol inglês.

José Mourinho

Mourinho é um nome consagrado da Premier League. Mas tudo começou em 2004 e com o pé direito. O português havia surpreendido todas as expectativas ao ser campeão da Champions League com o Porto.

Depois do título continental, o Special One desembarcou em Londres como novo treinador do Chelsea. O resultado foi imediato. Ele criou um time praticamente imparável e para muitos é a melhor equipe da história da Premier League.

O Chelsea foi campeão da Premier League na temporada 2004/05, a primeira sob o comando de Mourinho, com 95 pontos e somente uma derrota, quase igualando a campanha dos Invencíveis do Arsenal.

O destaque vai para a defesa: foram somente 15 gols sofridos em 38 jogos. Essa é a menor quantidade de gols que um time sofreu na história da Premier League.

Mourinho comemora vitória do Chelsea
Mourinho comemora vitória do Chelsea em 2005 (Foto: Imago)

Carlo Ancelotti

Depois da saída de Mourinho, o Chelsea não conseguiu repetir grandes campanhas e muitos treinadores passaram por Stamford Bridge, como Felipão, sem trabalhos de destaque.

Até que chegou a temporada 2009/10 e Carlo Ancelotti foi contratado. Rapidamente ele tirou o estilo defensivo presente no Chelsea e deu uma cara mais ofensiva para o time. O resultado? Campeão da Premier League logo no primeiro ano com o técnico italiano.

Nessa temporada, os Blues de Ancelotti marcaram impressionantes 103 gols e conseguiram uma saldo positivo de 71. Essa marca só foi quebrada na temporada 2017/18 pelo Manchester City, com 106 gols marcados e 79 de saldo.

Carlo Ancelotti com o troféu da Premier League nos tempos do Chelsea
Carlo Ancelotti com o troféu da Premier League nos tempos do Chelsea (Foto: IMAGO)

Manuel Pellegrini

Roberto Mancini deu início para essa era vitoriosa do Manchester City. Mas até a chegada de Guardiola, os Citizens foram comandados por Manuel Pellegrini.

Depois de muitos anos e colecionar títulos, Ferguson deixou o United. Logo no primeiro ano sem o lendário treinador escocês, o Liverpool e o City fizeram um grande confronto pelo título.

Os Citizens levaram a melhor na primeira temporada sob o comando de Pellegrini em 2013/14. Esse também é o único título europeu do treinador chileno.

Antonio Conte

Novamente o Chelsea passou por anos conturbados. A segunda passagem de Mourinho por Stamford Bridge foi longe de ser boa. Ele foi demitido e deixou o clube na beira da zona de rebaixamento. Guus Hiddink fez um trabalho razoável e salvou os Blues.

Mas isso pode ter isso ótima para os Blues. Antonio Conte foi contratado e encontrou tempo para implementar o seu estilo de jogo. O sistema brilhantemente fluido de 3–4–2–1 funcionou sensacionalmente.

Ao contrário do ano anterior, o Chelsea fez a melhor campanha da Premier League e foi campeão em 2016/17, a primeira temporada de Conte no futebol inglês.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.