‘A Premier League não pode rebaixar o Manchester City pelas 115 acusações’, diz especialista

5 minutos de leitura

A Premier League trava uma longa disputa com o Manchester City, mesmo com o processo envolvendo as 115 acusações dos Citizens tenha sido concluído.

No entanto, uma decisão oficial ainda será tomada por um painel composto por três pessoas para decretar se o time de Guardiola é considerado culpado e suas possíveis punições.

Manchester City rebaixado da Premier League?

O City não pode ser rebaixado da Premier League mesmo se for considerado culpado das mais graves de suas 115 violações de regras financeiras. Ao menos é o que diz o especialista em finanças Kieran Maguire.

Por outro lado, se o clube for considerado culpado, a liga pode impor uma dedução de pontos tão significativa que tornaria o rebaixamento inevitável.

Falando ao programa “Overlap Fan Debate”, da emissora inglesa “Sky Bet”, Maguire disse que é improvável que a Premier League consiga expulsar o City da liga e rebaixá-lo para a Championship.

Erling Haaland, jogador do Manchester City
Erling Haaland, jogador do Manchester City (Foto: IMAGO)

Ele ainda indica que, se as deduções recentes para Everton e Nottingham Forest forem parâmetros, a liga ainda pode deduzir tanto na pontuação da equipe que seja tão impactante quanto um rebaixamento direto.

— Você não pode rebaixá-los, porque a Premier League e a English Football League são órgãos independentes, portanto a EFL não precisa aceitá-los — disse o especialista.

Ele reforça que, no caso de Everton e Forest, as deduções de em média 10 pontos vierem para acusações de infrações consideradas leves — o que pode ser perigoso para os Citizens.

— Bem, o que o Manchester City está sendo acusado é de infrações graves ao longo de um período de nove a dez anos. Portanto, você estaria olhando para algo entre 60 e 100 pontos se passar por uma acusação por acusação. Então, isso os rebaixaria

Chance de reversão?

Pep Guardiola lamenta em jogo do Manchester City
Pep Guardiola lamenta em jogo do Manchester City (Foto: Imago)

Maguire também levantou dúvidas sobre o sucesso de um possível apelo do clube, caso seja considerado culpado. Ele sugere que qualquer decisão é improvável de ser revogada.

— Acho que há motivos muito restritos para apelação. Somente se a conduta do próprio comitê fosse antiprofissional de alguma forma, uma das partes poderia potencialmente apresentar um recurso.

“Se o Manchester City for considerado culpado, todo o conselho de administração terá que renunciar porque terá sido considerado culpado de deturpação”, completou.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]