Pela primeira vez na história a Premier League terá um torneio amistoso de pré-temporada nos Estados Unidos: a Premier League Summer Series. A competição será disputada entre os dias 22 e 30 deste mês por seis equipes: Aston Villa, Brentford, Brighton, Chelsea, Fulham e Newcastle.
Serão nove jogos no período, com cada time participante entrando em campo três vezes. Cinco estádios receberão os duelos, em cinco estados diferentes, todos na costa leste dos Estados Unidos. Veja, a seguir, os estados, quais estádios e cidades:
• Pensilvânia: Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
• Geórgia: Mercedez-Benz Stadium, em Atlanta
• Flórida: Exploria Stadium, em Orlando
• Nova Jersey: Red Bull Arena, em Harrison
• Maryland: FedExField, em Landover
O pontapé inicial da Premier League será no dia 12 de agosto, 76 dias após o fim da última temporada. As equipes, agora, se preparam para as 38 rodadas que vão definir o novo campeão inglês.

Por que uma pré-temporada nos Estados Unidos?
Um levantamento recente da empresa Deloitte mostrou que a Premier League teve a maior receita: 5,84 bilhões de euros.
Uma distância considerável para a segunda colocada, La Liga, que arrecadava, à época, 4,5 bilhões de euros.
Com todo esse poderio, por que a Premier League quis levar um torneio amistoso de pré-temporada para os Estados Unidos, um país que não é considerado tradicional no futebol? A justificativa é óbvia: possibilidade de mercado.
— Os Estados Unidos são o maior mercado consumidor, 84% de sua população fazem parte da sociedade de consumo, inclusive de sportainment (junção de esporte e entretenimento). A exposição de um produto a essa população de alto poder aquisitivo já é um ativador de negócios, que envolvem conteúdo, marcas, eventos — explicou, à PL Brasil, Eduardo Tega, fundador da Sportheca.
— Embora o mercado esportivo seja muito bem estabelecido, com ligas domésticas profissionais muito fortes, o futebol cresceu de interesse por lá. Só que ainda não tem um produto de alto nível. A Premier League chega com um produto global midiático, de apelo consagrado, charme e tradição, usando o mesmo idioma e com espetáculo e entretenimento superiores — completou.
O interesse estadunidense pelo “soccer” cresce. A transmissão da final da Copa do Mundo de 2022 pela Fox Corporation teve audiência de cerca de 16,8 milhões de pessoas no país. Foi a decisão de Copa em inglês mais assistida na TV.

— Os jovens acompanham mais futebol do que beisebol nos Estados Unidos. Não há no mundo nenhum país com tamanho potencial. É normal para uma liga como a Premier League investir pesado no mercado estadunidense — disse Amir Somoggi, diretor da Sports Value, à PL Brasil.
Dados da YouGov Sport mostram que 14% dos jovens nos Estados Unidos com menos de 18 anos praticam futebol. É nesse nicho que a Premier League tem possibilidade de investir.
— As pré-temporadas cada vez mais se tornam um elemento-chave para o crescimento de marketing. A Premier League já é dominante [nos Estados Unidos]. Se fizer algumas ações inovadoras, se torna única no mercado de lá, que é o mercado que mais cresce em termos de futebol no mundo — disse Somoggi.
Qual é a expectativa para a competição?
Não é possível cravar como será a recepção da Premier League Summer Series com o público dos Estados Unidos. Do “Big 6”, apenas o Chelsea estará na disputa. O Newcastle, na era de “novo rico”, também pode ser um atrativo.
We’re on our way! 🇺🇸#BluesInTheUSA
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 17, 2023
A liga ainda está vendendo ingressos. O site oficial, porém, adverte que os tickets estão sendo vendidos de forma rápida – mesmo que faltem poucos dias para o início do evento.
Brasileiros residentes dos Estados Unidos procurados pela reportagem da PL Brasil afirmaram não terem visto uma divulgação massiva sobre o evento. A NBC Sports fará as transmissões no país. No Brasil, o torneio será transmitido pelo Star+, serviço de streaming.
Relação entre Premier League e Estados Unidos
A Premier League tem feito ações nos Estados Unidos há alguns anos. A liga organiza fan fests em território norte-americano, com transmissões das partidas, pelo menos desde 2018. É uma das formas encontradas para divulgar o produto e interagir com os fãs.
— Você cria uma experiência, um envolvimento, memórias, selfies, há toda uma produção de conteúdo indireto que instiga as pessoas a também quererem aquilo que estão vendo. Além disso, aproxima os clubes de marcas que são parceiros-chave nos Estados Unidos — explicou Eduardo Tega, sobre a ideia de ter uma pré-temporada no país.
— Também é uma forma de fazer receita nova, com um produto comercializável para parceiros de broadcasts, apostas e toda a cadeia produtiva dos eventos, algo em que os Estados Unidos são fortíssimos e protagonistas — completou.
A ideia era que a Premier League Summer Series tivesse acontecido já no ano passado. O calendário, ainda afetado pela pandemia de coronavírus, não permitiu. Ficou para 2023.
Pré-temporada em outro país não é novidade
Apesar de ser a primeira pré-temporada nos Estados Unidos, o fato de levar um torneio desse tipo para fora da Inglaterra não é uma novidade na Premier League.
Entre 2003 e 2019, existiu a Premier League Asia Trophy, disputada a cada dois anos em diferentes países asiáticos — a primeira edição foi na Malásia; a última, na China. Chelsea, Liverpool, Tottenham, Manchester City, Arsenal e Everton chegaram a participar de edições. A ação foi importante para a expansão da liga no começo do século passado. A expectativa é que isso se repita, agora, nos Estados Unidos.