Premier League conhece primeiro time a subir da Championship

1 minuto de leitura

Burnley e Middlesbrough se enfrentaram nesta sexta-feira (7), em partida válida pela 40ª rodada da Championship. Duas sensações da segunda divisão inglesa e que brigam pelo acesso para a Premier League.

Com a vitória, o Burnely se tornou o primeiro a conseguir isso na temporada.

A equipe comandada pelo técnico Vincent Kompany derrotou o Middlesbrough por 2 a 1 e, com 87 pontos, carimbou sua classificação para a primeira divisão. Com essa pontuação, pode até perder o título, mas não sai mais do top-2 da Championship.

Na segunda divisão inglesa, os dois primeiros se classificam diretamente para a Premier League da temporada seguinte. Do 3º ao 6º, há a disputa de playoffs para confirmar o terceiro clube que sobe à elite.

Os playoffs são disputados em duas fases: primeiro, ida e volta em jogos de 3º contra 6º, e 4º contra 5º. Depois, a partida final para definir o último classificado para a primeira divisão é disputada em jogo único, em Wembley.

Leia mais:

Manchester City: Guardiola rasga elogios a possível futuro reforço

Burnley volta à Premier League

Depois de ser rebaixado na última temporada do Campeonato Inglês, na 18ª posição com 35 pontos, o Burnley apontou Kompany como o comandante do projeto para o acesso em 2022/23.

O ex-jogador do Manchester City se aposentou em 2020 e imediatamente se tornou treinador do Anderlecht, na Bélgica. Teve 56,7% de aproveitamento no clube que o revelou e voltou à Inglaterra como técnico.

No Burnley, conseguiu implementar um modelo de jogo ofensivo e que recebeu comparações com o de seu antigo treinador nos Citizens, Pep Guardiola. Em 39 jogos disputados na Championship até o acesso, a equipe só teve duas derrotas.

Kompany levou o time ao melhor ataque e melhor defesa do campeonato — assim como era o caso do City de Guardiola na maior parte das temporadas em que era campeão da Premier League.

A vitória desta sexta ainda teve um gosto especial: Kompany venceu o Middlesbrough, que é comandado por Michael Carrick, ídolo do Manchester United. Como jogadores, duelaram diversas vezes no clássico de Manchester.

O resultado positivo faz com que a equipe tenha atingido a pontuação necessária para não ser ultrapassado pelo Luton Town, terceiro colocado com 68 pontos. Dessa forma, o Burnley se classificou com sete jogos de antecedência para a próxima edição da Premier League.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]