Cada vez mais a Premier League cede jogadores à Seleção em Copas do Mundo

A seleção brasileira esta cada vez mais familiarizada com jogadores que atuam na Premier League. Veja o histórico dos atletas que disputaram uma Copa jogando na terra da Rainha!

Cada vez mais a Premier League cede jogadores à Seleção em Copas do Mundo

Na Copa do Mundo de 1982, a seleção brasileira teve o seu primeiro jogador convocado para uma Copa do Mundo atuando no exterior. Dirceu jogava pelo Atlético de Madrid – já havia passado anteriormente pelo América do México – quando recebeu a sua convocação para o torneio.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Os maiores técnicos da historia da Premier League

De lá pra cá, 125 jogadores foram chamados para representar a seleção nacional atuando fora do Brasil. O Campeonato Italiano lidera o ranking, com 37 atletas brasileiros cedidos à Seleção. A Premier League cada vez mais vem ganhando espaço, e foi a liga que mais teve jogadores representados pela camisa verde e amarela na Copa do Mundo de 2014, feito que será repetido em 2018.

Veja todos os jogadores que já disputaram (ou vão disputar) uma Copa do Mundo pela seleção brasileira atuando pela Premier League!

2006 – Gilberto Silva (Arsenal)

Em 2006 a Premier League cedeu o seu primeiro jogador brasileiro para representar a seleção canarinha na Copa do Mundo, que foi sediada na Alemanha. Gilberto Silva se transferiu para o Arsenal logo depois da Copa de 2002, onde foi um dos pilares do pentacampeonato.

Gilberto Silva marcou história na seleção brasileira. (Foto: CBF)

A temporada 2005/06 tinha sido a mais regular do jogador até então. Ele acumulou 33 partidas pela liga naquela jornada pelo Arsenal, e foi titular da Seleção em quatro dos cinco jogos naquela Copa – estando inclusive presente na eliminação para a França, nas quartas-de-finais.

2010 – Gomes (Tottenham)

Na Copa do Mundo de 2010, a Premier League teve mais uma vez um único representante na Seleção. O arqueiro Gomes foi titular indiscutível do Tottenham na temporada 2009/10, onde atuou por 33 partidas pela liga.

Gomes disputou a Copa do Mundo de 2010 mas não fez nenhuma partida. (Foto: Reuters)

No entanto, o goleiro acompanhou do banco de reservas o seu companheiro Júlio César atuar em todas as cinco partidas do Brasil no torneio. A Seleção foi eliminada novamente nas quartas-de-finais, desta vez para a Holanda.

Leia mais: Roberto Firmino foi realmente mal na Seleção Brasileira?

2014 – David Luiz, Oscar, Ramires e Willian (Chelsea); Fernandinho (Manchester City) e Paulinho (Tottenham)

A Copa do Mundo de 2014 foi realizada no Brasil, mas o campeonato que cedeu mais jogadores à Seleção foi a liga inglesa, com seis representantes. O Chelsea forneceu quatro destes seis atletas. David Luiz, Oscar e Ramires participaram de todas as sete partidas da Seleção; Willian também foi regular, atuando em cinco dos confrontos.

David Luiz e Oscar atuaram em todos os jogos pela Seleção em 2014. (Foto: Getty)

Paulinho, na época atuando pelo Tottenham, era homem de confiança de Felipão e esteve em campo em seis oportunidades. Fernandinho, do Manchester City, atuou em cinco.

2018 – Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus (Manchester City); Roberto Firmino (Liverpool) e Willian (Chelsea)

Se em 2014 o Chelsea foi o recordista de jogadores representados pela Seleção, neste ano o feito vai para o Manchester City. Gabriel Jesus sempre esteve entre os convocados de Tite e é o titular à princípio para a disputa da Copa do Mundo, mesmo com excelente fase de Roberto Firmino. Ederson foi fundamental para a conquista doméstica dos Citizens e vai para a sua primeira Copa do Mundo.

Fernandinho e Gabriel Jesus vão disputar a Copa do Mundo de 2018. (Foto: Reprodução/Twitter)

Fernandinho vai para a sua segunda Copa consecutiva, mas deve ser reserva mais uma vez, embora possa ter uma importância muito maior do que em 2014. Danilo disputava posição com Fágner para ser o suplente imediato de Dani Alves, mas com a lesão do baiano, acabou sendo convocado junto com o corinthiano.

Roberto Firmino viveu a sua melhor temporada da carreira pelo Liverpool e vai disputar o seu primeiro torneio mundial. Por fim, Willian teve problemas de relacionamento com o italiano Antonio Conte durante a temporada passada e não foi titular absoluto, mas vai disputar merecidamente a sua segunda Copa pela seleção canarinha.

Top 5 ligas que mais cederam jogadores brasileiros para a Seleção em Copas do Mundo: 37 (Itália); 28 (Espanha); 14 (Inglaterra); 13 (Alemanha) e 13 (França).