A Premier League trava uma longa disputa com o Manchester City, mesmo com o processo envolvendo as 115 acusações dos Citizens tenha sido concluído.
No entanto, uma decisão oficial ainda será tomada por um painel composto por três pessoas para decretar se o time de Guardiola é considerado culpado e suas possíveis punições.
Manchester City rebaixado da Premier League?
O City não pode ser rebaixado da Premier League mesmo se for considerado culpado das mais graves de suas 115 violações de regras financeiras. Ao menos é o que diz o especialista em finanças Kieran Maguire.
Por outro lado, se o clube for considerado culpado, a liga pode impor uma dedução de pontos tão significativa que tornaria o rebaixamento inevitável.
Falando ao programa “Overlap Fan Debate”, da emissora inglesa “Sky Bet”, Maguire disse que é improvável que a Premier League consiga expulsar o City da liga e rebaixá-lo para a Championship.
Ele ainda indica que, se as deduções recentes para Everton e Nottingham Forest forem parâmetros, a liga ainda pode deduzir tanto na pontuação da equipe que seja tão impactante quanto um rebaixamento direto.
— Você não pode rebaixá-los, porque a Premier League e a English Football League são órgãos independentes, portanto a EFL não precisa aceitá-los — disse o especialista.
Ele reforça que, no caso de Everton e Forest, as deduções de em média 10 pontos vierem para acusações de infrações consideradas leves — o que pode ser perigoso para os Citizens.
— Bem, o que o Manchester City está sendo acusado é de infrações graves ao longo de um período de nove a dez anos. Portanto, você estaria olhando para algo entre 60 e 100 pontos se passar por uma acusação por acusação. Então, isso os rebaixaria
Chance de reversão?
Maguire também levantou dúvidas sobre o sucesso de um possível apelo do clube, caso seja considerado culpado. Ele sugere que qualquer decisão é improvável de ser revogada.
— Acho que há motivos muito restritos para apelação. Somente se a conduta do próprio comitê fosse antiprofissional de alguma forma, uma das partes poderia potencialmente apresentar um recurso.
“Se o Manchester City for considerado culpado, todo o conselho de administração terá que renunciar porque terá sido considerado culpado de deturpação”, completou.