Após negociações com a Premier League e a Football League, a Federação Inglesa aprovou a ideia de haver uma pausa durante o inverno na Inglaterra, a partir da temporada 2019/2020.
Leia mais: E se a Premier League contasse apenas gols de jogadores ingleses?
De acordo com a matéria, a ação foi tomada a partir de reivindicações de jogadores, treinadores e clubes que achavam o calendário muito desgastante.
A FA acredita que a mudança aumentará a qualidade dos jogos da Premier League, que caem quando a rotina se intensifica com copas nacionais, liga e as competições europeias.
Pausa durante inverno muda calendário
Assim como em outros países europeus, a Premier League terá uma pausa. Porém, a diferença é que ela ocorrerá durante as duas primeiras semanas de fevereiro, após a janela de inverno, sendo anterior aos jogos da segunda fase da Liga dos Campeões da UEFA.
Nas outras principais ligas do futebol europeu – Espanha, Alemanha, Itália e França – o recesso varia de 11 a 22 dias. Na Inglaterra, esta parada durará, a princípio, duas semanas.
A mudança valerá apenas para os times da competição primária do país. Em outras divisões, o calendário seguirá o mesmo. Por ter quarenta e seis rodadas, campeonatos como a Championship impossibilitam uma pausa de duas semanas.
Entretanto, a pausa não afetará o famoso Boxing Day – rodada de jogos depois do Natal. Em contrapartida, os jogos de desempates da Copa da Inglaterra deixarão de existir, como uma forma de aliviar o calendário.
Nomes como o do treinador Jurgen Klopp, do Liverpool, nunca deixaram de demonstrar sua insatisfação com o calendário inglês. Antes de fazer dois jogos em menos de quarenta e oito horas, o alemão disse:
“Você não aprende com isto, você só aprende a aceitar”
O seu rival, Pep Guardiola, também é contra o inchaço de jogos. Ele, em várias oportunidades, diz que a rotina repleta de partidas em poucos dias pode causar muitos problemas aos jogadores.
“Temos que fazer uma reflexão, vão matar os jogadores”
E aí, essa mudança afetará a qualidade de jogo dos times ingleses?