A Premier League, a English Football League e Federação Inglesa (FA) anunciaram um novo código de conduta para clubes patrocinados por casas de apostas esportivas. As medidas visam amenizar o impacto da publicidade nos torcedores e melhorar o ambiente do futebol inglês como um todo.
A nova regulamentação entrará em validade a partir do início da temporada 2024/25. O código é baseado em quarto princípios cruciais: proteção, responsabilidade social, reinvestimento e integridade.
Em abril de 2023, a Premier League já havia aprovado a proibição de que clubes da ligam tenham casas de apostas estampadas na parte frontal de seus uniformes. Mais drástica, essa medida começará em 2026/27.
O que dizem as novas regulamentações da Premier League sobre patrocínios de casas de apostas?
Os clubes precisarão reinvestir parte do dinheiro que receberão das casas em infraestrutura do futebol e de programas comunitários. Isso significa que melhorias em estádios, centros de treinamentos, categorias de base e de espaços da comunidade terão de ser feitas. Ou seja, as equipes não poderão mais gastar todo o patrocínio em compras de jogadores.
As casas de apostas deverão tratar a publicidade com maior responsabilidade. As empresas precisarão de maior cuidado em não atingir crianças e indivíduos sensíveis a jogos de azar. Elas também precisarão ter iniciativas educacionais e te conscientização em relação às apostas.
Há também a preocupação de que as apostas esportivas não interfiram no futebol dentro das quatro linhas, como aconteceu nos últimos meses. Segundo a nova diretriz, as apostas esportivas não podem prejudicar o bem-estar dos participantes.
Em 2023/24, oito clubes da Premier League tiveram casas de apostas como patrocinadoras másters: Aston Villa, Bournemouth, Burnley, Brentford, Burnley, Everton, Fulham, Nottingham Forest e West Ham.