A seleção peruana, adversária do Brasil no jogo desta terça-feira (15) pelas Eliminatórias para a Copa, já teve no plantel Nolberto Solano, atleta que atingiu marcas até então inéditas na Premier League.
O meio-campista defendeu Newcastle, Aston Villa, West Ham e Leicester no futebol inglês e fez história ao se tornar o primeiro jogador peruano a atuar na liga.
O feito ocorreu em julho de 1998, quando “Nobby” Solano deixou o argentino Boca Juniors para se juntar ao Newcastle. Na primeira temporada na Premier League com os Magpies, participou de 29 jogos e marcou seis gols, além de dar cinco assistências.
No ano seguinte, alcançou outra marca importante na final da FA Cup contra o Manchester United em maio, ao ser o primeiro peruano a disputar a decisão do torneio. O título, no entanto, não veio. O grupo então comandado por Ruud Gullit foi derrotado por 2 a 0.
O meia evoluiu com o tempo e se tornou uma das lendas do Newcastle. Ao todo, foram 315 partidas no clube e 48 bolas na rede, além de 78 passes para gols de companheiros. O atleta ainda foi incluído no hall da fama do clube.
Solano permaneceu no time até janeiro de 2004, quando se transferiu para o Aston Villa. Nos Villans, esteve em 52 jogos no total, marcou nove vezes e deu cinco passes para gols.
Em 2006, retornou aos Magpies, onde ficou por mais um ano e meio. A trajetória no West Ham começou em seguida, no mês de agosto de 2007, e também foi breve. O peruano participou de 23 duelos no time londrino, com quatro gols e duas assistências no período.
Solano deixou a Inglaterra nas temporadas seguintes e passou pelo futebol da Grécia e do Peru entre julho de 2008 e dezembro de 2009. O retorno aos gramados britânicos ocorreu no começo da década passada, dessa vez, para vestir a camisa do Leicester por seis meses.
Além destes, o meia também defendeu o Hull City e o Hartlepool antes de se aposentar, em 2012.
De lenda da Premier League a técnico

A lenda do Newcastle defendeu também a seleção peruana em 95 partidas e marcou 19 gols. O ex-jogador agora é técnico de futebol e foi, inclusive, assistente de Ricardo Gareca no comando do Peru de 2015 a 2022.
No período, ajudou a equipe a se classificar à Copa do Mundo de 2018 e disputar o torneio pela primeira vez em 34 anos.
O Peru, no entanto, não conseguiu vaga na edição de 2022 e busca retornar à Copa em 2026. No caminho, tem o duelo desta terça contra a Seleção Brasileira na Arena Mané Garrincha, no distrito federal, às 21h45 (de Brasília).