Os estádios da Premier League que também sediam jogos da NFL

7 minutos de leitura

O Brasil receberá, pela primeira vez, um jogo da National Football League (NFL). A partida entre Eagles e Packers acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 21h15, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Esse evento faz parte dos esforços da NFL em tornar o futebol americano cada vez mais popular no mundo. Em 2007, a liga iniciou um plano focado em levar jogos do esporte a outros países. Um dos primeiros foi a Inglaterra, que viria a ‘emprestar’ a estrutura usada na Premier League aos norte-americanos.

O então comissário da NFL, Roger Goodell, implementou o projeto conhecido como International Series, com o objetivo de tornar Londres a sede oficial de alguns dos jogos da liga. Desde então, apenas em 2020, devido à pandemia da covid-19, não houve uma partida de futebol americano no Reino Unido.

— A popularidade internacional da NFL cresce a cada ano. Isso é uma fascinação que iremos desenvolver. Londres e sua grandeza internacional aumentam o impacto do jogo — declarou Goodell na época.

Estádio de Wembley é a primeira casa da NFL em Londres

O primeiro local a sediar um jogo da temporada regular da NFL na Inglaterra foi o Estádio de Wembley, palco da vitória do New York Giants sobre o Miami Dolphins por 13 a 10 em 28 de outubro de 2007.

Na ocasião, 81.176 pessoas estiveram na arena londrina para prestigiar a partida. Wembley permaneceu como a casa oficial da NFL na Inglaterra nos anos seguintes, e já recebeu mais de 20 jogos da liga. O último foi Jacksonville Jaguars x Atlanta Falcons, na temporada 2023/24.

Em 2024/25, o estádio deve abrigar um jogo de futebol americano: New England Patriots x Jacksonville Jaguars, em 20 de outubro. No entanto, o local não é mais o único estádio a sediar a NFL no Reino Unido.

LONDON, ENG – OCTOBER 01: Wembley Stadium is prepared before the NFL, American Football Herren, USA international series
Estádio de Wembley antes de Jacksonville Jaguars e Atlanta Falcons na NFL International Series. Foto: Bob Kupbens/Icon Sportswire/Imago

Tottenham Hotspur Stadium desbanca Wembley na NFL

O Tottenham Hotspur Stadium foi inaugurado em abril de 2019 e, segundo a liga americana, é o único estádio construído especialmente para abrigar jogos da NFL fora dos Estados Unidos. A estrutura inclui até campo retrátil para alternar entre as modalidades. Veja, a seguir, como ocorre a transformação.

Meses após a abertura, em 6 de outubro de 2019, Chicago Bears e Oakland Raiders protagonizaram o primeiro duelo do torneio de futebol americano na casa dos Spurs. Mais de 60 mil pessoas presenciaram a vitória dos Raiders por 24 a 21.

O estádio do Tottenham também sediou duas partidas da temporada 2021/22 e duas da temporada 2023/24. A mais recente foi Tennessee Titans x Baltimore Ravens. Na temporada regular atual, New York Jets x Minnesota Vikins no dia 6 de outubro e Jacksonville Jaguars x Chicago Bears em 13 de outubro são os jogos a serem disputados no local.

Vale ressaltar que os duelos da NFL não devem coincidir com partidas do Tottenham como mandante. No dia 6, o time comandado por Ange Postecoglou enfrentará o Brighton fora de casa. Logo depois, entre 7 e 15 de outubro, o calendário do futebol inglês será paralisado para a Data-Fifa.

Die Buffallo Bills betreten das Stadion, Buffalo Bills vs. Jacksonville Jaguars, American Football, National Football Le
Entrada do Buffalo Bills no Tottenham Hotspur Stadium para enfrentar o Jacksonville Jaguars na NFL. Foto: Eibner/Imago.

A parceria entre o clube londrino e a NFL foi firmada até a temporada 2029/30 e, de acordo com o anunciado pelos Spurs, a negociação prevê que o Tottenham Hotspur Stadium desbanque Wembley e fique com o status oficial de “casa da NFL no Reino Unido”.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.