A NFL está entre as ligas esportivas mais assistidas e que mais movimenta dinheiro atualmente. Um dos sinais da sua relevância mundial é a realização de partidas em outros países. O Brasil, por exemplo, receberá uma delas pela primeira vez nesta sexta-feira (6), com o embate entre Eagles e Packers, na Neo Química Arena.
Para aproveitar o pouso dos americanos em solo brasileiro, a PL Brasil decidiu vasculhar os números e entender qual liga se sobressai em relação a valores e audiência: a Premier League ou a NFL?
NFL x Premier League: quem ganha na audiência?
Os números de audiência comprovam a eficácia da estratégia de gestores da Premier League em torná-la cada vez mais popular.
Em comunicado divulgado em maio, a liga inglesa destacou alguns dos números da audiência alcançada na temporada 2023/24. No Reino Unido, 10 partidas tiveram mais de 3 milhões de pessoas acompanhando ao vivo pela televisão. No total, a quantidade de telespectadores passou de 35,7 milhões no período.
O cenário global de audiência da liga também foi elevado, e os embates da competição chegaram a 900 milhões de casas pelo mundo. Além disso, 1,87 bilhão de pessoas acompanharam o torneio e interagiram semanalmente por meio de mídias digitais.
A popularidade foi ainda maior justamente nos Estados Unidos. Cinco dos seis duelos da Premier League mais assistidos na história do país norte-americano ocorreram na temporada passada.
O primeiro lugar ficou com Manchester City x Arsenal em 31 de março de 2024, que atingiu 2,12 milhões de espectadores na rede de televisão NBC, que detém os direitos de transmissão nos EUA.
Já a NFL teve média de 17,9 milhões de espectadores em 2023, pouco abaixo do ano de 2015, quando atingiu média de 18,1 milhões de pessoas. Além disso, o Super Bowl alcançou recorde de audiência em 2024.
A estimativa é de que 123,7 milhões de espectadores, em média, tenham assistido ao evento nos Estados Unidos em todas as plataformas, segundo levantamento da Nielsen, empresa global de análise de audiência. Fora do território americano, 62,5 milhões de pessoas acompanharam a partida, de acordo com a NFL.
A liga também enfatizou crescimento na audiência digital. Os canais oficiais conquistaram mais de 1,3 milhão de seguidores em 2024 e passaram de 17,9 milhões. Desse número, quase 20% começaram a acompanhar as mídias da NFL na semana do Super Bowl LVIII.
Categoria | Premier League 2023/24 | NFL 2023/24 |
---|---|---|
Audiência nacional | Total de 35,7 milhões na temporada (Reino Unido) | Média de 17,9 milhões por jogo (EUA) |
Audiência Global | 900 milhões de casas | 62,5 milhões de espectadores no Super Bowl |
Partida Mais Assistida | 10 partidas com mais de 3 milhões de telespectadores ao vivo | 123,7 milhões no Super Bowl (média nos EUA em todas as plataformas) |
Interação Digital nas redes | 1,87 bilhões de pessoas interagiram semanalmente nas redes | Canais oficiais chegaram a 17,9 milhões de seguidores em 2024 |
Americanos movimentam mais dinheiro
Em relação às finanças, os ingleses têm avançado a cada ano. Os clubes da Premier League tiveram crescimento de 11% na receita em 2022/23, e registraram 6,1 bilhões de libras, cerca de R$ 45,2 bilhões, pela primeira vez.
A elevação foi atribuída aos novos acordos de transmissão, em especial o de direitos internacionais, e à otimização de ofertas comerciais. As informações são do levantamento “Deloitte Annual Review of Football Finance”. Para se ter uma ideia, a PL é a única liga de futebol a aparecer no top-5 do levantamento.
Apesar do aumento progressivo, a Premier League não é a principal liga esportiva do mundo em termos financeiros. A competição inglesa perde em valor para a NFL.
A receita gerada pela liga de futebol americano em 2023 foi de aproximadamente 18,7 bilhões de dólares, cerca de R$ 105,4 bilhões, conforme dados da pesquisa da Deloitte.
Categoria | Premier League 2022/23 | NFL 2023 |
---|---|---|
Receita | 6,1 bilhões de libras (aproximadamente R$ 45,2 bilhões) | 18,7 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 105,4 bilhões) |