Premier League: quem é Igor Julio, o 4º brasileiro da história do Brighton

6 minutos de leitura

Já virou tradição. O Brighton é muito forte no mercado da bola quando se trata de reforços sul-americanos. Apenas nessa temporada, fechou o atacante ex-Fluminense João Pedro e, nesta terça-feira (26), anunciou a contratação do zagueiro Igor Julio, que estava na Fiorentina.

A equipe do litoral pagou 17 milhões de euros (R$ 90 milhões) ao clube italiano pelo defensor. A PL Brasil informou, na semana passada, que seu contrato na equipe da Premier League será de quatro anos, com opção de estendê-lo por mais um – ou seja, pode ficar até 2028.

Estilo de jogo de De Zerbi no Brighton faz a diferença

Na ocasião, a reportagem também ouviu que Igor teve um motivo claro para fechar com o Brighton: o estilo de jogo implantado por Roberto De Zerbi, que o privilegiaria como zagueiro canhoto com boas valências com a bola no pé.

Com a contratação de Igor, o Brighton anunciou apenas o seu quarto brasileiro na história do clube. O terceiro foi justamente João Pedro, recém-chegado. Além deles, os zagueiros Bernardo e Raphael Rossi foram os primeiros.

Em 2018, voltou a ser emprestado, dessa vez para o Austria Viena, e depois de uma temporada foi vendido em definitivo. O SPAL, da Itália, pagou 3 milhões de euros em julho de 2019 para tirar o jogador do Salzburg,

Brighton Igor Julio

Afinal, quem é e de onde veio Igor Julio?

Aos 25 anos, Igor chega ao Brighton como um jogador rodado no futebol europeu. Seu tempo no Brasil foi curtíssimo: passou pela Portuguesa Santista e pelo Atlético Mineiro nas categorias de base e se profissionalizou pelo Red Bull Brasil. Aos 18 anos, deixou o país para jogar no time austríaco da marca de energéticos.

Igor Julio chegou ao Red Bull Salzburg em 2016, mas foi emprestado a Liefering e Wolsberger, também da Áustria, nas duas primeiras temporadas.

Em 2018, voltou a ser emprestado, dessa vez para o relevante Austria Viena, e depois de uma temporada, foi vendido em definitivo. O SPAL, da Itália, pagou 3 milhões de euros em julho de 2019 para tirar o jogador do Salzburg,

Foram seis meses positivos antes de um empréstimo para a Fiorentina. Depois de dois anos cedido ao clube de Florença, foi finalmente contratado em definitivo em 2021, por cerca de 7,7 milhões de euros.

Passagem pela Fiorentina

Foi na Viola que Igor viveu seus melhores anos até então. Não conquistou os títulos que teve na Áustria, mas seu desempenho cresceu e, por isso, encheu os olhos da Premier League.

igor fiorentina brighton
Foto: Icon Sport

O brasileiro teve 110 jogos na equipe italiana – quase metade de todos os jogos da sua carreira – e chegou a duas finais na temporada passada. Apesar dos vices, alcançou as decisões da Copa Itália, vencida pela Inter de Milão, e da Conference League, em que saiu derrotado para o West Ham.

Títulos de Igor Julio

  • Copa da Áustria – 2016/17
  • Uefa Youth League – 2016/17
  • 2x Campeonato Austríaco – 2016/17 e 2017/18

Os brasileiros que jogaram no Brighton

Raphael Rossi

O primeiro brasileiro da história do Brighton foi Raphael Rossi, zagueiro que passou por Guarani, Cruzeiro, Corinthians e Vitória nas categorias de base. Em 2011, aos 20 anos, se transferiu do Porto Alegre para o time inglês.

Na época, os Seagulls estavam na Championship e terminaram a temporada 2011/12 em 10º lugar na competição. Ele ficou apenas um ano e se transferiu para o Whitehawk, também da Inglaterra. Atualmente, aos 33 anos, defende o Radomiak, da Polônia.

Bernardo

Depois dele, Bernardo foi o segundo brasileiro a vestir as cores azuis do time inglês. O zagueiro fez um caminho parecido com o de Igor: depois de passagem por Coritiba e Ponte Preta, foi emprestado ao Red Bull Brasil e meses depois foi para o Salzburg.

Bernardo Brighton
Foto: Icon Sport

Ficou apenas seis meses na Áustria e foi contratado pelo Leipzig, em julho de 2016, por 6 milhões de euros. Foram dois anos na Alemanha até ser contratado pelo Brighton, em 2018, por 10 milhões de euros.

Foram apenas 50 jogos pelos Seagulls em dois anos e meio até voltar ao Salzburg em 2021 – primeiro por empréstimo, depois em definitivo. É onde está jogando atualmente.

João Pedro

O jovem atacante era o mais recente até a contratação de Igor. Aos 21 anos, ele vinha de três anos no Watford e clara ascensão na Championship: foram 20 gols e sete assistências em 73 jogos disputados na competição.

João Pedro Watford Brighton
João Pedro pelo Watford – Icon Sport

João Pedro despontou no Fluminense sob o comando de Fernando Diniz, em 2019, e depois de um ano de 30 jogos, nove gols e duas assistências, foi vendido para o Watford por 11,5 milhões de euros.

Ele chegou no ano de rebaixamento do clube inglês na Premier League e foi participativo: 31 partidas e três gols na elite antes da queda. Ao todo, foram 109 jogos no Watford, com 24 gols marcados e nove assistências.

Ele chega ao Brighton com contrato até 2028 depois do time do litoral pagar cerca de 34 milhões de euros pela sua transferência.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]