O ex-jogador Gary Neville, ídolo do Manchester United, sugeriu uma alteração significativa nas regras da Premier League que movimentaria drasticamente a tabela da competição.
Neville estava acompanhado dos ex-atletas Ian Wright, Jamie Carragher e Roy Keane no programa “The Overlap”, da emissora britânica “Sky”, quando abriu debate sobre quais seriam as coisas que o grupo mudaria no futebol para torná-lo 100% melhor, e se mostrou favorável à implementação de uma forma de acabar com empates em partidas da liga.
— Ao final de jogos empatados, eu colocaria a disputa de pênaltis valendo um ponto extra. Então, você sairia com dois pontos se vencesse as penalidades. Faria todo jogo ser muito mais emocionante para os torcedores —, disse Neville.
O trio composto por Wright, Carragher e Keane não gostou muito da ideia e considerou que seria “bem americano” adotar este método. Isso porque em ligas tradicionais dos Estados Unidos, como National Basketball Association (NBA) e National Football League (NFL), há uma prorrogação em caso de igualdade no placar na etapa regulamentar.
O ex-United, então, defendeu que a sugestão pode precisar de ajustes, mas seria interessante para proporcionar certo equilíbrio. Neville citou o duelo pela Copa da Liga Inglesa entre Fulham e Preston, time da Championship, para exemplificar.
O clube treinado por Marco Silva foi eliminado da competição após empatar em 1 a 1 no tempo normal e perder por incríveis 16 a 15 nas cobranças de pênaltis. “Não haveria uma disparidade enorme entre a Premier League e a Championship”, afirmou.
Além disso, a lenda dos Red Devils destacou que a iniciativa seria boa principalmente para as crianças.
— Quando uma criança vai a um jogo pela primeira vez na temporada e vê um 0 a 0 ou 1 a 1 é decepcionante. Então, coloque as penalidades. Crianças amam pênaltis —, disse ele.
Mais ideias para a Premier League
Ainda em resposta à pergunta sobre “o que faria para tornar o futebol melhor”, Wright apresentou ao grupo a sugestão de limitar o número de intervenções do VAR. Para ele, apenas os técnicos deveriam pedir revisões à arbitragem de vídeo.
Keane concordou e acrescentou que seria bom ser como o desafio: se a solicitação alterar a decisão inicial, a equipe continua com o número inalterado. Se o árbitro não mudar de opinião, o time fica com um pedido a menos.
Já Carragher gostaria de implementar uma regra que impedisse os jogadores de colocar a bola para fora sempre que um companheiro ou adversário estiver caído. O ex-atleta pontuou acreditar que isso atrasa demais o jogo. Outra sugestão do comentarista foi acabar com as prorrogações.