Após punição ao Everton, Premier League muda regras e pode causar confusão ao fim da temporada

5 minutos de leitura

As diretrizes do regulamento de rentabilidade e sustentabilidade (PSR) da Premier League, também conhecida como Fair Play Financeiro, sofreram mudanças que vão impactar os clubes da liga, segundo o site “The Athletic”. Equipes eventualmente punidas não terão pontos deduzidos no decorrer da temporada.

A ideia da mudança é de acelerar as decisões a fim de evitar uma situação como a dedução de 10 pontos do Everton por uma violação nas normas.

Em novembro, o clube de Merseyside recebeu a mais severa punição por PSR da Premier League pelo fato do clube inglês ter registrado perdas superiores a 105 milhões de libras em três anos. Entretanto, a comissão independente que avaliou o caso encontrou um prejuízo de 124,5 milhões de libras.

O que muda?

Agora, mesmo se uma equipe apresentar uma infração passível de dedução de pontos, a execução da punição só será realizada ao fim do campeonato, diferentemente do que aconteceu com os Toffees.

Caso alguma violação seja detectada, as cobranças subsequentes vão surgir 14 dias depois e o clube terá, então, duas semanas para responder à acusação. Em seguida, uma comissão independente fará uma audiência para concluir o caso até o início de abril.

Ela visa garantir que qualquer violação básica do regulamento seja tratada a tempo de que as punições, como deduções de pontos, sejam aplicadas na mesma temporada em que a acusação é apresentada.

A Premier League estabeleceu o dia 24 de maio como data limite para a apresentação de qualquer recurso após o final da temporada, que se encerra em 19 de maio. O problema é que a assembleia geral anual da liga, onde esse tipo de assunto é debatido, acontece antes do fim da temporada e, consequentemente, antes do prazo para os recursos.

Em outras palavras, isso aumenta a possibilidade de clubes que estão apelando contra potenciais deduções de pontos encerrarem seu ano na liga sem saber sua posição final ou em qual divisão irão jogar na temporada seguinte.

Everton sofreu uma dura punição na atual temporada (Foto: Icon Sport)

Por causa da mudança nas diretrizes da PSR, todos os clubes da Premier League tiveram que apresentar suas contas de 2022/23 até 31 de dezembro de 2023 e não em março deste ano, como era previsto anteriormente.

O novo sistema acelerado aplica-se apenas a violações simples das regras. Os casos mais complexos, como de Manchester City e Chelsea, seguirão sendo tratados durante um período mais longo.

Outros casos relacionados ao fair play financeiro na Premier League

O Manchester City foi acusado de mais de 100 supostas violações em fevereiro de 2023, com uma conclusão para o caso ainda a ser definida, enquanto o Chelsea relatou problemas relacionados a pagamentos feitos durante o período de Roman Abramovich como proprietário e também ainda não sabe o seu destino.

Guardiola pelo Manchester City (Foto: ICon Sport)
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.