A situação do Sheffield United na Premier League já é extremamente delicada. O clube, que subiu para a elite na última temporada, ocupa a lanterna do campeonato, somando apenas 16 pontos em 31 jogos. E o que já era ruim ficará pior.
Isso porque a Liga Inglesa de Futebol (EFL), que administra a segunda, terceira e quarta divisões da Inglaterra, irá deduzir dois pontos dos Blades na próxima temporada. O clube caminha a passos largos para cair para a Championship, competição em que começará com a punição na tabela.
A EFL também vai aplicar uma multa de 310 mil libras após o clube não ter feito uma série de pagamentos a outros times na temporada passada, durante um período superior a 550 dias.
A entidade publicou o comunicado nesta quinta-feira (11) esclarecendo sobre a dedução de pontos, que poderá ser aumentada para quatro.
— A dedução de pontos suspensos será ativada se o clube deixar de pagar qualquer pagamento devido a outro clube sob um acordo de transferência ou compensação por mais de cinco dias úteis a partir da data de vencimento do pagamento. O clube concordou em pagar os custos da EFL no valor de 310.455 libras.
O lanterna da Premier League, por sua vez, também emitiu um comunicado confirmando que aceita a decisão da EFL, mas fez um apontamento.
— A posição do clube no processo foi que as quantias relevantes invocadas pela EFL foram pagas integralmente, em diversas ocasiões, apenas alguns dias após o vencimento inicial, ou renegociados com novas datas de pagamento futuras aderidas antes de o clube ser notificado da indicação.
Outras punições
O Everton já sofreu duas punições por apresentar perdas financeiras acima do permitido pela Premier League. Em novembro do ano passado, o clube foi punido com a dedução de 10 pontos na liga, que foi reduzida para seis em fevereiro de 2024.
Entretanto na última segunda-feira (8), o Everton sofreu nova punição, perdendo mais dois pontos e caindo para a 16ª posição na Premier League, a duas posições da zona de rebaixamento.
Além do Everton, o Nottingham Forest foi punido com a dedução de quatro pontos na Premier League. A decisão foi tomada por uma comissão independente após o clube reportar perdas acima do permitido no ciclo de três anos que terminou na temporada passada.
Próximo jogo do Sheffield United na Premier League
- Brentford x Sheffield United (13), às 11h (horário de Brasília), no Gtech Community Stadium