Quem é o veterano da Premier League ‘comparado’ a Ronaldo e com números melhores que Salah

6 minutos de leitura

A Premier League chama a atenção também por ter grandes artilheiros do futebol mundial. Erling Haaland, Mohamed Salah e Cole Palmer são alguns dos jogadores que mais chamam a atenção na liga inglesa.

Entretanto, tem um nome à margem dos holofotes que tem feito uma temporada espetacular. Apesar de não ser um nome muito conhecido entre os brasileiros, na Inglaterra, ele tem 13 clubes no currículo, apesar de ser capitão da seleção da Nova Zelândia.

Chris Wood marcou seu oitavo gols em 10 jogos na Premier League, número superior ao de Salah e Palmer. Na realidade, o atacante do Nottingham Forest só fica atrás de Haaland na disputa pela artilharia da liga.

Após abrir o placar contra o West Ham neste sábado (2), Chris Wood foi muito elogiado nas redes sociais, rendendo comparações até a Ronaldo Fenômeno.

Claro que a comparação não passa de uma brincadeira, o neozelandês de 32 anos foi revelado ao futebol da Inglaterra em 2009, defendendo primeiramente o West Bromwich, mas com maior destaque nos clubes que passou emprestado, principalmente Brighton, Birmingham City e Millwall.

Carreira de Chris Wood

Estufou as redes nove vezes e deu quatro assistências em 31 jogos pelo Brighton, de 2010 a 2011. No decorrer de sua passagem por Birmingham, atuou em 30 partidas e marcou mais 11 gols.

No Millwall, era para ele passar apenas dois meses de empréstimo no clube, mas seu desempenho agradou a comissão técnica — 10 tentos em 18 jogos — e teve seu contrato prolongado.

O presidente do Millwall à época, John Berylson, expressou sua intenção de contratar Wood em definitivo na abertura da janela de transferências de janeiro. Mas o West Brom determinou seu retorno ao clube poucos dias antes do término de seu empréstimo e, em seguida, anunciou sua transferência em definitivo ao Leicester por 1,5 milhão de libras.

Foram 20 gols e 10 assistências em 60 jogos pelo Leicester. Depois disso, passou por Ipswich Town, Leeds United e Burnley. Foi contratado pelo Newcastle em 2022/23, melhor temporada do clube depois da venda para o Fundo de Investimento Árabe.

Mas ganhou poucas oportunidades no St. James Park e, então, foi emprestado ao Nottingham Forest, onde se encontrou. Na temporada passada, foram 15 gols e uma assistência em 35 jogos e nesta está pronto para fazer história.

Chris Wood prestes a quebrar recorde do Forest na Premier League

Chris Wood Premier League Nottingham Forest
Chris Wood comemorando gol pelo Nottingham Forest (Foto: Imago)

Ele soma 22 gols pelo Nottingham Forest na Premier League. Com isso, o neozelandês ultrapassou Stan Collymore e é o vice-artilheiro do clube na história da liga. Falta apenas um gol para Chris Wood se igualar a Bryan Roy, dono de 24 tentos entre 1994 e 1997.

Os maiores artilheiros do Nottingham Forest na era Premier League (a partir de 1992):

  1. Bryan Roy — 24 gols
  2. Chris Wood — 23 gols
  3. Stan Collymore — 22 gols
  4. Stuart Pearce — 22 gols
  5. Ian Woan — 17 gols

Apesar de estar prestes a se tornar o maior goleador do Nottingham Forest na era Premier League, iniciada a partir de 1992/93, Wood precisará de muitos anos de alto nível para se colocar entre os maiores artilheiros do clube considerando toda a história do Campeonato Inglês, iniciado em 1888.

Neste recorte centenário, o artilheiro do Nottingham Forest é o ex-atacante Ian Storey-Moore, autor de 105 gols em 10 temporadas de Campeonato Inglês.

Os maiores artilheiros da história do Nottingham Forest em todo o Campeonato Inglês (1888 — até agora):

  1. Ian Storey-Moore — 105 gols
  2. Nigel Clough — 102 gols
  3. Garry Birtles — 72 gols
  4. Colin Addison — 61 gols
  5. John Robertson — 46 gols
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.