A Premier League se estabeleceu como uma das ligas mais ricas do mundo. Isso fez com que o mercado de transferências se movimentasse com grandes contratações.
Ao longo dos últimos dez anos, a Premier League dominou o mercado da bola. Nesse período, diferentes jogadores passaram pela Inglaterra e com perfis variados.
Um levantamento feito pelo site especializado em mercado “Transfermarkt”, nos últimos dez anos, os clubes ingleses gastaram 20,9 bilhões de euros em contratações e lidera a lista de ligas europeias. Em segundo lugar está a Serie A com 10,58 bilhões de euros.
Qual a posição mais popular na Premier League?
O setor ofensivo é a prioridade entre os clubes durante as janelas da transferências. As diretorias priorizam contratações de jogadores capazes de balançar a rede.
Nos últimos dez anos, 150 centroavantes foram contratados por times da primeira divisão inglesa. Mas a posição não lidera com ampla vantagem no quesito.
Curiosamente, outro setor que também tem a atenção das diretorias é a defesa. Nesse mesmo período, os times da Premier League contrataram 149 zagueiros.
As duas posições têm amplo domínio. Em comparativo, o top-3 fecha com o meio-campista central, com 98 contratações em dez anos.
Posições mais populares no mercado da Premier League *
- Centroavante – 150
- Zagueiro – 149
- Meio-campista central – 98
- Volante – 88
- Ponta esquerda – 83
- Goleiro – 78
- Ponta direita – 76
- Lateral-esquerdo – 63
- Lateral-direito – 61
- Meia-atacante – 53
*Dados do Transfermarkt
Qual a origem das contratações da Premier League?
Os clubes da primeira divisão inglesa estão de olho em todos os mercados do mundo. Mas uma liga tem chamado mais a atenção das equipes.
As principais contratações são de jogadores que estão atuando na Ligue 1, a primeira divisão francesa. Ao todo, 138 atletas deixaram a França para atuarem na elite inglesa.
Na sequência vem La Liga com 123, enquanto a Serie A fecha o top-3 com 119. O Brasileirão também está entre os dez principais mercados, ocupando a oitava colocação com 26 jogadores.
Entre as nacionalidades, os espanhóis despertam mais interesse da Premier League. O país lidera com 72 jogadores contratados. Logo atrás está o Brasil, com 71 e França com 69.
Jogadores jovens dominam a Premier League
Ter atletas experientes é fundamental, mas pensar em um projeto a longo prazo também é importante. Essa é a filosofia que os times da Premier League estão utilizando nos últimos dez anos.
Os times ingleses priorizam as contratações de jogadores entre 23 e 25 anos. Os atletas com 24 anos lideram o ranking, com 112 transferências, enquanto 106 jogadores de 25 anos e 105 de 23 movimentaram o mercado.
A menor quantidade é de atletas com 17 anos. Ao todo, apenas cinco foram contratados. O “Transfermarkt” separa os jogadores com mais de 30 anos em um mesmo grupo, sendo 49 atletas de 31 pra cima, contratados.