Como a Premier League monta a tabela de jogos da temporada

5 minutos de leitura

Poucas semanas depois do encerramento da temporada 2023/2024, a Premier League já trabalha na edição de 2024/2025. Um dos primeiros trabalhos principais é a organização da tabela, separando os 380 jogos em 38 rodadas. Mas quais são os critérios da liga para escolher e organizar a ordem das partidas?

A tabela oficial da temporada 2024/2025 da Premier League será divulgada pela liga nesta terça-feira (18). Os 20 times da primeira divisão irão conhecer os respectivos adversários em cada rodada, além de ser uma preparação para os torcedores acompanharem os clássicos.

A divisão de jogos da Premier League

O trabalho para organizar a tabela de jogos é feita por três partes. A própria Premier League, a Atos — empresa internacional de serviços de TI — e a Associação de Futebol (FA), conforme revelado pela organizadora da primeira divisão do futebol inglês.

Glenn Thompson, da Atos, explicou em entrevista para o site da Premier League como funciona a divisão de jogos. Ele afirma que os trabalhos começam no início do ano e são definidos após a disputa do último jogo dos playoffs da English Football League (EFL), confirmando qual clube irá subir de divisão.

— A coisa toda é construída, colocando as datas internacionais da Fifa, depois as competições europeias de clubes. Em seguida, a Associação de Futebol acrescenta as datas das suas competições. Você fica com as datas em que poderá jogar partidas da liga e da Copa da Liga. 

Ainda segundo Thompson, a Premier League envia aos clubes um formulário com perguntas como se há datas em que eles não desejam jogar em casa — que é respondido em conjunto com a polícia local — e se há times que não desejam enfrentar em datas específicas, como o Boxing Day.

Em seguida, é utilizado um programa de computador e cada time é colocado em uma grade de pareamento, que vai definir as datas em que cada um irá jogar em casa. Com isso, o computador identifica quem vai ser o mandante e quem será o visitante, misturando aleatoriamente as datas para definir os jogos.

Regras para divisão dos jogos da Premier League

Entretanto, existe algumas regras a seguir. Todos os responsáveis pela organização das rodadas verificam a divisão feita pelo computador e fazem os ajustes se for necessário. Segundo Thompson, o próprio programa fornece datas alternativas para realizar a mudança da partida.

  • Uma equipe nunca terá mais de duas partidas consecutivas como mandante ou visitante;
  • Um clube nunca vai começar ou encerrar uma temporada com dois jogos em casa ou fora;
  • No Boxing Day, se o time jogar em casa, ele obrigatoriamente será o visitante no Ano Novo ou em datas equivalente;
  • Times da mesma região não terão jogos no mesmo dia — como United e City ou Liverpool e Everton — exceto para os clubes de Londres.
Manchester City
Gol de Foden em Manchester City e United (Foto: Icon Sport)

Outro critério importante utilizado pela Atos e Premier League é a questão de viagens. Segundo Thompson, é feito uma análise de cada partida de times da mesma região.

— Verificamos se temos clubes da mesma área viajando nas mesmas linhas de trem pela Liga de Futebol e pela Premier League no mesmo dia. Queremos evitar “pontos de aperto” na rede ferroviária e rodoviária. Também informamos ao computador para tentar minimizar as viagens no Boxing Day e no Ano Novo ou em data equivalente. 

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.