‘Árbitros empoderados’: as 5 novas medidas ‘rigorosas’ da Premier League para inibir reclamações

5 minutos de leitura

A Premier League resolveu abraçar a missão de inibir a cobrança considerada agressiva por parte de treinadores, jogadores e membros da comissão técnica diante dos árbitros da liga.

A entidade anunciou nesta segunda-feira (31) novas medidas que endurecem o combate a esse tipo de comportamento. Segundo a PL, as novas diretrizes foram determinadas para promover um comportamento responsável dos envolvidos no jogo.

O documento foi formulado em parceria com a League Managers Association (LMA) e com a Professional Footballers Association (PFA), principais associações de treinadores e jogadores do país. As novas regras serão aplicadas na Premier League e em todas as competições organizadas pela English Football League e pela Football Association, inclusive campeonatos das categorias de base, a partir de agosto.

Premier League incentiva árbitros a tomarem atitudes ‘mais robustas’ contra reclamações

Em resumo, “os árbitros da partida serão empoderados a tomar ações mais robustas quando o comportamento do indivíduo cair abaixo dos padrões esperados e a FA aplicará ações disciplinares mais rigorosas“.

Também é esperado que os capitães das equipes assumam a responsabilidade por seus companheiros. Caso mais de um jogador, que não seja o capitão, confronte, cerque ou invada o “espaço pessoal de um oficial da partida”, ele será penalizado com cartão amarelo ou vermelho.

O código de conduta na área técnica, onde o treinador, sua comissão e os reservas ficam posicionados, também foi atualizado com cinco novas medidas:

  1. Só uma pessoa pode ficar em pé na área técnica durante a partida. Ela também deve permanecer próxima ao seu assento na área técnica. Todos os outros membros da equipe devem permanecer sentados;
  2. Comissão técnica não pode usar a tecnologia para desafiar uma decisão de um árbitro;
  3. Comissão técnica deve permanecer em sua área durante a partida;
  4. Nenhum membro da comissão técnica está autorizado a entrar no campo para confrontar qualquer árbitro no intervalo ou ao fim da partida;
  5. Ocupantes da área técnica que foram expulsos não estão autorizados a ir para as arquibancadas, retornar ao campo após a partida ou participar de qualquer entrevista pós-jogo.

A Premier League ainda esclarece que as mudanças têm dois objetivos como principais: proteger a reputação do jogo e dar um exemplo a todos que jogam futebol em todos os níveis; e instalar uma cultura de responsabilidade e tolerância com a qual jogadores, treinadores e comissão técnica se comprometam.

O documento também deixa claro que séries e repetidas ofensas serão alvo de punições financeiras e esportivas. Jogadores das academias dos clubes também terão cursos para melhorar sua educação diante dos oficiais do jogo.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]