A Premier League anunciou os indicados ao prêmio de Jogador Jovem da Temporada nesta quinta-feira (9). São oito candidatos de seis times, mas as escolhas renderam polêmica.
Foden, Haaland, Isak, Mainoo, Palmer, Saka, Saliba e Udogie foram os indicados. No entanto, o fato de vários deles já terem diversas temporadas como destaque causou incômodo em suas indicações.
O prêmio de Jogador Jovem da Premier League
Os indicados a Jogador Jovem da Temporada
- Phil Foden (Manchester City)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Alexander Isak (Newcastle)
- Kobbie Mainoo (Manchester United)
- Cole Palmer (Manchester City)
- Bukayo Saka (Arsenal)
- William Saliba (Arsenal)
- Destiny Udogie (Tottenham)
A premiação é uma das mais recentes da liga: instaurada apenas na temporada 2019/20. Na ocasião, Alexander-Arnold ficou com o prêmio. Desde então Foden venceu duas vezes seguidas (2021 e 2022) e Haaland levou o da temporada passada.
A única regra para um jogador entrar na lista de concorrentes é ter até 23 anos. Por isso um bicampeão como Foden segue concorrendo, e até mesmo Haaland, que não é mais uma promessa, está na lista.
A polêmica, portanto, é sobre o critério da liga na premiação. Palmer e Mainoo, por exemplo, são jovens vivendo temporadas de destaque pela primeira vez na carreira, e realmente podem ser considerados estrelas em ascensão.
Alguns torcedores e até jornalistas reclamaram do nome do prêmio, que deveria se tornar “Breakout Player of the Season” (Jogador revelação da temporada), que faria mais jus a novos critérios. Isso impediria estrelas mundiais como Haaland, Foden e Saka de concorrer diversas vezes.
Os torcedores podem votar até o dia 13 de maio, próxima segunda-feira, ao meio-dia no horário britânico (8h no horário de Brasília). Os votos do público são combinados com os de um painel de especialistas, e o vencedor será revelado no dia 18, sábado.
Os indicados e a polêmica
Haaland e Foden – Manchester City
A dupla do Manchester City também foi indicada ao prêmio de Jogador do Ano da Premier League na atual temporada — e o centroavante, inclusive, já venceu essa categoria no ano passado.
Foden teve seu ano de maior constância como titular ao aproveitar a lesão de De Bruyne, e Haaland caminha para ser mais uma vez o artilheiro do campeonato. Atualmente, são 25 gols em 28 jogos.
Saliba e Saka – Arsenal
Os dois destaques dos Gunners também foram indicados ao prêmio de melhor jogador do ano na última temporada, e essa também não é a primeira vez que concorrem na categoria de jovens.
Saliba foi mais uma vez o destaque do Arsenal na defesa, enquanto Saka é o artilheiro da equipe, com 16 gols, e maior assistente, com 9. O francês, inclusive, participa de times da temporada pelos campeonatos que joga desde 2021.
Isak e Palmer – Newcastle e Chelsea
Outra dupla de jogadores que concorrem ao prêmio de melhor jogador da temporada em 2023/24. Isak é o artilheiro do Newcastle que vive sua melhor temporada na carreira. No entanto, é ao menos o quarto ano em que ele joga como titular regularmente desde que virou profissional.
Palmer, por sua vez, é o favorito a vencer o prêmio. O astro do Chelsea vive sua temporada de afirmação depois de passar anos sem grandes oportunidades no Manchester City. Sua indicação é considerada justa pela torcida e faz sentido com o que o prêmio “deveria ser”.
Mainoo – Manchester United
Estrela aos 19 anos, Mainoo garantiu seu lugar absoluto no meio-campo em crise do Manchester United. Essa foi sua temporada de afirmação, que lhe rendeu convocação para a seleção inglesa e pedidos para compor o elenco da Eurocopa.
Participou de três gols, incluindo a vez que balançou as redes em um golaço contra o Liverpool. É um dos jogadores mais promissores da geração inglesa e outro candidato ao prêmio.
Udogie – Tottenham
Assim como todo o elenco do Tottenham, Udogie começou de forma estrelar a campanha de 2023/24, mas sofreu uma lesão que atrapalhou sua campanha. Foram 28 jogos na Premier League, com 16 vitórias no período.
O lateral de 21 anos vive sua primeira temporada na liga e contribuiu com cinco gols, além de criar 24 chances. Peça fundamental do time de Ange Postecoglou.