Quantos pontos são necessários para ser campeão da Premier League? Guardiola faz projeção ousada

6 minutos de leitura

O técnico Pep Guardiola fez uma projeção sobre a atual temporada da Premier League e destacou que os futuros campeões do torneio podem não precisar somar tantos pontos quanto nas campanhas anteriores.

A declaração do treinador ocorreu após a derrota do Manchester City — atual tetra da liga — para o Bournemouth por 2 a 1 na rodada passada. Guardiola chamou a atenção para o calendário inflado de jogos, que tende a exigir mais dos atletas fisicamente.

— É a realidade que estamos vivendo agora —, disse o espanhol ao falar com a imprensa.

Será que os dados confirmam essa alegação e serão realmente necessários menos pontos para levantar a taça do Campeonato Inglês? Fato é que tudo isso está diretamente relacionado ao técnico do City.

O efeito Pep Guardiola na Premier League

Um levantamento da britânica “BBC Sport” analisou o cenário e apontou serem necessários 2,29 pontos por jogo para vencer a Premier League historicamente. Guardiola chegou aos Citizens na temporada 2016/17 e, com isso, o dado aumentou para 2,46 pontos.

A rodada 10 da liga terminou na última segunda-feira (3), e o Liverpool lidera a classificação com 25 pontos (2,50 por partida). A média histórica de pontos que o eventual campeão alcançou após os 10 primeiros jogos era de 22,5 até 2015/16, porém, com Guardiola na Premier League, o número subiu para 23,6.

A derrota para o Bournemouth tirou a invencibilidade de 32 partidas do City na PL e colocou o time em segundo lugar na tabela com 23 pontos — apenas um a menos do que registrou na mesma rodada na temporada anterior, quando conquistou o quarto título seguido.

A equipe de Manchester fez 91 pontos na campanha passada, enquanto o vice, Arsenal, ficou com 89. Em 2022/23, as duas primeiras posições se repetiram, mas os Citizens fizeram 89 e os Gunners 84.

A “BBC” destacou como o desempenho elevado do City proporcionou que os rivais também aumentassem o nível para competir em igualdade. Tanto é que, na campanha do bicampeonato, em 2021/22, o clube comandado por Guardiola foi campeão com 93 pontos, apenas um a mais que o Liverpool de Jürgen Klopp, segundo colocado na ocasião.

Jürgen Klopp e Pep Guardiola no confronto entre Liverpool e Manchester City (Foto: Icon sport)
Jürgen Klopp pelo Liverpool e Pep Guardiola pelo Manchester City. (Foto: Icon sport)

O técnico espanhol afirmou esperar queda no padrão na atual temporada diante da quantidade de jogos que o clube tem. O ciclo do time inclui, além da PL e da Champions League, o novo Mundial de Clubes da Fifa. Dessa forma, o número de duelos pode chegar a quase 70.

— É como a NBA, mas eles têm quatro meses de férias, e nós, três semanas —, disse.

O calendário inflado é apontado como um dos principais fatores que contribuem para o surgimento de lesões. O City, inclusive, tem sofrido neste quesito. Rodri, Oscar Bobb, Jack Grealish, Rúben Dias e John Stones integram a lista de desfalques por contusão.

Ídolo inglês endossa afirmação de Guardiola

O ex-meia inglês Joe Cole analisou o cenário da atual edição da Premier League e concordou com o técnico do City sobre serem necessários menos pontos para vencer a liga na temporada 2024/25, porém, apontou outro motivo como o “culpado”.

Enquanto o treinador responsabilizou o calendário, Cole enfatizou a competitividade.

— Acho que o campeão da Premier League vai precisar de menos pontos do que antigamente porque há muitos times bons —, disse ele em comentário na “TNT Sports” britânica.

G-6 da Premier League 2024/25 após a rodada 10

  1. Liverpool – 25 pontos
  2. Manchester City – 23 pontos
  3. Nottingham Forest – 19 pontos
  4. Chelsea – 18 pontos
  5. Arsenal – 18 pontos
  6. Aston Villa – 18 pontos

A Premier League está apenas no início, e ainda faltam 28 rodadas para disputar. A semana 11 de jogos começa neste sábado (9), com quatro partidas às 12h (de Brasília): Wolverhampton x Southampton, West Ham x Everton, Brentford x Bournemouth e Crystal Palace x Fulham.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.