‘Queridinho’ de Rúben Amorim vira alvo de briga de gigantes da Premier League

5 minutos de leitura

Com apenas 17 anos, Geovany Quenda estreou no time principal do Sporting este ano e em poucos meses conseguiu um lugar no time titular. Hoje, o atacante, usado como ala nos Leões, gera interesse em vários gigantes europeus, principalmente da Premier League.

De acordo com o site espanhol “Mundo Deportivo”, o clube mais interessado em Quenda é o Manchester United, clube pelo qual o técnico Rúben Amorim, que subiu o jogador para o profissional, assumirá o comando do banco de reservas.

Mas os Red Devils não são os únicos da Premier League que querem Quenda. Arsenal, Liverpool e Manchester City também querem contar com um dos maiores prodígios da Europa, segundo o “Mundo Deportivo”.

Se Amorim pode favorecer o Manchester United nessa busca por Quenda, Hugo Viana, diretor que deixará o Sporting para assumir o City, pode ajudar o lado azul da cidade britânica a levar o jogador para jogar a Premier League.

Quem é o “queridinho” de Rúben Amorim que atrai interesse da Premier League

Geovany Quenda Sporting Premier League Rúben Amorim
Time do Sporting comemorando gol sobre o Manchester City na Champions League (Foto: Imago)

Quenda é um ponta-direita, mas também pode atuar como segundo atacante e ala. É um jogador de muita velocidade e drible rápido. Sua maior deficiência está no terço final. Há momentos em que a conclusão da jogada decepciona, o que pode ser um problema para jogar numa liga de alto nível como a Premier League.

O ponta-direita nascido em Guiné-Bissau, mas que joga pela seleção portuguesa, chegou ao Sporting com 13 anos. Foi campeão do Campeonato Português sub-15 e subiu para o sub-17 em 2022. No ano seguinte, participou de 20 gols em 33 jogos pelo sub-23, com apenas 16 anos.

Rúben Amorim ficou tão impressionado que em 2023 chamou Quenda para o elenco principal em dois jogos. “Ele pode jogar em várias posições, tem muita qualidade e irreverência. É mais uma opção”, disse o então técnico do Sporting após incluir o jogador no banco de reservas para o primeiro jogo das oitavas de final da Europa League, contra a Atalanta.

Não gosto de destacar jogadores, mas percebemos a qualidade e o talento de Quenda. Ele joga em uma posição que eu também posso ocupar em campo. Ele provavelmente vai roubar meu lugar! Eu nem joguei nas equipes de base do Benfica na idade dele. Ver ele com 17 anos, representando o Sporting e a seleção, é porque ele merece e tem o padrão para estar aqui — disse Bernardo Silva, do Manchester City, sobre Quenda.

Quenda soma dois gols e duas assistências em 18 jogos pelo Sporting. Embora sejam números modestos, suas atuações renderam vários elogios de Rúben Amorim.

Ele é muito talentoso, muito maduro e entende o jogo como um adulto. Ele obviamente tem muito a evoluir, mas acho que fez um excelente jogo e temos um jogador ali — disse o técnico português à “TV Sporting”.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.