Se há anos atrás a Premier League era referência na cultura de trabalhos longevos por parte dos treinadores, hoje a realidade não é exatamente a mesma. Prova disso é que a temporada 2022/23 é a recordista histórica em trocas de técnicos do campeonato. As demissões de Graham Potter e Brendan Rodgers, de Chelsea e Leicester, respectivamente, ampliaram para 13 o número de trocas de comando na atual edição. Quem resiste em seu emprego, até brinca com a situação, como fez Jürgen Klopp na última segunda-feira (3).
Das 13 trocas, 12 foram ocasionadas por demissões. Apenas o rompimento de Graham Potter com o Brighton, no começo da temporada, partiu do treinador. Para se ter ideia, as temporadas de Premier League na história que ocupam a segunda posição com mais trocas de treinadores foi em 2013/2014, com dez. Tudo isso, claro, sem a atual edição sequer ter acabado. Ainda restam dez partidas para a maioria dos clubes, e novas mudanças podem acontecer.
Leia mais:
Premier League: sete curiosidades sobre a primeira edição
As sete temporadas de Premier League com mais trocas de técnicos
- 2022/23 – 13 mudanças
- 2013/14; 2017/18; 2021/22 – dez mudanças
- 1994/95; 2004/05; 2008/009 – nove mudanças
Klopp resiste
No Liverpool desde 2015, Jürgen Klopp é o treinador mais antigo em um clube da Premier League na atualidade. O comandante tem sete anos e cinco meses no Anfield. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), o alemão reagiu de forma bem humorada à sequência de demissões que tem assolado o Campeonato Inglês.
O Liverpool faz péssima temporada, e ocupa apenas a sétima posição da Premier League. Klopp reconheceu a má fase e disse que só se manteve no cargo pelo que fez no passo. Apesar disso, o treinador conta com o apoio da direção dos Reds, e tem contrato até 2026.
— Alguns clubes estão abaixo do esperado, e nós também. Sei que estou sentado aqui pelo que fiz no passado, não nesta temporada. Não há necessidade de estar com medo. Não estou aqui para ser um mural na parede, estou aqui para entregar. Estou totalmente dentro, mas precisamos resolver isso — pontuou Klopp.
Dança das cadeiras
Entre os times que mudaram de treinador, apenas Southampton Chelsea realizou mais de uma troca. Nove equipes da Premier League ainda mantém seus mesmos treinadores desde o início da temporada: Arsenal, Brentford, Fulham, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Newcastle, Nottingham Forest e West Ham. Mais da metade dos clubes do campeonato efetuaram uma troca de comando durante o trajeto.
- Aston Villa – Gerrard demitido; Emery contratado
- Bournemouth – Parker demitido; O’Neil contratado
- Brighton – Potter se demitiu; De Zerbi contratado
- Chelsea – Tuchel demitido; Potter contratado; Potter demitido; Bruno Saltor contratado interinamente
- Crystal Palace – Vieira demitido; Hogdson contratado
- Everton – Lampard demitido; Dyche contratado
- Leeds – Marsch demitido; Javi Gracia contratado
- Leicester – Rodgers demitido
- Southampton – Hasenhuttl demitido; Nathan Jones contratado; Nathan Jones demitido; Ruben Selles contratado
- Tottenham – Conte demitido; Stellini contratado interinamente
- Wolverhampton – Bruno Lage demitido; Lopetegui contratado
Além de Jürgen Klopp, fecham o top 3 de técnicos mais longevos da Premier League, o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, com seis anos e nove meses, e o dinamarquês Thomas Frank, do Brentford, que tem quatro anos e cinco meses à frente do clube.