A Premier League está na reta final da temporada 2024/25, mas ainda dá tempo para algumas novidades. A liga anunciou uma novidade para as próximas rodadas.
A partir da 32ª rodada, os jogos do Campeonato Inglês terão a tecnologia do impedimento semiautomático. A novidade foi divulgada pela Premier League no início da tarde desta terça-feira (1).
Foram realizados testes não presenciais e operação ao vivo durante os jogos da FA Cup antes da implementação da tecnologia no futebol inglês, segundo o anúncio da Premier League.
A tecnologia do impedimento semiautomático automatiza o processo da tomada de decisão sobre o impedimento, dando suporte ao árbitro assistente de vídeo (VAR).
Os dez jogos da 32ª rodada do Campeonato Inglês serão realizados entre os dias 12, no sábado, e 14 de abril, na segunda-feira.
— A tecnologia mantém a integridade do processo ao mesmo tempo em que melhora a velocidade, a eficiência e a consistência da tomada de decisões sobre impedimento — destacou a Premier League no anúncio publicado no site da liga.
A liga trabalhou com a PGMOL — órgão responsável pela arbitragem no futebol inglês — e a empresa de dados e tecnologia esportiva Genius Sport para desenvolver a tecnologia do impedimento semiautomático que será utilizada.
🚨 BREAKING: The Premier League will introduce semi-automated offside technology on Saturday 12 April (Match Round 32).
It follows non-live testing in the Premier League and live operation in the FA Cup this season.
🗣️ “Semi-automated offside technology automates key… pic.twitter.com/h3yRTvJVbe
— Ben Jacobs (@JacobsBen) April 1, 2025
Como vai funcionar o impedimento semiautomático na Premier League
Junto com o anúncio, a Premier League divulgou alguns detalhes explicando como o impedimento semiautomático vai funcionar.
O sistema utiliza 30 câmeras que foram recém instaladas nos estádios da primeira divisão. Elas captam imagem a 100 quadros por segundo.
Essas câmeras rastreiam o movimento exato da bola até 10 mil pontos de dados de malha de superfície do jogador. Ou seja, a tecnologia rastreará a saída da bola no momento do passe e o posicionamento dos jogadores para ver se o atleta que está atacando envolvido na jogada está impedido ou não. Então, as imagens são pelo software para o VAR.

Assim que a decisão for tomada, o programa vai gerar uma imagem em 3D que será enviada para as transmissões, exibidas nos telões do estádio e publicada na página do “X” (antigo Twitter) PL Match Center.
Mas por que semiautomático? A resposta é simples: há intervenção humana. O VAR precisa confirmar a decisão e conferir se o sistema identificou com precisão o “ponto do chute”, os jogadores envolvidos na jogada com a parte correta do corpo.
A Premier League informou que vai continuar utilizando as linhas mais grossas, que foram implementadas na temporada 2021/22.