Quanto cada time da Premier League faturou nas competições europeias?

6 minutos de leitura

A vitória do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund na final da Champions League em Wembley encerrou a temporada europeia em 2023/24, um ano que não foi dos mais bem-sucedidos para os clubes da Premier League.

Depois de chegar três vezes consecutivas à final da maior competição europeia (2023 com Manchester City, 2022 com Liverpool e 2021 com Chelsea e City), nenhum clube inglês conseguiu chegar entre os quatro primeiros da Champions.

Arsenal e City, as maiores esperanças, pararam nas quartas. O time de Guardiola defendia o título europeu.

O mesmo se viu em outros patamares, como a Europa League e a Conference. Em 2023, ao menos o West Ham foi campeão da terceira competição europeia. Já em 2024, os ingleses repetiram o fracasso dos gigantes do país na Europa: nenhum finalista.

Sem participantes nas fases decisivas, fica a pergunta: quanto dinheiro os clubes da Premier League faturaram nas competições europeias desta temporada?

O “Mirror” fez um levantamento e publicou neste sábado (1). Confira:

As receitas europeias dos times da Premier League

Manchester City – 74,2 milhões de libras

O time da Premier League que mais lucrou foi o Manchester City. Apesar de ter parado na mesma fase que o Arsenal — Guardiola foi derrotado nos pênaltis pelo Real Madrid, nas quartas –, o atual campeão conseguiu um faturamento maior por ter um retrospecto recente melhor na competição, o que é levado em conta pela Uefa na distribuição do dinheiro.

Foi o quarto clube europeu que mais teve receitas com competições europeias.

Rodrygo Manchester City Real MAdrid
Rodrygo e Foden em Manchester City x Real Madrid (Foto: Icon Sport)

Arsenal – 63 milhões de libras

De volta à Champions depois de alguns anos, o bom time de Arteta também parou nas quartas, derrotado pelo Bayern. O histórico não é dos melhores, mas foi o suficiente para ser o oitavo clube que mais recebeu premiações na Europa.

Manchester United – 41 milhões de libras

Eliminado na primeira fase da Champions League como lanterna do seu grupo, o United não teve nem chance de jogar a Europa League. Mesmo assim, foi o 15º europeu que mais faturou.

A margem certamente diminuirá na temporada seguinte, uma vez que o clube só conseguiu classificação para a Europa League.

Ten Hag pode deixar o Manchester United
Ten Hag em partida do Manchester United na Champions League (Foto: Icon sport)

Newcastle – 21,4 milhões de libras

Outro time decepcionante que terminou na lanterna do seu grupo na Champions e, ainda assim, conseguiu uma boa receita. A dificuldade vai ser em 2024/25, uma vez que o Newcastle não estará em nenhuma competição europeia.

Liverpool – 12,4 milhões de libras

É visível como a receita cai quando descemos da Champions para a Europa League. O Liverpool tem um bom coeficiente histórico na Uefa, mas jogou a segunda competição nesta temporada e foi eliminado nas quartas, para a Atalanta.

Ao menos os Reds estarão de volta à Champions em 2024/25 graças à campanha na Premier League.

Liverpool
Salah e Éderson em Atalanta x Liverpool (Foto: Icon Sport)

West Ham – 11,8 milhões de libras

Aqui fica ainda mais evidente como, financeiramente, compensa demais jogar a Champions — mesmo que seja para ser eliminado na primeira fase. O West Ham chegou às semis da Europa League e só caiu para o (então) invencível Bayer Leverkusen.

Mesmo assim, ganhou metade do que o Newcastle, lanterna da sua chave na Champions. E os Hammers não tem Europa na próxima temporada (pela primeira vez em três anos).

Paquetá em jogo do West Ham na Europa League (Foto: Icon sport)
Paquetá em jogo do West Ham na Europa League (Foto: Icon sport)

Brighton – 9,3 milhões de libras

Os Seagulls disputaram uma competição europeia pela primeira vez na história. Tudo bem que acabaram eliminados para a Roma na primeira fase do mata-mata da Europa League, mas a verba também compensa pelo ineditismo.

Aston Villa – 8,9 milhões de libras

O último e menos favorecido, ironicamente, foi quem chegou mais perto de um título. O Aston Villa chegou na semifinal da Conference League e chegou a sonhar com uma vaga na decisão, mas acabou eliminado pelo campeão Olympiakos.

Mas o cenário financeiro mudará na temporada que vem, uma vez que o quarto lugar na Premier League rendeu ao time de Unai Emery a classificação para a cobiçada Champions.

Unai Emery discutindo com Douglas Luiz em jogo do Aston Villa
Unai Emery discutindo com Douglas Luiz em jogo do Aston Villa (Foto: Icon Sport)
Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]