A nova edição da Premier League terá muitas novidades, principalmente nas regras da competição. A liga tem realizado algumas mudanças, entre elas está um ajusta quanto à marcação de mão na bola.
Nos últimos dias, a Premier League já anunciou novidades para a temporada 2024/2025. Entre as principais estão o número de jogadores que podem aquecer, sistema multibola, tempo de acréscimo ajustado e uso impedimento semiautomático, junto com um perfil nas redes sociais dedicado ao VAR.
Todas as novas regras já estarão valendo para o jogo de abertura, entre Manchester United e Fulham na sexta-feira (16).
Premier League terá mudança sobre mão na bola
A marcação de pênalti de lances em que a bola tocar na mão dos jogadores terá uma mudança na temporada 2024/25. A partir deste ano, não será todo lance em que será marcado a penalidade. Os jogadores não precisarão se direcionar à área com os braços para trás ou “colado” ao corpo.
Além disso, se houver um desvio do pé ou do corpo que claramente altere a trajetória da bola e ela atingir o braço do defensor, não será marcada a infração de mão na bola. Essa regra se aplica mesmo se o braço do jogador estiver estendido para longe do corpo ou para o alto, acima da cabeça.
Segundo a Premier League, um jogador não pode obter vantagem com o braço se houver mudança de trajetória da bola. A ideia da liga é que os árbitros sejam mais tolerantes.
No entanto, se houver um pequeno desvio que não mude drasticamente a trajetória, poderá ser marcado o pênalti.
No geral, os árbitros irão analisar os lances para marcar ou não o pênalti, utilizando os critérios:
- A posição do braço/mão é justificável ou não;
- Mudança clara na trajetória da bola — seja no corpo do companheiro de equipe ou adversário;
- Analisar se é braço de apoio ou não;
- Proximidade da bola que foi desviada ou finalizada.
Outra mudança é que, caso seja marcado o toque na mão e penalidade, os jogadores não irão automaticamente receber o cartão amarelo.