Clube da Premier League estuda reconstruir estádio em obra de R$ 7 bilhões para ter 70 mil pessoas

2 minutos de leitura

De acordo com o “Telegraph”, o Newcastle, o “novo rico” da Premier League, está considerando uma reconstrução completa do St. James' Park em vez de apenas expandi-lo.

A ideia de uma reforma do estádio já é debatida há algum tempo na cúpula do clube inglês, mas parece que a proposta é bem mais ambiciosa, envolvendo a construção de um estádio de última geração no local em que está o St Jame's Park.

Em vez de adicionar assentos extras, a ideia seria reconstruir completamente sua casa, expandindo e modernizando a arena. A obra, segundo o veículo inglês, tem o custo de 1 bilhão de libras (R$ 7,27 bilhões) e o estádio terá capacidade para até 70 mil pessoas.

A decisão sobre o que o Newcastle fará com sua casa será tomada no início do ano que vem. O novo estádio da Premier League será semelhante ao do Tottenham, inaugurado em 2019.

Reconstrução do estádio da Premier League

St. James' Park, estádio do Newcastle
St. James' Park, estádio do Newcastle de 144 anos (Foto: Icon Sport)

A reconstrução do tradicional estádio da Premier League exigiria a demolição de um estacionamento de vários andares da arena e a construção de uma via movimentada que atravessa o centro da cidade.

A mudança de espaço, porém, parece inviável, já que o conselho responsável do clube teria que conceder permissão de planejamento, o que não foi feito.

Segundo o “Telegraph”, estudou-se a possibilidade da construção de um estádio atrás do St. Jame's Park, mas por se tratar de um espaço com área verde, no coração da cidade, dificilmente o clube da Premier League receberia uma autorização.

O Newcastle ainda não tomou uma decisão final sobre sua nova casa. Se vão reformar, reconstruir ou mesmo construir uma nova arena em um outro lugar. Mas o clube inglês se comprometeu a consultar sua torcida antes de qualquer conclusão.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.