Atendendo a reivindicações, Premier League terá pausa durante inverno inglês

A partir da temporada 2019/20, os times ingleses terão um recesso no inchado calendário inglês

0
239
pausa durante inverno
(AP Photo/Alastair)

Após negociações com a Premier League e a Football League, a Federação Inglesa aprovou a ideia de haver uma pausa durante o inverno na Inglaterra, a partir da temporada 2019/2020.

Leia mais: E se a Premier League contasse apenas gols de jogadores ingleses?

De acordo com a matéria, a ação foi tomada a partir de reivindicações de jogadores, treinadores e clubes que achavam o calendário muito desgastante.

A FA acredita que a mudança aumentará a qualidade dos jogos da Premier League, que caem quando a rotina se intensifica com copas nacionais, liga e as competições europeias.

Pausa durante inverno muda calendário

Assim como em outros países europeus, a Premier League terá uma pausa. Porém, a diferença é que ela ocorrerá durante as duas primeiras semanas de fevereiro, após a janela de inverno, sendo anterior aos jogos da segunda fase da Liga dos Campeões da UEFA.

Nas outras principais ligas do futebol europeu – Espanha, Alemanha, Itália e França – o recesso varia de 11 a 22 dias. Na Inglaterra, esta parada durará, a princípio, duas semanas.

A mudança valerá apenas para os times da competição primária do país. Em outras divisões, o calendário seguirá o mesmo. Por ter quarenta e seis rodadas, campeonatos como a Championship impossibilitam uma pausa de duas semanas.

Entretanto, a pausa não afetará o famoso Boxing Day – rodada de jogos depois do Natal. Em contrapartida, os jogos de desempates da Copa da Inglaterra deixarão de existir, como uma forma de aliviar o calendário.

Klopp abraça Guardiola após o apito final
Klopp e Guardiola são dois dos inúmeros críticos do calendário inglês (Reuters/Carl Recine)

Nomes como o do treinador Jurgen Klopp, do Liverpool, nunca deixaram de demonstrar sua insatisfação com o calendário inglês. Antes de fazer dois jogos em menos de quarenta e oito horas, o alemão disse:

“Você não aprende com isto, você só aprende a aceitar”

O seu rival, Pep Guardiola, também é contra o inchaço de jogos. Ele, em várias oportunidades, diz que a rotina repleta de partidas em poucos dias pode causar muitos problemas aos jogadores.

“Temos que fazer uma reflexão, vão matar os jogadores”

E aí, essa mudança afetará a qualidade de jogo dos times ingleses?