Centroavantes e zagueiros lideram contratações na Premier League nos últimos 10 anos

5 minutos de leitura

A Premier League se estabeleceu como uma das ligas mais ricas do mundo. Isso fez com que o mercado de transferências se movimentasse com grandes contratações.

Ao longo dos últimos dez anos, a Premier League dominou o mercado da bola. Nesse período, diferentes jogadores passaram pela Inglaterra e com perfis variados.

Um levantamento feito pelo site especializado em mercado “Transfermarkt”, nos últimos dez anos, os clubes ingleses gastaram 20,9 bilhões de euros em contratações e lidera a lista de ligas europeias. Em segundo lugar está a Serie A com 10,58 bilhões de euros.

Qual a posição mais popular na Premier League?

O setor ofensivo é a prioridade entre os clubes durante as janelas da transferências. As diretorias priorizam contratações de jogadores capazes de balançar a rede.

Nos últimos dez anos, 150 centroavantes foram contratados por times da primeira divisão inglesa. Mas a posição não lidera com ampla vantagem no quesito.

Haaland manchester City
Haaland comemorando gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Curiosamente, outro setor que também tem a atenção das diretorias é a defesa. Nesse mesmo período, os times da Premier League contrataram 149 zagueiros.

As duas posições têm amplo domínio. Em comparativo, o top-3 fecha com o meio-campista central, com 98 contratações em dez anos.

Posições mais populares no mercado da Premier League *

  • Centroavante – 150
  • Zagueiro – 149
  • Meio-campista central – 98
  • Volante – 88
  • Ponta esquerda – 83
  • Goleiro – 78
  • Ponta direita – 76
  • Lateral-esquerdo – 63
  • Lateral-direito – 61
  • Meia-atacante – 53

*Dados do Transfermarkt

Qual a origem das contratações da Premier League?

Os clubes da primeira divisão inglesa estão de olho em todos os mercados do mundo. Mas uma liga tem chamado mais a atenção das equipes.

As principais contratações são de jogadores que estão atuando na Ligue 1, a primeira divisão francesa. Ao todo, 138 atletas deixaram a França para atuarem na elite inglesa.

Na sequência vem La Liga com 123, enquanto a Serie A fecha o top-3 com 119. O Brasileirão também está entre os dez principais mercados, ocupando a oitava colocação com 26 jogadores.

Entre as nacionalidades, os espanhóis despertam mais interesse da Premier League. O país lidera com 72 jogadores contratados. Logo atrás está o Brasil, com 71 e França com 69.

Gabriel Jesus e Jorginho em campo pelo Arsenal
Gabriel Jesus e Jorginho em campo pelo Arsenal. Foto: Icon Sport

Jogadores jovens dominam a Premier League

Ter atletas experientes é fundamental, mas pensar em um projeto a longo prazo também é importante. Essa é a filosofia que os times da Premier League estão utilizando nos últimos dez anos.

Os times ingleses priorizam as contratações de jogadores entre 23 e 25 anos. Os atletas com 24 anos lideram o ranking, com 112 transferências, enquanto 106 jogadores de 25 anos e 105 de 23 movimentaram o mercado.

A menor quantidade é de atletas com 17 anos. Ao todo, apenas cinco foram contratados. O “Transfermarkt” separa os jogadores com mais de 30 anos em um mesmo grupo, sendo 49 atletas de 31 pra cima, contratados.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.